Publicidade Prejudica Imagem da Cachaça - Mapa da Cachaça
Verallia

Publicidade Prejudica Imagem da Cachaça

29 de 03 de 2011

anuncio polemico da cachaca magnifica: anuncio brokeback mountain

Tendo sido criada sem o consentimento do anunciante, a campanha mostrava a planta arquitetônica de uma casa, onde figuravam quadrados coloridos que simbolizariam “Your Son” (seu filho) e “Your Son’s Buddy” (o amigo do seu filho), sentados sobre o sofá assistindo “Brokeback Mountain”, premiado filme do diretor Ang Lee sobre o relacionamento amoroso entre dois homens. O slogan, ao lado de uma garrafa da Cachaça Magnífica, dizia que “Se você tem que ser forte, nós também temos que ser fortes” (“If You Gotta Be Strong, We Gotta Be Strong”).

brokeback moutain cachaca magnifica

 Criada em inglês, a peça traz nitidamente os traços do que nós publicitários chamamos de “comercial fantasma”: aqueles que são feitos só para angariar prêmios, mas não são veiculados. Feita por uma dupla de criação da carioca Agência 3, segundo comunicadoda própria agência, a campanha não fora sequer aprovada internamente, e o cliente também não teve consentimento de sua existência, até, é claro, que o caso tomasse conta das páginas da Folha de São Paulo e dos 140 caracteres de vários Tweets entre ontem (segunda-feira, 28/03) e hoje.

O anúncio, além de prestar um grande desfavor à comunidade Gay, também mancha a imagem da Cachaça Magnífica, premiada pelo famoso ranking da revista Playboy como a 5ª. Melhor Cachaça de 2009, e, principalmente, da própria Cachaça como um todo. O slogan, que faz um infeliz jogo com a palavra “strong” (forte), incentiva as pessoas a beberem ao enfrentarem problemas familiares e ainda reforça o caráter da Cachaça como uma bebida negativamente forte.

O site americano Gawker classificou a campanha como “mais homofóbica da semana até agora”, e muitos portais de notícias no Brasil têm noticiado o ocorrido.  A Cachaça Magnífica confirmou em seu blog o desconhecimento e a não participação na criação do anúncio e se mostrou ofendida com a divulgação do jornal paulistano.

A Cachaça (e não só ela) está aqui mais uma vez denegrida por um péssimo trabalho de marketing feito pelos próprios brasileiros. É, infelizmente com essa notícia triste que iniciamos nossa mais do que urgente coluna sobre Marketing e Cachaça. Escreveremos justamente com o intuito de falar um pouco mais sobre um marketing saudável e responsável, e que seja capaz de valorizar de fato a Cachaça brasileira de uma forma inteligente. Como lição da estória de hoje, aproveito para deixar um recado para os publicitários de plantão: que tipo de prêmio será que “a gente” está procurando?

cachaca magnifica tradicional 750 ml comercial brokeback mountain

P.S: A tempo: A Cachaça Magnífica, produzida em Vassouras, interior do estado do Rio, segundo os jurados da Playboy, é “envelhecida [em Ipê] sem agredir o paladar” e é muito bem indiada para depos das refeições. Sugiro a prova com um pouquinho de gelo, que, sim, você pode adicionar à qualquer Cachaça para torná-la mais suave, assim como fazem com o uísque. Afinal de contas, fazer propaganda de que Cachaça só pode ser tomada forte não está mais com nada…

 

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list