Cachaça, um amor brasileiro - Alessandra Trindade - Mapa da Cachaça
Verallia

Cachaça, um amor brasileiro – Alessandra Trindade

30 de 07 de 2010

O livro “Cachaça, um amor brasileiro” trata, de forma simples e abrangente, de uma das bebidas mais famosas do país. O interesse da autora do livro, Alessandra Garcia Trindade, em desenvolver uma obra sobre cachaça surgiu quando ela percebeu que havia desconhecimento sobre a história e, principalmente, sobre a produção da cachaça. Mesmo os apreciadores da bebida pouco sabiam como ela era produzida ou como identificar a sua qualidade. Em 2004, a autora iniciou os seus estudos sobre o tema de forma profissional. Para isso, visitou vários produtores de cachaça espalhados pelo país, incluindo a fazenda Havana (em Salinas, norte de Minas Gerais), onde é produzida a famosa ‘Anísio Santiago’. De lá, trouxe a história contada pelos filhos de Anísio sobre a sua primeira (e única) degustação de cachaça, quando ainda era garoto. O livro procura desmistificar algumas idéias, como, por exemplo, a do rosário. Esse é o nome popular dado às bolhas que se formam quando uma garrafa de cachaça é chacoalhada. Muitos associam a boa qualidade da cachaça à quantidade de bolhas que se formam. A autora dividiu o livro em três partes – história, fabricação e receitas.

“Comecei a pesquisar sobre cachaça por um hobby mesmo, até que um dia, conversando com uma pessoa dessa área de bebidas, ele me falou uma frase que ficou muito marcada:  a gente acha vários livros sobre vinho, sobre qualquer bebida e não tem quase nada sobre cachaça.  Eu fiquei com aquilo na cabeça e falei, bom,  eu vou escrever um livro então contando um pouco sobre a cachaça.”

Leia aqui um texto sobre como foi gravar essa série de entrevistas com a Alessandra Trindade.


Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

  1. Helio Lima Neto

    agosto 3, 2010

    Excelente a entrevista! Tive o prazer de conhecer a autora do livro e fique estupefato com o conhecimento que ela carrega sobre o assunto. Ademais quero ressaltar que o livro ‘e esclarecedor, uma obra de arte de nossa cultura.

  2. Felipe Jannuzzi

    agosto 3, 2010

    Oi Helio. Obrigado pelo comentário. O livro da Alessandra é uma excelente obra que deve ser lida por todos os interessados em conhecer mais o nosso país. Em breve teremos mais entrevista no site. abraços. Felipe

  3. Fabio Seghese

    setembro 3, 2010

    Já havia lido o livro da Alessandra, uma obra de referência para esse momento da “retomada” da cachaça de alambique no Brasil e sua inevitável projeção mundo afora, pela chave do progressivo interesse em nossa cultura.
    Ao valorizar as histórias que constituem cada marca, ela afortunadamente resgata esse traço presente e pulsante em nossa cultura, forjada no sincretismo de raças, origens, credos, mitos, dialetos, que a tornam singular e exuberante, assim como a nossa cachaça.
    A qualidade do vídeo e da técnica de entrevista, leve, franca, como uma conversa dentro de nossas casas, também é digna de muitos elogios.
    Parabéns pessoal,

    Fábio

  4. Cristiano

    outubro 31, 2010

    Olá Ale sem palavra, é muito sensacional,é muito bacana esse seu video, e você e minha ido-lá número 1, portanto você merece hoje e sempre,e só tenho a te desejar toda sorte do mundo,os seus trabalhos são extraordinários, portanto fica aqui meus parabéns e é digna de muitos elogio mais uma vez hoje e sempre te amos minha querida e nova prima deslumbrante.

    Cris

  5. gilberta sampaio

    agosto 29, 2011

    Parabens! Videos bonitos! aprendi com a história bem feita, desde os primordios!
    Quem caminhou nessas trilhas e dedicou-se a elas é ( ou são) bem brasilerio (a s).

    Vou continuar a ler os comentários. Abraços.

  6. Mapa da Cachaça

    agosto 30, 2011

    Obrigado Gilberta. Fico feliz que tenha aproveitado os videos. Queremos continuar seguindo por esse caminho de entender um pouco mais sobre o Brasil e o brasileiro. grande abraço

  7. Marina

    julho 26, 2012

    Estava assiistindo o Olivier visitando o Alambique da Maria Izabel e resolvi buscar na net mais info e cai no mapa da cachaça… E, para minha alegria… Na entrevista da Alessandra. Adorei os videos, o site e o conhecimento passado por ela. Sou amiga de longa data da Alessandra… Mas perdemos contato. Dizem que na vida uma das coisas que precisamos fazer é escrever um livro… Este livro é a parte dela deixando para todos nós esta importante contribuiçao.
    Mas por onde ela anda, alguém sabe?
    Marina Silveira

  8. Gabriela Barreto

    julho 27, 2012

    Olá Marina! Que coisa boa receber esse seu comentário! Agradecemos os elogios! Temos contato com a Alessandra ainda. Vou passar o seu e-mail (é esse mesmo que vc colocou nos comentários?) para ela para vcs retomarem o contato. =) Que bom saber que servimos de ponte para esse reencontro!
    Abs

  9. Nayara Menezes

    janeiro 22, 2013

    Bom dia! Muito bacana o site. Sou jornalista da revista Encontro, de BH, e estou fazendo uma reportagem sobre Mulheres apreciadoras de Cachaça. Por isso, se puderem me ajudar, me indicando personagens ( de preferência que morem em BH) ou me passando o contato da pesquisadora Alessandra Garcia Trindade, ficarei muito grata. Também tenho interesse em saber mais sobre a criação do site. Como se deu a ideia e por que foi criado.
    No mais, parabéns pela iniciativa do site.
    Atenciosamente,
    Nayara Menezes
    nayaramenezes@gmail.com

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list