Cesar Adames

Fumar um charuto é um ritual para alguns. É preciso chamar os amigos ou sentar se isolado do mundo, em um momento seu. Bater um papo animado ou ficar no mais completo silêncio, inalando a fumaça que toma conta do ambiente. Pensar na vida ou rir até chorar, tanto faz. Fumar um charuto é um ritual que pode ser completo se harmonizado, por que não, com uma boa cachaça. Nem tão comum quanto a harmonização com conhaques, uísques e outros destilados, a cachaça e o charuto tem se tornado uma dupla imbatível e tipicamente brasileira.

É o que conta Cesar Adames, especialista no mercado de tabacos e destilados e colaborador das revistas ADEGA e Robb Report.

Desde quando você trabalha e pesquisa sobre destilados e charutos? Como começou o seu interesse por esses temas?

Comecei como primeiro importador de charutos cubanos no Brasil em 1992. Alguns anos depois, me interessei pela harmonização de charutos e destilados e a cachaça foi um dos meus temas pesquisados.

Por que você acha que as pessoas não conhecem esse potencial da cachaça na harmonização com charutos? O que precisa ser feito para elas conhecerem mais as virtudes da cachaça?

Acho que falta de informação. Acredito que com uma boa divulgação a harmonização de cachaça e charuto ganhem mais destaque.

Como escolhemos o charuto certo para a cachaça certa? A madeira pela qual a cachaça é  armazenada ou envelhecida influencia nessa escolha?

Provando, não existe uma resposta definitiva. O ideal é combinar charutos mais suaves com cachaças suaves e os mais fortes com cachaças mais amadeiradas.

Qual a forma correta de se degustar um charuto?

Como está a produção de charutos no Brasil? É possível comparar charutos brasileiros aos cubanos?

A produção caiu muito por conta da lei antifumo. Charutos brasileiros são diferentes dos cubanos por conta do terroir sem alterar a qualidade final de nenhum dos dois.

Com a Lei Antifumo, as tabacarias são um dos poucos estabelecimentos comerciais onde é possível fumar livremente.

Quais tabacarias trabalham com bons rótulos de cachaça para indicar aos nossos leitores de São Paulo?

Em São Paulo, a Esch Cigar (La Casa del Habano), na Alameda Lorena, e a Los Habanos na Alameda Campinas.

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Curso

    Aprenda o Essencial da Cachaça

    R$190

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça