Academia Brasileira da Cachaça nomeia cantora Teresa Cristina para posto que foi de Beth Carvalho

A Academia Brasileira da Cachaça convidou a sambista carioca para assumir a cadeira de número 39, que pertenceu a outro grande nome do samba – Beth Carvalho

Cantora assume posto na Academia Brasileira da Cachaça
Cantora Teresa Cristina durante a nomeação da Academia Brasileira da Cachaça (foto: Instagram)

Na última sexta-feira, dia 30 de agosto, foi-se celebrado no tradicional bar Galeto Sat’s de Botafogo, do Rio de Janeiro, a nomeação da cantora Tereza Cristina para o posto da cadeira de número 39 na Academia Brasileira da Cachaça. A sambista carioca assume o posto que era de uma das maiores vozes do Brasil, a cantora Beth Carvalho, que faleceu em abril deste ano.

A Academia Brasileira da Cachaça, que foi fundada em 1970, tem números de integrantes e regras de sucessão idênticas à Academia Brasileira de Letras. São ao todo 40 nomeados que têm assento vitalício e somente são substituídos após a morte.

A entidade tem como função exaltar os notáveis cachacistas, como forma de valorizar a cachaça e reforçar o destilado como um traço importante da identidade brasileira, sendo este considerado a bebida mais genuinamente brasileira.

Estão entre os patronos o ator Stepan Nercessian, o sambista Noca da Portela, Paulinho da Viola, Aldir Blanc, a jornalista e Leda Nagle e os cartunistas Jaguar, Chico Caruso e Ziraldo.

Entram também outros três membros, Sérgio Rabello, do Galeto Sat’s e da Adega da velha, assume o lugar do ator Nelson Xavier. Cláudio Pinheiro, presidente da Banda de Ipanema, entra na cadeira de número 2, de José Ruy Dutra, fundador da Banda de Ipanema, e José Alberto Kede, ex-presidente da Confraria do Copo Furado, fica com a cadeira de número 4, que pertenceu a Caó.

Sobre Teresa Cristina

A cantora Teresa Cristina Macedo Gomes, mais conhecida como Teresa Cristina, é uma artista do Rio de Janeiro.

No início da carreira apresentava-se em bares do Rio, principalmente no bairro de Madureira, no qual interpretava sambas de Jair do Cavaquinho, Monarcoe Argemiro da Portela, entre outros.

Em 1998 começou a cantar no Bar Semente, na Lapa, e tornou-se uma das responsáveis por revigorar o bairro, musicalmente falando. O nome do bar acabou batizando a banda que passou a acompanhá-la desde então, sendo ‘Teresa Cristina e Grupo Semente’.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeiras 1kg – Tosta Média

Um quilo de dadinhos de madeiras com tosta média para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
Barril de amburana

Barril de amburana para envelhecer cachaça

Barril de diversos tamanhos da madeira amburana (Amburana cearenses) para envelhecer cachaça e outras bebidas como rum, cerveja e coquetéis.

Comprar
barril de balsamo

Barril de bálsamo para envelhecer cachaça

Compre barril de bálsamo para envelhecer bebidas e agregar novas cores, aromas e sabores ao seu destilado (cachaça, rum, uísque), cerveja ou coquetel.

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário