Academia Brasileira da Cachaça nomeia cantora Teresa Cristina para posto que foi de Beth Carvalho - Mapa da Cachaça
Verallia

Academia Brasileira da Cachaça nomeia cantora Teresa Cristina para posto que foi de Beth Carvalho

02 de 09 de 2019

A Academia Brasileira da Cachaça convidou a sambista carioca para assumir a cadeira de número 39, que pertenceu a outro grande nome do samba – Beth Carvalho

Cantora assume posto na Academia Brasileira da Cachaça

Cantora Teresa Cristina durante a nomeação da Academia Brasileira da Cachaça (foto: Instagram)

Na última sexta-feira, dia 30 de agosto, foi-se celebrado no tradicional bar Galeto Sat’s de Botafogo, do Rio de Janeiro, a nomeação da cantora Tereza Cristina para o posto da cadeira de número 39 na Academia Brasileira da Cachaça. A sambista carioca assume o posto que era de uma das maiores vozes do Brasil, a cantora Beth Carvalho, que faleceu em abril deste ano.

A Academia Brasileira da Cachaça, que foi fundada em 1970, tem números de integrantes e regras de sucessão idênticas à Academia Brasileira de Letras. São ao todo 40 nomeados que têm assento vitalício e somente são substituídos após a morte.

A entidade tem como função exaltar os notáveis cachacistas, como forma de valorizar a cachaça e reforçar o destilado como um traço importante da identidade brasileira, sendo este considerado a bebida mais genuinamente brasileira.

Estão entre os patronos o ator Stepan Nercessian, o sambista Noca da Portela, Paulinho da Viola, Aldir Blanc, a jornalista e Leda Nagle e os cartunistas Jaguar, Chico Caruso e Ziraldo.

Entram também outros três membros, Sérgio Rabello, do Galeto Sat’s e da Adega da velha, assume o lugar do ator Nelson Xavier. Cláudio Pinheiro, presidente da Banda de Ipanema, entra na cadeira de número 2, de José Ruy Dutra, fundador da Banda de Ipanema, e José Alberto Kede, ex-presidente da Confraria do Copo Furado, fica com a cadeira de número 4, que pertenceu a Caó.

Sobre Teresa Cristina

A cantora Teresa Cristina Macedo Gomes, mais conhecida como Teresa Cristina, é uma artista do Rio de Janeiro.

No início da carreira apresentava-se em bares do Rio, principalmente no bairro de Madureira, no qual interpretava sambas de Jair do Cavaquinho, Monarcoe Argemiro da Portela, entre outros.

Em 1998 começou a cantar no Bar Semente, na Lapa, e tornou-se uma das responsáveis por revigorar o bairro, musicalmente falando. O nome do bar acabou batizando a banda que passou a acompanhá-la desde então, sendo ‘Teresa Cristina e Grupo Semente’.

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list