Jambu, também conhecido como agrião-do-pará, é uma erva típica da região Norte do Brasil e seu destilado é uma bebida de gosto bem inusitado.
Quase indescritível de tão diferente que é a sensação que esse destilado de jambu traz! Basta um gole pra sensação de dormência tomar conta dos lábios, lingua e céu da boca. Ao mesmo tempo vem um quê de salgado e refrescância.
Jambu (Acmella oleracea), também conhecida como agrião-do-pará é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará, do Amazonas, do Acre e de Rondônia.
O jambu é muito utilizado nas culinárias paraense, amazonense, rondoniense e acriana, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mozarela. Além do uso na gastronomia, o jambu também é tido como um remédio popular, com propriedades anestésicas, afrodisíacas, de ação antioxidante e fonte rica de Vitamina C.
Um dos efeitos mais interessantes da erva é a capacidade de anestesiar os lábios e a língua, graças à substância espilantol presente, tornando a experiência gastronômica algo especial. A medida que você mastiga as folhas, dependendo do grau de cozimento da mesma (quanto mais crua, mais intenso o efeito), começa a sentir o efeito de dormência e formigamento da boca.
Fizemos todo mundo aqui do escritório provar no nosso famoso happy hour de sexta-feira e chegamos a conclusão de que não é um sabor e sim uma sensação! Quem já provou?
É legal falar também que, pela lei, o destilado de jambu não pode ser considerado uma cachaça. É mais um exemplo de cachaças que não são cachaça, tecnicamente falando. Veja só, o que a lei diz sobre nosso destilado de cana:
Cachaça é:
“a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (…)”
As diferentes cachaças com jambu:
Conheça algumas marcas de cachaça com jambu e suas diferenças:
Meu Garoto, a origem da cachaça de jambu
A aguardente composta conhecida popularmente, mas de maneira equivocada, como “cachaça de jambu” foi popularizada por Leodoro Porto, proprietário do boteco Meu Garoto, em Belém. Inspirado pelo pai e por suas cachaças misturadas com canela, cravinho, ibiriba e plantas amazônicas, Porto há muitos anos testa infusões com cachaça, e a com jambu é sua criação de maior sucesso.
A Meu Garoto foi a aguardente que popularizou a “cachaça de jambu”e ajudou a promover a bebida que treme por todo país, tornando-se um fenômeno que inspirou o surgimento de outras marcas. Com o sucesso, Leodoro agora investe na ampliação da sua linha de aguardentes compostas, utilizando outros ingredientes misturados com cachaça.
Jambuzera, orgânica e carvalho
A Jambuzera é uma cachaça com jambu produzida por Cadu Torres e Fernando Silva, dois jovens empreendedores de São Paulo. A dupla fez uma parceria com a destilaria da Weber Haus para a produção da aguardente.
A Jambureza apresenta alguns diferenciais: uso de uma cachaça destilada em alambiques de cobre e depois envelhecida em carvalho como base para a aguardente. Geralmente, aguardentes compostas e outras cachaças com jambu utilizam como base alcoólica cachaças puras, sem passar por madeira.
Outro diferencial importante da Jambuzera está no selo de produto orgânico conquistado em 2019, sendo atualmente a única cachaça com jambu que leva esse reconhecimento.
Jós, de Tapajós para o mundo
No Réveillon de 2017, em Alter do Chão no Pará, amigos empreendedores provarem pela primeira vez a cachaça de jambu e ficaram surpreendidos pelo efeito de adormecimento e formigamento na boca causados pela planta.
De volta a São Paulo, os empreendedores estavam decididos em criar sua própria marca. A cachaça de jambu Jós é produzida no interior de São Paulo, na cidade de São Pedro.
A cachaça é destilada em alambique de cobre e é produzida na Fazenda Morro Azul, em Mococa, local onde é destilada a marca de cachaça Casa do Engenho. Para a formulação da receita contaram com a colaboração da Dra. Aline Bortoletto da ESALQ – USP de Piracicaba – São Paulo.
As flores de jambu são adquiridas de produtores do Pará, local que inspirou a criação da marca e de onde surgiu a ideia de se produzir a Jós.
A versão de Jambu da Weber Haus

A destilaria Weber Haus também tem sua própria versão da aguardente de jambu. Em Ivoti, no Rio Grande do Sul, produzem uma versão a 33 graus alcoólicos que além da planta amazônica, leva também canela e pimenta dedo de moça.
Essa versão da tradicional destilaria gaucha tem a dormência do jambu casada com a picância da pimenta e da canela.
Veja algumas receitas com jambu
Alguns clássicos e receitas originais inspiradas na aguardente que leva a planta da Amazônia. Confira abaixo alguns coquetéis que levam o tremor da cachaça de jambu:
Leandro Espinoza
setembro 25, 2012 at 4:10 pmDeve ser uma sensação realmente diferente uma aguardante composta com jambú (não cachaça enh?! Cachaça é somente o destilado simples de cana-de-açúcar com grad. alcoólica entre 38 e 54ºGL e características sensoriais peculiares).
O jambú (Acmella oleracea) possui uma alquilamida conhecida como espilantol em sua composição química. Essa substância possui propriedades anestésicas, o que provoca excesso de salivação.
Fato interessante: a linha de cosméticos antiidade Natura Chronos utiliza como um dos principais ingredientes o Spilol, nome comercial do espilantol, que descontrai microtensões da pele do rosto, evitando e suavizando rugas.
Leandro Espinoza
setembro 26, 2012 at 10:37 amDesculpe, a graduação alcoólica para cachaça deve ser entre 38 e 48ºGL, e não até 54ºGL como comentei ontem. Acima de 48ºGL até 54ºGL é considerada aguardante de cana.
vania
maio 16, 2018 at 9:44 amobrigada pelo conhecimento adquirido…não fazia idéia…paabéns
Mapa da Cachaça
setembro 30, 2012 at 11:29 amLeandro, obrigado pelas informações. Muito interessante saber que uma composição típica do o jambú é usada pela indústria de cosméticos, não fazíamos ideia! grande abraço
ygor
outubro 24, 2012 at 11:37 amsabe se consigo essa cachaça aqui em SP ?
Hernane Carvalho
março 30, 2017 at 5:10 pmEu tenho a cachaça com jambu – [email protected]
Roberto Felipe
novembro 29, 2012 at 1:36 amÉssa cachaça é demais!!! O bar abriu até filial e lota quase todo dia com público de executivos a operacionais! Esse é um dos principais produtos! Conheço o dono do bar, tentarei divulgar o contato dele. Jambú realmente dá uma excelente sensação nos lábios, normalmente por aqui é melhor associada com o tucupi (caldo extraído da mandioca) e é feito principalmente no tacacá, porém, também há receitas como pato e frango no tucupi com jambú. No círio de nazaré a saída é muito alta. Vale a pena experimentar tucupi e jambú. A cachaça é só um dos versáteis sabores desta hortaliça. No mesmo bar já me falaram que existe um frozen de cachaça que é muito bom. Provarei e posto em breve.
Juliana
dezembro 9, 2012 at 7:15 pmJá provei , melhor sensação.
WC
fevereiro 28, 2013 at 7:19 pmOnde encontro a cachaça de jambu pra comprar a garrafa e não só em doses?
Mapa da Cachaça
março 4, 2013 at 1:20 pmOlá WC! Essa cachaça é encontrada no bar “Meu Garoto” em Belém do Pará. Abs
diogenes lima
maio 30, 2013 at 1:43 amAcredito que é mais facil fazer a bebida usando a propria folha com uma cachaça bem escolhida……. ja que podemos escolher entre opçoes de cachaças que queime na lingua/boca ou mais leve que nao queima….
Carlos Araujo
maio 4, 2013 at 8:36 pmBoa noite Pessoal,
Esta bebida é tipica do Pará, hoje tive o prazer de poder experimentar e a sensação é completamente diferente. No começo voce não sente nada, porem depois de alguns minutos a sensação de “Nao sinto minha Boca” começa.
Posso dizer que o sabor não agrada em nada, mas a sensação é unica.
luiz pará
junho 17, 2013 at 9:34 pmonde encontrar para vender em Brasília
Jorge A. C. Santana
outubro 22, 2013 at 11:06 amComo posso comprar uma garrafa dessa Jambu? Há um endereço de encomendas para outros estados?
Fabio Paes
novembro 24, 2013 at 9:47 pmOnde posso consegui os contatos para revendas ?
Ana
dezembro 9, 2013 at 12:05 pmComo faço para comprar essa cachaça? Estou em São Paulo. Grata
rafael
fevereiro 26, 2016 at 8:54 amana, eu achei aqui http://www.combu.com.br
Davi
fevereiro 18, 2014 at 6:11 pmGostaria de saber como faço para encomendar este tipo de “FALSA CACHAÇA”.
Moro e salvador e não conseguir encontrar por aqui.
Quem pode ajudar?
Atenciosamente,
Davi.
Leninha Alves
março 26, 2014 at 10:15 pmGalera, sou do Pará e produzo artesanalmente a aguardente de jambu. Como não tenho transportadora, posso enviar a bebida pelo correio. O preço depende da cachaça utilizada pra fazer a mistura (por exemplo: com Pitú $30.00, com Sagatitiba $60.00 + o frete),
Aqui meu contato: [email protected]
E vamos degustar a JAMBUCHAÇA, com moderação 🙂
guilherme camargo lima
março 30, 2014 at 9:48 pmonde consigo comprar uma cachaça de jambu?
Fatima Bernardelo
julho 16, 2014 at 11:41 amBOM DIA,
Gostaria de saber onde posso encontrar, para comprar, a “Cachaça de Jambu”, resido na região da grande São Paulo.
Obrigado.
neto
agosto 15, 2014 at 3:01 pmoi eu sou o neto eu quero comprar a cachaça de janbú me manda o preço no meu email ou no meu contato é 9491074334 Redenção -PA
JOSE ROBERTO
outubro 12, 2014 at 1:32 pmEstou trabalhando aqui no Para.
Comprei Jambu na feira e uma boa pinga.
Vou esperar uma semana e experimentar…………..
Cláudio Oliveira
outubro 17, 2014 at 10:21 amBom dia!
Prezados(as),
Sou de Belém do Pará, terra do carimbó, siriá, tacacá, maniçoba e do Cirio de Nazaré!
Trabalho com a produção artesanal da “cachaça” de jambu. Já a comercializo em todo o estado do Pará, hoje, além de Belém-PA, temos uma representação em Marabá-PA.
O produto é de sabor incomparável, inconfundível e delicioso, sem contar a sensação do “TREME”, digo a sensação de anesteciar a lingua e os labios.
Experiemente!!!
Caso deseje experimentar e ou para quem já conhece desejar apreciar, pode entrar em contato pelos contatos:
Pedidos:
Fone: (94) 9174-1720
Email: [email protected]
Posso enviar pelos correios.
O preço da cachaça $30.00+Frete
E vamos degustar a JAMBUCHAÇA, com moderação, bebida destinada a adultos!
jose
novembro 22, 2014 at 1:51 pmOnde emcontro cachaça de jambu fico grato com a informaçao
Mapa da Cachaça
novembro 25, 2014 at 10:09 amJosé, a cachaça de jambu é típica do Pará, mas você já pode encontrar em alguns empórios em outros estados. Infelizmente, ainda não conhecemos uma aguardente de jambu legalizada, portanto, tome cuidado com o consumo de bebidas desconhecidas e sem uma prévia análise sensorial e química.
Ariany Azevedo
janeiro 15, 2015 at 5:43 pmcomo faço para compra-la??
Pedro
março 24, 2015 at 2:44 pmUma marca de produtos paraenses está comercializando a cachaça de jambu em são paulo, além de doces outras iguarias, é o Égua!
https://www.facebook.com/docesegua
Matheus Tassotti
abril 3, 2015 at 1:41 pmBom dia!
Moro no RS e gostaria de comporar a cachaça! onde consigo? tem algum site que tem pra venda?
No aguardo
Mario lima
junho 24, 2015 at 10:23 pmSou de sao luis estou.na estacao das docas tomando a cachaca de.jambu . Ela.e simplismente maravilhosa parabens nota 10
elisandra
julho 27, 2015 at 4:41 pmgostaria de recebe a receita de jambu,como faz o licor de jambu e cachaça,por favor se possivel
Leticia Surmas
janeiro 3, 2016 at 4:00 pmProvei a cachaça quando estive no norte e não há nada igual!
Gostaria de saber se há algum estabelecimento que tenha a cachaça à pronta entrega aqui no Paraná.
Grata!
rafael
fevereiro 26, 2016 at 8:53 amConfere o site http://www.combu.com.br pedi lá e eles enviaram pra mim direitinho.
Mapa da Cachaça
fevereiro 29, 2016 at 7:23 pmVocês podem comprar a cachaça de jambu no site http://www.amburana.com – aqui vai o link: http://www.amburana.com/cachaca-de-jambu.html
Anderson Reis
julho 15, 2016 at 11:12 pmComo faço a cachaça de jambu?
Luísa
julho 28, 2016 at 5:09 pmOlá, boa noite.
Gostaria de saber qual valor da cachaça de jambu para estabelecimento? Temos um bar e gostaríamos de revender. O bar fica no Rio de Janeiro. Não sei se entregam aqui e caso não entreguem poderiam me indicar quem entregue?
Desde ja agradeço!
Att.,
Luísa Noel
Fabrico
dezembro 30, 2017 at 12:48 amhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-955631293-cachaca-artesanal-de-jambu-_JM
Alexandre
agosto 3, 2016 at 1:41 pmPrezados, o valor do CEP é mais caro do a própria cachaça! Sou do Rio de janeiro e onde posso comprar por aqui?
Fabrico
dezembro 30, 2017 at 12:51 amhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-955631293-cachaca-artesanal-de-jambu-_JM
Doceria no Espírito Santo chama a atenção com brigadeiros feitos com cachaça de jambu e formigas saúvas | Amapa+
outubro 13, 2016 at 7:04 am[…] efeito anestésico do brigadeiro é causado pela cachaça de jambu, uma erva típica da região Norte. Como a dormência de partes do corpo é muitas vezes chamada de […]
Valdir
novembro 4, 2016 at 4:00 pmBoa tarde. Onde eu consigo encontrar essa cachaça de jambu sou aqui do interior de São Paulo gostaria muito de comprar……
Hernane Carvalho
fevereiro 15, 2017 at 11:40 amOnde encontrar o Jambu?
[email protected]
Grato,
Hernane
ROGERIO
março 14, 2017 at 1:36 pmGOSTARIA DE REPRESENTAR E DISTRIBUIR
JASMON MOURA SIQUEIRA
setembro 3, 2017 at 8:24 pmBoa noite… Tenho a cachaça de JAMBU em PALMAS-TO, interessados entrar em contato: [email protected]. (obrigado)
Luiz Cardoso
outubro 29, 2018 at 8:30 pmGostaria de diatribuir em sc, vcs sabem quem produza ancachaca de jambu no pará?
Qual a diferença entre licor de cachaça, bebida mista e aguardente composta? - Mapa da Cachaça
dezembro 3, 2019 at 8:06 am[…] no mercado diversas aguardentes compostas, para citar alguns exemplos temos a popular “cachaça de jambu”, a Azulada e a Gabriela Cravo e Canela de Paraty, e Busca […]
FRU.TO 2020 terá seleção especial de bebidas brasileiras - Mapa da Cachaça
janeiro 23, 2020 at 7:16 am[…] degustações durante os três dias de evento. Entre as bebidas selecionadas estão tiquira, jambu, gin, vodca, cataia, cambuci e […]
Rodrigo
junho 24, 2020 at 10:39 pmAdoro essa cachaça! Ótima matéria!
Adicionar um comentário