Bares e restaurantes formam rota da cachaça em Belo Horizonte - Mapa da Cachaça
Verallia

Bares e restaurantes formam rota da cachaça em Belo Horizonte

21 de 10 de 2010

No mês de setembro, Belo Horizonte ganhou mais uma atração para turistas e moradores: além da diversidade gastronômica, que vai da culinária típica a internacional, os bares e restaurantes da capital passaram a oferecer um serviço diferenciado na degustação da cachaça de alambique. O “Cachaçatur”, roteiro turístico feito para valorizar a cachaça, produto tipicamente mineiro – e claro, brasileiro por essência.

No Roteiro da Cachaça Artesanal existe a possibilidade de degustação em bares e restaurantes; aquisição nos bares ou lojas do ramo; e, ainda, o contato direto com o processo produtivo, por meio de visitas a alambiques parceiros.

A vocação gastronômica e cultural de Belo Horizonte é o ponto de partida para a concepção do “Cachaçatur – Roteiro da Cachaça Artesanal”. Para participar do Roteiro, os estabelecimentos comerciais interessados devem seguir critérios e/ou normas pré-determinadas.
Para a estréia, o roteiro traz a seleção de 16 bares e/ou restaurantes, 8 lojas de bebidas e 3 alambiques, que atuam como parceiros do projeto.

Entre outros diferenciais, cada um dos bares e restaurantes participantes do “Cachaçatur” possuem uma carta de cachaças artesanais mineiras, com 50 marcas no mínimo, e as respectivas indicações de nome, origem, cor, teor alcoólico e armazenagem. Tudo isso oferecido, nada mais justo do que disponibilizar garçons especializados na bebida.

E o “Cachaçatur” ainda oferece variadas formas de consumir a cachaça: variados coquetéis, cachaça gelada, ou, ainda, as cachaças sauer (aperitivo) e premium (digestivo). Para acompanhar a bebida, o cardápio traz pelo menos um prato típico ou petisco preparado com cachaça artesanal mineira.

O roteiro foi concebido com realização de vários parceiros, dentre eles a Prefeitura de Belo Horizonte, a AMPAQ – Associação Mineira de Produtores de Cachaça de Qualidade – , a FENACA – Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique – e a SINDHORB – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte.

Anúncios

PUBLICADO POR:

TAGS: cachaçaria.

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list