jambu

Jambu, também conhecido como agrião-do-pará, é uma erva típica da região Norte do Brasil e seu destilado é uma bebida de gosto bem inusitado.

Quase indescritível de tão diferente que é a sensação que esse destilado de jambu traz! Basta um gole pra sensação de dormência tomar conta dos lábios, lingua e céu da boca. Ao mesmo tempo vem um quê de salgado e refrescância.

Jambu (Acmella oleracea), também conhecida como agrião-do-pará é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará, do Amazonas, do Acre e de Rondônia.

O jambu é muito utilizado nas culinárias paraense, amazonense, rondoniense e acriana, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mozarela. Além do uso na gastronomia, o jambu também é tido como um remédio popular, com propriedades anestésicas, afrodisíacas, de ação antioxidante e fonte rica de Vitamina C.

Um dos efeitos mais interessantes da erva é a capacidade de anestesiar os lábios e a língua, graças à substância espilantol presente, tornando a experiência gastronômica algo especial. A medida que você mastiga as folhas, dependendo do grau de cozimento da mesma (quanto mais crua, mais intenso o efeito), começa a sentir o efeito de dormência e formigamento da boca.

Fizemos todo mundo aqui do escritório provar no nosso famoso happy hour de sexta-feira e chegamos a conclusão de que não é um sabor e sim uma sensação! Quem já provou?

É legal falar também que, pela lei, o destilado de jambu não pode ser considerado uma cachaça. É mais um exemplo de cachaças que não são cachaça, tecnicamente falando. Veja só, o que a lei diz sobre nosso destilado de cana:

Cachaça é:

“a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (…)”

As diferentes cachaças com jambu:

Conheça algumas marcas de cachaça com jambu e suas diferenças:

Meu Garoto, a origem da cachaça de jambu

A aguardente composta conhecida popularmente, mas de maneira equivocada, como “cachaça de jambu”  foi popularizada por Leodoro Porto, proprietário do boteco Meu Garoto, em Belém. Inspirado pelo pai e por suas cachaças misturadas com canela, cravinho, ibiriba e plantas amazônicas, Porto há muitos anos testa infusões com cachaça, e a com jambu é sua criação de maior sucesso.

A Meu Garoto foi a aguardente que popularizou a “cachaça de jambu”e ajudou a promover a bebida que treme por todo país, tornando-se um fenômeno que inspirou o surgimento de outras marcas. Com o sucesso, Leodoro agora investe na ampliação da sua linha de aguardentes compostas, utilizando outros ingredientes misturados com cachaça.

Jambuzera, orgânica e carvalho

A Jambuzera é uma cachaça com jambu produzida por Cadu Torres e Fernando Silva, dois jovens empreendedores de São Paulo. A dupla fez uma parceria com a destilaria da Weber Haus para a produção da aguardente.

A Jambureza apresenta alguns diferenciais: uso de uma cachaça destilada em alambiques de cobre e depois envelhecida em carvalho como base para a aguardente. Geralmente, aguardentes compostas e outras cachaças com jambu utilizam como base alcoólica cachaças puras, sem passar por madeira.

Outro diferencial importante da Jambuzera está no selo de produto orgânico conquistado em 2019, sendo atualmente a única cachaça com jambu que leva esse reconhecimento.

Jós, de Tapajós para o mundo

No Réveillon de 2017, em Alter do Chão no Pará, amigos empreendedores provarem pela primeira vez a cachaça de jambu e ficaram surpreendidos pelo efeito de adormecimento e formigamento na boca causados pela planta.

De volta a São Paulo, os empreendedores estavam decididos em criar sua própria marca. A cachaça de jambu Jós é produzida no interior de São Paulo, na cidade de São Pedro.

A cachaça é destilada em alambique de cobre e é produzida na Fazenda Morro Azul, em Mococa, local onde é destilada a marca de cachaça Casa do Engenho. Para a formulação da receita contaram com a colaboração da Dra. Aline Bortoletto da ESALQ – USP de Piracicaba – São Paulo.

As flores de jambu são adquiridas de produtores do Pará, local que inspirou a criação da marca e de onde surgiu a ideia de se produzir a Jós.

A versão de Jambu da Weber Haus

A destilaria Weber Haus também tem sua própria versão da aguardente de jambu. Em Ivoti, no Rio Grande do Sul, produzem uma versão a 33 graus alcoólicos que além da planta amazônica, leva também canela e pimenta dedo de moça.

Essa versão da tradicional destilaria gaucha tem a dormência do jambu casada com a picância da pimenta e da canela.

Veja algumas receitas com jambu

Alguns clássicos e receitas originais inspiradas na aguardente que leva a planta da Amazônia. Confira abaixo alguns coquetéis que levam o tremor da cachaça de jambu:

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
  • Leandro Espinoza
    setembro 25, 2012 at 4:10 pm

    Deve ser uma sensação realmente diferente uma aguardante composta com jambú (não cachaça enh?! Cachaça é somente o destilado simples de cana-de-açúcar com grad. alcoólica entre 38 e 54ºGL e características sensoriais peculiares).
    O jambú (Acmella oleracea) possui uma alquilamida conhecida como espilantol em sua composição química. Essa substância possui propriedades anestésicas, o que provoca excesso de salivação.
    Fato interessante: a linha de cosméticos antiidade Natura Chronos utiliza como um dos principais ingredientes o Spilol, nome comercial do espilantol, que descontrai microtensões da pele do rosto, evitando e suavizando rugas.

    • Leandro Espinoza
      setembro 26, 2012 at 10:37 am

      Desculpe, a graduação alcoólica para cachaça deve ser entre 38 e 48ºGL, e não até 54ºGL como comentei ontem. Acima de 48ºGL até 54ºGL é considerada aguardante de cana.

      • vania
        maio 16, 2018 at 9:44 am

        obrigada pelo conhecimento adquirido…não fazia idéia…paabéns

    • Mapa da Cachaça
      setembro 30, 2012 at 11:29 am

      Leandro, obrigado pelas informações. Muito interessante saber que uma composição típica do o jambú é usada pela indústria de cosméticos, não fazíamos ideia! grande abraço

  • ygor
    outubro 24, 2012 at 11:37 am

    sabe se consigo essa cachaça aqui em SP ?

  • Roberto Felipe
    novembro 29, 2012 at 1:36 am

    Éssa cachaça é demais!!! O bar abriu até filial e lota quase todo dia com público de executivos a operacionais! Esse é um dos principais produtos! Conheço o dono do bar, tentarei divulgar o contato dele. Jambú realmente dá uma excelente sensação nos lábios, normalmente por aqui é melhor associada com o tucupi (caldo extraído da mandioca) e é feito principalmente no tacacá, porém, também há receitas como pato e frango no tucupi com jambú. No círio de nazaré a saída é muito alta. Vale a pena experimentar tucupi e jambú. A cachaça é só um dos versáteis sabores desta hortaliça. No mesmo bar já me falaram que existe um frozen de cachaça que é muito bom. Provarei e posto em breve.

  • Juliana
    dezembro 9, 2012 at 7:15 pm

    Já provei , melhor sensação.

  • WC
    fevereiro 28, 2013 at 7:19 pm

    Onde encontro a cachaça de jambu pra comprar a garrafa e não só em doses?

    • Mapa da Cachaça
      março 4, 2013 at 1:20 pm

      Olá WC! Essa cachaça é encontrada no bar “Meu Garoto” em Belém do Pará. Abs

    • diogenes lima
      maio 30, 2013 at 1:43 am

      Acredito que é mais facil fazer a bebida usando a propria folha com uma cachaça bem escolhida……. ja que podemos escolher entre opçoes de cachaças que queime na lingua/boca ou mais leve que nao queima….

  • Carlos Araujo
    maio 4, 2013 at 8:36 pm

    Boa noite Pessoal,

    Esta bebida é tipica do Pará, hoje tive o prazer de poder experimentar e a sensação é completamente diferente. No começo voce não sente nada, porem depois de alguns minutos a sensação de “Nao sinto minha Boca” começa.

    Posso dizer que o sabor não agrada em nada, mas a sensação é unica.

  • luiz pará
    junho 17, 2013 at 9:34 pm

    onde encontrar para vender em Brasília

  • Jorge A. C. Santana
    outubro 22, 2013 at 11:06 am

    Como posso comprar uma garrafa dessa Jambu? Há um endereço de encomendas para outros estados?

    • Fabio Paes
      novembro 24, 2013 at 9:47 pm

      Onde posso consegui os contatos para revendas ?

  • Ana
    dezembro 9, 2013 at 12:05 pm

    Como faço para comprar essa cachaça? Estou em São Paulo. Grata

  • Davi
    fevereiro 18, 2014 at 6:11 pm

    Gostaria de saber como faço para encomendar este tipo de “FALSA CACHAÇA”.
    Moro e salvador e não conseguir encontrar por aqui.

    Quem pode ajudar?

    Atenciosamente,

    Davi.

  • Leninha Alves
    março 26, 2014 at 10:15 pm

    Galera, sou do Pará e produzo artesanalmente a aguardente de jambu. Como não tenho transportadora, posso enviar a bebida pelo correio. O preço depende da cachaça utilizada pra fazer a mistura (por exemplo: com Pitú $30.00, com Sagatitiba $60.00 + o frete),

    Aqui meu contato: lene.orion@gmail.com

    E vamos degustar a JAMBUCHAÇA, com moderação 🙂

  • guilherme camargo lima
    março 30, 2014 at 9:48 pm

    onde consigo comprar uma cachaça de jambu?

  • Fatima Bernardelo
    julho 16, 2014 at 11:41 am

    BOM DIA,
    Gostaria de saber onde posso encontrar, para comprar, a “Cachaça de Jambu”, resido na região da grande São Paulo.
    Obrigado.

  • neto
    agosto 15, 2014 at 3:01 pm

    oi eu sou o neto eu quero comprar a cachaça de janbú me manda o preço no meu email ou no meu contato é 9491074334 Redenção -PA

  • JOSE ROBERTO
    outubro 12, 2014 at 1:32 pm

    Estou trabalhando aqui no Para.
    Comprei Jambu na feira e uma boa pinga.
    Vou esperar uma semana e experimentar…………..

  • Cláudio Oliveira
    outubro 17, 2014 at 10:21 am

    Bom dia!

    Prezados(as),

    Sou de Belém do Pará, terra do carimbó, siriá, tacacá, maniçoba e do Cirio de Nazaré!

    Trabalho com a produção artesanal da “cachaça” de jambu. Já a comercializo em todo o estado do Pará, hoje, além de Belém-PA, temos uma representação em Marabá-PA.

    O produto é de sabor incomparável, inconfundível e delicioso, sem contar a sensação do “TREME”, digo a sensação de anesteciar a lingua e os labios.

    Experiemente!!!

    Caso deseje experimentar e ou para quem já conhece desejar apreciar, pode entrar em contato pelos contatos:

    Pedidos:
    Fone: (94) 9174-1720
    Email: claudiorobertoliveira@gmail.com

    Posso enviar pelos correios.
    O preço da cachaça $30.00+Frete

    E vamos degustar a JAMBUCHAÇA, com moderação, bebida destinada a adultos!

  • jose
    novembro 22, 2014 at 1:51 pm

    Onde emcontro cachaça de jambu fico grato com a informaçao

    • Mapa da Cachaça
      novembro 25, 2014 at 10:09 am

      José, a cachaça de jambu é típica do Pará, mas você já pode encontrar em alguns empórios em outros estados. Infelizmente, ainda não conhecemos uma aguardente de jambu legalizada, portanto, tome cuidado com o consumo de bebidas desconhecidas e sem uma prévia análise sensorial e química.

  • Ariany Azevedo
    janeiro 15, 2015 at 5:43 pm

    como faço para compra-la??

  • Pedro
    março 24, 2015 at 2:44 pm

    Uma marca de produtos paraenses está comercializando a cachaça de jambu em são paulo, além de doces outras iguarias, é o Égua!
    https://www.facebook.com/docesegua

  • Matheus Tassotti
    abril 3, 2015 at 1:41 pm

    Bom dia!
    Moro no RS e gostaria de comporar a cachaça! onde consigo? tem algum site que tem pra venda?
    No aguardo

  • Mario lima
    junho 24, 2015 at 10:23 pm

    Sou de sao luis estou.na estacao das docas tomando a cachaca de.jambu . Ela.e simplismente maravilhosa parabens nota 10

  • elisandra
    julho 27, 2015 at 4:41 pm

    gostaria de recebe a receita de jambu,como faz o licor de jambu e cachaça,por favor se possivel

  • Leticia Surmas
    janeiro 3, 2016 at 4:00 pm

    Provei a cachaça quando estive no norte e não há nada igual!
    Gostaria de saber se há algum estabelecimento que tenha a cachaça à pronta entrega aqui no Paraná.
    Grata!

  • Anderson Reis
    julho 15, 2016 at 11:12 pm

    Como faço a cachaça de jambu?

  • Luísa
    julho 28, 2016 at 5:09 pm

    Olá, boa noite.

    Gostaria de saber qual valor da cachaça de jambu para estabelecimento? Temos um bar e gostaríamos de revender. O bar fica no Rio de Janeiro. Não sei se entregam aqui e caso não entreguem poderiam me indicar quem entregue?

    Desde ja agradeço!

    Att.,
    Luísa Noel

  • Alexandre
    agosto 3, 2016 at 1:41 pm

    Prezados, o valor do CEP é mais caro do a própria cachaça! Sou do Rio de janeiro e onde posso comprar por aqui?

  • […] efeito anestésico do brigadeiro é causado pela cachaça de jambu, uma erva típica da região Norte. Como a dormência de partes do corpo é muitas vezes chamada de […]

  • Valdir
    novembro 4, 2016 at 4:00 pm

    Boa tarde. Onde eu consigo encontrar essa cachaça de jambu sou aqui do interior de São Paulo gostaria muito de comprar……

  • Hernane Carvalho
    fevereiro 15, 2017 at 11:40 am

    Onde encontrar o Jambu?
    Hernanegcarvalho@gmail.com
    Grato,
    Hernane

  • ROGERIO
    março 14, 2017 at 1:36 pm

    GOSTARIA DE REPRESENTAR E DISTRIBUIR

  • JASMON MOURA SIQUEIRA
    setembro 3, 2017 at 8:24 pm

    Boa noite… Tenho a cachaça de JAMBU em PALMAS-TO, interessados entrar em contato: jasmon_siqueira@hotmail.com. (obrigado)

  • Luiz Cardoso
    outubro 29, 2018 at 8:30 pm

    Gostaria de diatribuir em sc, vcs sabem quem produza ancachaca de jambu no pará?

  • […] no mercado diversas aguardentes compostas, para citar alguns exemplos temos a popular “cachaça de jambu”, a Azulada e a Gabriela Cravo e Canela de Paraty, e Busca […]

  • […] degustações durante os três dias de evento. Entre as bebidas selecionadas estão tiquira, jambu, gin, vodca, cataia, cambuci e […]

  • Rodrigo
    junho 24, 2020 at 10:39 pm

    Adoro essa cachaça! Ótima matéria!

Adicionar um comentário

Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça