O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu o título de indicação geográfica à cachaça produzida nos alambiques de Salinas no dia 17 de Julho de 2012. Agora, todas as cachaças merecedoras do título receberão um selo garantindo a sua origem e qualidade, dessa forma, agregando valor ao produto e protegendo o consumidor.
A fama de Salinas como importante pólo produtor de cachaça artesanal de qualidade vem dos anos 70, com o reconhecimento da Cachaça [cachaca id=”3302″]Havana[/cachaca], de Anísio Santiago, como uma das melhores do país. Desde então, diversos produtores foram motivados a construírem seus alambiques na região, criando um padrão de qualidade e produção, como o envelhecimento das cachaças em bálsamo, madeira que dá a cachaça uma coloração amarelo-ouro e um gostinho de anis.
A medida servirá para valorizar a cachaça de Salinas no mercado interno e externo, aumentando o potencial de exportação da cachaça, como afirma o presidente da APACS, Nivaldo Gonçalves Neto, “O selo vai possibilitar distinguir a autêntica cachaça de Salinas e abre as portas para os Estados Unidos e, principalmente, para a Europa”.
Salinas é a segunda região brasileira reconhecida oficialmente pelo INPI como indicação de procedência para produção de cachaça. A primeira foi Paraty, no estado do Rio de Janeiro, feito que incentivou a produção e venda da cachaça local.
Além de Salinas, o reconhecimento do INPI abrange uma área total de 2.541,99 km, incluindo outros municípios como Novorizonte, Rubelita, Taiobeiras, Santa Cruz de Salinas e Fruta de Leite.
Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty 2012 - Mapa da Cachaça | Mapa da Cachaça
agosto 2, 2012 at 2:29 pm[…] cachaças de Paraty e de Salinas são as únicas do Brasil a receber a indicação de procedência pelo INPI, comprovando suas […]
Adicionar um comentário