21 de Maio - Dia da Cachaça Mineira - Mapa da Cachaça
Verallia

21 de Maio – Dia da Cachaça Mineira

21 de 05 de 2012

No dia 21 de Maio é comemorado o Dia da Cachaça Mineira. A data foi escolhida por marcar o início da safra da cana-de-açúcar em Minas Gerais.

roda dágua em Coronel Xavier Chaves - Minas Gerais. O estado é o maior em quantidade de unidades de produção - mais um motivo para se celebrar o Dia da Cachaça Mineira 

Roda D’água em Coronel Xavier Chaves, Minas Gerais, no alambique mais antigo em atividade no Brasil. O estado é o maior em quantidade de unidades de produção – mais um motivo para se celebrar o Dia da Cachaça Mineira

A cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo perdendo apenas para o soju e a vodka. No Brasil, o maior volume de produção está em São Paulo, principalmente pela força da produção industrial, mas é em Minas Gerais onde se concentra a maior quantidade de produtores de cachaça artesanal. De acordo com dados divulgados pelo SEBRAE, estima-se que há mais de 4 mil marcas no estado. Para homenagear esse produtores, hoje, dia 21 de Maio, é comemorado o Dia da Cachaça Mineira.

A data foi escolhida por marcar o início da safra da cana-de-açúcar no estado. Ela é comemorada desde 2001 quando Itamar Franco, então governador, assinou a Lei no. 13949/2001, que regulamenta a produção da Cachaça em Minas Gerais. Com grande divulgação, o Dia da Cachaça Mineira ainda é mais famosa que o 13 de Setembro, o Dia Nacional da Cachaça, instituído pelo IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça) em 2009.

Não podemos esquecer que, além de Minas Gerais, várias outras regiões vêm se destacando na produção da cachaça. Os estados do Sul do país, o Vale do Paraíba (SP), a região de Paraty (RJ) e outros pontos espalhados pelo território (Espírito Santo, Pernambuco, Centro-Oeste e vários outros) também têm apresentado excelentes cachaças. E nesse clima de festa, os mineiros têm diversos motivos para comemorar! O estado é o maior produtor da bebida feita de forma artesanal, e seus moradores já conhecem há muito mais tempo as qualidades únicas da cachaça. Recentemente, também, Salinas, no norte do estado, foi reconhecida como o título de Indicação Geográfica, premiando os produtores com um selo que garante procedência.

Independente da origem da cachaça, o Mapa da Cachaça gostaria de parabenizar todos os produtores de cachaça – pessoas que se dedicam para a criação do doce destilado brasileiro.

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list