Outro dia ouvi no rádio uma campanha apresentando as qualidades do vinho verde, um produto português feito a partir de variedades especiais de uva cultivadas no noroeste de Portugal. Chego em casa e fico sabendo que o Senac oferecerá cursos gratuitos a respeito dos mesmos vinhos ainda neste mês. Achei muita coincidência ouvir tanto sobre um produto tão específico. Resolvi pesquisar um pouco mais e descobri que desde o ano passado estão sendo investidos 4,5 milhões de euros na divulgação da bebida no Brasil e nos Estados Unidos.

O que me chamou atenção durante esta breve pesquisa foi o fato de achar várias ações promovidas pela CVRVV no intuito de se valorizar seu produto. O esforço têm suas justificativas e frutos: no primeiro semestre do ano passado foi registrado um aumento de 33% em volume nas exportações do vinho verde apenas para o Brasil, o que resulta em 1,2 milhões de euros (valor bem razoável para um produto bastante específico).
Apostando nas qualidades únicas do vinho, as campanhas, além de divulgarem o produto em si, também tentam agregar a ele as qualidades de “frescor, juventude e leveza”.

Seria muito fácil culpar o Brasil de ainda não ter se organizado de tal forma, mas se compararmos o volume de produção anual da caninha (1,5bi litros/ano) versus os 80mi de litros anuais do vinho, e também a vastidão de nosso território com a micro região na qual é feito vinho verde, percebemos que a coisa complica bastante. Mas as esperanças ainda são muitas: se a Cachaça tivesse sua “comissão de valorização”, com apoio de produtores de qualidade principalmente, teríamos talvez, outros resultados em nossa bebida. Aqui no Brasil já temos associações até certo ponto expressivas em suas regiões; mas falta [retomar] um programa nacional de valorização da caninha, unindo quem sabe todos estes pequenos esforços. Deixo o link do site para quem quiser explorar um pouquinho também: www.vinhoverde.pt
Fontes:
Leandro Espinoza
abril 4, 2012 at 11:39 amRenato,
Uma verdadeira aula de divulgação e ações de marketing coordenadas para promoção da bebida!
O site é excelente, sem dúvida o melhor site sobre bebidas que já visitei.
Gostei particularmente das animações sobre todo o processo produtivo do vinho verde. O IBRAC deveria contratar a empresa que desenvolveu este site para fazer um sobre a cachaça.
Ao produtor brasileiro fica uma lição: investir em divulgação é tão importante quanto investir na produção.
Abraço.
Leandro Espinoza
Químico e especialista em tecnologia de produção de cachaça
Mapa da Cachaça
abril 7, 2012 at 12:05 amOi Leandro. Fico feliz que tenha gostado na matéria do Renato Figueiredo. O Mapa da Cachaça quer ser uma referencia tão importante sobre cachaça como o site português é para o Vinho Verde. Além de falar sobre o processo produtivo do destilado, nosso foco é tb sobre cultura e história – lados tão importantes. E sobre a produção, vc já viu nossos vídeos com o Leandro Batista? http://www.youtube.com/watch?v=NwlcYqVew6s A ideia de fazer a animação é boa tb. grande abraço
Conquistamos o reconhecimento nos EUA. E aqui? | Mapa da Cachaça
abril 11, 2012 at 3:49 pm[…] rápida e eficiente. No meio dele, também houve a febre do Aperol, e até um barulhinho sobre o Vinho Verde. E eu me pergunto: e a Cachaça? Porque, num mesmo período de tempo, ainda não vemos nada tão […]
Alex
maio 5, 2012 at 3:49 amRenato,
conheci o vinho verde uns 6 anos atras e é realmente especial.
Espero que os produtores de cachaça aprendam com o exemplo e invistam na divulgação do produto mundo afora!
Mapa da Cachaça
maio 8, 2012 at 9:01 pmEsperamos o mesmo Alex! abraços
A venda da Ypióca e o futuro da Cachaça | Mapa da Cachaça
junho 8, 2012 at 6:21 pm[…] O movimento ocorre em boa hora. O mercado de bebidas está de olho no Brasil: o whisky tem aqui seu melhor mercado mundial e maior crescimento nos últimos anos (veja post), a Tequila também vai muito bem, obrigado; e a Champagne e até o Vinho Verde estão de olho no bolso do brasileiro (veja mais dados neste post aqui). […]
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