Cesar Adames

Fumar um charuto é um ritual para alguns. É preciso chamar os amigos ou sentar se isolado do mundo, em um momento seu. Bater um papo animado ou ficar no mais completo silêncio, inalando a fumaça que toma conta do ambiente. Pensar na vida ou rir até chorar, tanto faz. Fumar um charuto é um ritual que pode ser completo se harmonizado, por que não, com uma boa cachaça. Nem tão comum quanto a harmonização com conhaques, uísques e outros destilados, a cachaça e o charuto tem se tornado uma dupla imbatível e tipicamente brasileira.

É o que conta Cesar Adames, especialista no mercado de tabacos e destilados e colaborador das revistas ADEGA e Robb Report.

Desde quando você trabalha e pesquisa sobre destilados e charutos? Como começou o seu interesse por esses temas?

Comecei como primeiro importador de charutos cubanos no Brasil em 1992. Alguns anos depois, me interessei pela harmonização de charutos e destilados e a cachaça foi um dos meus temas pesquisados.

Por que você acha que as pessoas não conhecem esse potencial da cachaça na harmonização com charutos? O que precisa ser feito para elas conhecerem mais as virtudes da cachaça?

Acho que falta de informação. Acredito que com uma boa divulgação a harmonização de cachaça e charuto ganhem mais destaque.

Como escolhemos o charuto certo para a cachaça certa? A madeira pela qual a cachaça é  armazenada ou envelhecida influencia nessa escolha?

Provando, não existe uma resposta definitiva. O ideal é combinar charutos mais suaves com cachaças suaves e os mais fortes com cachaças mais amadeiradas.

Qual a forma correta de se degustar um charuto?

Como está a produção de charutos no Brasil? É possível comparar charutos brasileiros aos cubanos?

A produção caiu muito por conta da lei antifumo. Charutos brasileiros são diferentes dos cubanos por conta do terroir sem alterar a qualidade final de nenhum dos dois.

Com a Lei Antifumo, as tabacarias são um dos poucos estabelecimentos comerciais onde é possível fumar livremente.

Quais tabacarias trabalham com bons rótulos de cachaça para indicar aos nossos leitores de São Paulo?

Em São Paulo, a Esch Cigar (La Casa del Habano), na Alameda Lorena, e a Los Habanos na Alameda Campinas.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

EVENTOS

Quem realizar eventos corporativos com degustação ou aulas para saber mais sobre cachaça. Entre em contato com nossos especialistas e te ajudaremos a realizar um evento memorável

TELEGRAM DA CACHAÇA

Entre para o Telegram do Mapa da Cachaça e receba ofertas exclusivas de destilados produzidos no Brasil, al´me de artigos, notícias e eventos do mercado de destilados.

PARCEIROS DO MAPA

O Mapa da Cachaça é a principal referência sobre cachaça. Seja um parceiro e nos ajude a construir nossa comunidade cachaceira e dê destaque aos seus produtos especiais.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário