Cachaça, Cabaré e música sertaneja: a receita do Engenho Dom Tápparo

A foto mostra três garrafas de cachaça sendo duas quadradas e uma arredondada, ao fundo barris de madeira. Fim da transcrição.

Com criatividade no marketing, padrão na produção e parcerias com renomados cantores sertanejos, a tradicional empresa do noroeste paulista amplia vendas, honrando legado histórico do fundador, e se firma como uma das principais cachaçarias do século XXI.

Bebida e música são dois elementos que estão intimamente unidos. Quando pensamos em tequila, por exemplo, a primeira coisa que vem à mente é uma trilha sonora composta por canções mariachis. Da mesma forma, é quase impossível não associar um Bourbon Whiskey a algum clássico folk norte-americano. Com a cachaça, a mais brasileira das bebidas, acontece efeito semelhante. A cachaça é sinônimo de música sertaneja. Do cancioneiro caipira raiz até a modernidade do bailão universitário, praticamente  todas as variações do estilo já prestaram honrarias ao destilado que se tornou  companheiro tanto das sofrências amorosas quanto do entusiasmo das festas de peão.E assim, com uma interessante fórmula que realiza tributos a boa cachaça e também a música popular, o Engenho Dom Tápparo vem se destacando entre as cachaçarias mais inovadoras do país, expandindo a participação no mercado e construindo uma nova geração de apreciadores através de ações de marketing que proporcionaram grandes parcerias com famosos nomes da música sertaneja.

banner show cabaré leonardo eduardo costa

A história do Engenho Dom Tápparo

Repleta de lances de perspicácia como uma bela canção composta por Sérgio Reis, a história da empresa sediada em Mirassol, uma pequena cidade do interior paulista, se inicia por acaso, graças à paixão de José Tápparo pela produção de cachaça. Figura muito bem quista na região noroeste do estado de São Paulo, comerciante do ramo de combustíveis, cafeicultor e amante de boas prosas, José costumava presentear amigos com uma cachaça que produzia como hobby. Com o sucesso da bebida, o faro para bons negócios do empresário foi atiçado e o que era apenas um divertimento transformou-se numa interessante oportunidade. 

“Meu avô sempre gostou muito de cachaça e tinha muita amizade com os moradores da região. Esse pessoal vinha até o engenho para conversar e tomar cachaça com ele. A ideia deu tão certo que começaram a comprá-la. Foi aí que tudo começou. Iniciamos com uma pequena produção  em alambique árabe, mas meu avô sempre procurou se adequar às modernidades. Para aumentar a produção, comprou um alambique contínuo, barris de carvalho e amendoim.  Ele sempre teve uma visão à frente do seu tempo para inovar”,

relembra Breno Tápparo, neto de José e diretor de produção do Engenho Dom Tápparo.

O sucesso da empreitada de José transformou Mirassol na capital da cachaça do noroeste paulista. Ano após ano, a produção foi aumentando e a paixão pelos destilados se proliferou em outras gerações da família Tápparo. Ademilson, filho de José, entrou na empresa na década de 1990 ampliando as parcerias comerciais e ajudando principalmente no desenvolvimento de novos produtos. Já Breno, Bruno e Giovanni, netos de José, revolucionaram a empresa colaborando diretamente com a criação da premiada Cachaça Cabaré.

Pouco antes de seu falecimento em 2016, José Tápparo viu o sucesso de seu empreendimento se consolidar em todo país graças a uma inteligente estratégia de marketing arquitetada pelos seus netos. A empresa começou a distribuir a Cabaré, a joia da coroa do seu engenho, para diferentes cantores sertanejos e logo a qualidade da bebida chamou atenção de artistas como o cantor Leonardo.

Prêmio e parcerias da Cachaça Cabaré

“2015 foi o nosso divisor de águas. Em uma ação para promover a Cachaça Cabaré Extra Premium 15 anos, decidimos fazer uma parceria com a turnê do show Cabaré no ano de 2015. Desde então, a cachaça Cabaré é sucesso absoluto, registrando recorde de vendas em seu lançamento. Hoje, a linha de cachaças Cabaré conta com os seguintes produtos: Cachaça Extra Premium 15 anos, Cachaça Prata, Cachaça Ouro, Cachaça Amburana, Cabaré ice sabor limão, frutas vermelhas, frutas amarelas e tangerina, Coquetel de Canela “Fire” e o mais novo lançamento, a Cerveja Cabaré Puro Malte”,

comenta Breno Tápparo sobre a trajetória da Cabaré

Sofisticada como um perfume de grife, a Cabaré Extra Premium já conquistou várias das principais honrarias do concorrido mundo dos destilados. Seu inconfundível aroma baunilha com toques de frutas secas foi contemplado com premiações no “Catad’Or World Spirits Awards” e no The Global Spirits Masters, dois dos mais importantes concursos de bebidas do globo. A garrafa com um exclusivo design francês acrescenta refinamento a bebida levemente dourada produzida com cana plantada no próprio engenho e apurada num extenso processo de 15 anos de envelhecimento em barris de carvalho europeu, madeira muito utilizada no envelhecimento dos melhores whiskys escoceses.

As ações de marketing  e o arrojo da empresa voltaram com tudo num dos momentos mais difíceis da indústria das bebidas. Em plena pandemia do coronavírus, o Engenho Dom Tápparo patrocinou uma série de lives fortalecendo a marca Cabaré e contribuindo para que os amantes do sertanejo tivessem uma quarentena junto a grandes ídolos. “Foram mais de 700 apresentações musicais ao vivo pelo YouTube, promovendo o produto. Com esse feito o resultado não poderia ser outro a não ser um novo sucesso de vendas. E o mais importante: também ajudamos milhares de pessoas. Distribuímos cem mil unidades de álcool em gel, trezentas toneladas de alimentos e trezentas mil unidades de máscaras”, narra Breno Tápparo.

O diretor de produção aponta ainda que o sucesso da Cabaré tem se refletido na ampliação das vendas de outros produtos da tradicional empresa mirassolense. Uma nova geração de consumidores vem conhecendo as delícias produzidas pelo Engenho Dom Tápparo que além de cachaça fabrica também coquetéis e licores. O triunfo da cachaçaria tem consolidado ainda uma série de lojas próprias da marca em importantes cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Santos e Campinas. “Expandimos a comercialização dos nossos produtos através do nosso e-commerce e também, contamos com nossas mais de 20 lojas Dom Tápparo espalhadas pelo estado de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso e Minas Gerais. Além disso, fizemos nossa primeira exportação em 2019 para os Estados Unidos e agora, exportamos para vários países.”

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

EVENTOS

Quem realizar eventos corporativos com degustação ou aulas para saber mais sobre cachaça. Entre em contato com nossos especialistas e te ajudaremos a realizar um evento memorável

TELEGRAM DA CACHAÇA

Entre para o Telegram do Mapa da Cachaça e receba ofertas exclusivas de destilados produzidos no Brasil, al´me de artigos, notícias e eventos do mercado de destilados.

PARCEIROS DO MAPA

O Mapa da Cachaça é a principal referência sobre cachaça. Seja um parceiro e nos ajude a construir nossa comunidade cachaceira e dê destaque aos seus produtos especiais.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário