Como guardar a garrafa de cachaça para garantir qualidade por muitos anos?

guardar vinhos

Aprenda como conservar e guardar a garrafa de cachaça para garantir sua qualidade ao longo dos anos.

A cachaça é uma bebida não perecível por ser destilada e possuir teor alcoólico elevado. Mas isso não significa que as condições ambientais não podem prejudicar as característica físico-químicas e sensoriais da caninha. Qual seria a maneira correta de conservar e guardar a garrafa de cachaça?

Diferentemente do vinho, que continua fermentando e evoluindo (ou virando vinagre), a cachaça não muda de maneira substancial depois de engarrafada. Se bem guardada e fechada, uma garrafa de cachaça pode permanecer sem alterações sensoriais por centenas de anos. No entanto,  uma vez destampada, o destilado começa lentamente a oxidar e pode sim perder suas características desejáveis.

Listamos algumas dicas para você guardar e conservar sua cachaça favorita:

1. Mantenha a garrafa longe de luz e calor. Calor, luz natural e artificial podem modificar as propriedades sensoriais (cor e sabor) dos destilados.

A exposição de muita luz, especialmente luz do sol, ativa reações químicas que irão descolorir a cachaça e também afetar seu sabor. O recomendado então é deixar a garrafa de cachaça em um lugar escuro, como uma adega.

Garrafa da Caninha Pelé
A Caninha Pelé é artigo de museu – um armazenamento adequado pode garantir o rótulo e embalagens preservados.

No caso de colecionadores de cachaça raras (algumas podem valer alguns milhares de reais) observe que a luz também pode danificar os rótulos. Se for o caso de exibi-las para um público num ambiente amplo e iluminado, considere instalar janelas que bloqueiam os raios UV.

No interior de São Paulo, era tradição enterrar garrafões ou barricas de madeira cheios de pinga, gerando lendas de grandes tesouros etílicos. E a ciência hoje comprova que abrigar cachaça da luz pode ser benéfico para manter as qualidades do destilado.

2. Mantenha suas garrafas longe da humidade

A humidade do ambiente não irá prejudicar a cachaça numa garrafa fechada. Mas assim como a luz intensa, a humidade excessiva pode danificar o rótulo e até mofa-lo.

3. Garrafas com tampinhas de metal, como as de cerveja, após abertas devem ser fechadas com rolha de cortiça ou de plástico.

Ao longo dos anos as tampinhas de metal usadas para lacrar algumas cachaças podem enferrujar. A princípio, com a garrafa fechada e disposta na vertical, sua bebida não irá ser prejudicada, mas a ferrugem dará um aspecto sujo e feio à sua garrafa.

Garrafas de cachaça com tampinha de metal
As garrafas do norte de Minas Gerais costumam ser engarrafadas em garrafas âmbar e lacradas com tampas de metal, como as de cerveja.

Uma vez aberta a garrafa, o recomendado é descartar a tampa de metal e substitui-la por rolha de cortiça ou plástico – dessa forma, fechando adequadamente o recipiente de vidro.

Mas observe também a recomendação abaixo para não prejudicar sua cachaça na hora de substituir a tampinha.

4. Deixe sua garrafa armazenada na vertical

De preferência mantenha suas garrafas armazenadas na vertical. Se guardadas na horizontal, o destilado pode entrar em contato com a rolha de cortiça ou tampinha de metal, o que eventualmente, ao longo de muitos anos, pode contribuir para a deteriorização do material. Isso poderá afetar sua cachaça e trazer resíduos sólidos e comprometer o aspecto sensorial.

5. Mantenha em temperatura amena e sem picos de temperatura

As variações de temperatura, com picos de calor, podem afetar a qualidade da cachaça. Quando o destilado esquenta, a garrafa expande e isso pode comprometer o fechamento da garrafa (especialmente no caso de garrafas com tampas de metal) e deixar oxigênio entrar em contato com o líquido: aumentando a taxa de oxidação e podendo inclusive perder teor alcoólico.

De preferência, mantenha suas garrafas armazenadas entre 15 e 20ºC.

6. Cachaça pode ser armazenada no congelador

Cachaça pura ou envelhecida pode ser guardada no congelador ou na geladeira. Tudo bem, ela não vai congelar. Não tem problema guardar a garrafa de cachaça na geladeira e refrigerar, mas ao fazer isso poderá comprometer as avaliações sensoriais. Para avaliações e degustações o ideal é consumir em temperatura ambiente. Para diversão e lazer, é muito recomendado descer a temperatura alguns graus.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dorna de Bálsamo

Dorna de bálsamo para envelhecer cachaça

Quer envelhecer sua própria cachaça, cerveja ou coquetel? Temos a dorna de bálsamo que você precisa para começar seus experimentos.

Comprar
dorna de amburana

Dorna de amburana para envelhecer cachaça

Já pensou em ter sua própria dorna para envelhecer cachaça? Nós fizemos uma seleção dos melhores barris e dornas de amburana para você começar seus experimentos em casa com bebidas  fermentadas e destiladas.

Comprar
Barril de amburana

Barril de amburana para envelhecer cachaça

Barril de diversos tamanhos da madeira amburana (Amburana cearenses) para envelhecer cachaça e outras bebidas como rum, cerveja e coquetéis.

Comprar
  • Elísio
    setembro 13, 2020 at 10:12 pm

    Com se faz a cachaça de jambu do Pará

Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: