Gluten Free

Muitas marcas de cachaça destacam no contra-rótulo: “não contém glúten”. Mas é possível que cachaça e outros destilados sejam todos gluten free?

A cachaça é gluten free? Sim, purinha ou envelhecida, a cachaça não contém glúten, assim como outras bebidas destiladas, até mesmo aquelas feitas de trigo, centeio e cevada. O whisky, o tequila, a vodca, portanto, são todas bebidas destiladas que também não contém glúten.

A maioria das aguardentes podem ser consumidas por quem tem doença celíaca, quem têm rejeição ao glúten, por conta do processo de destilação. No entanto, é importante ficar atento pois algumas bebidas podem adicionar, após a destilação, outros ingredientes ou aditivos que contém glúten. Há também a possibilidade de contaminação durante o processo de engarrafamento em indústrias que processam produtos que contenham trigo, centeio, cevada e outras fontes de glúten.

copo de cerveja

E a cerveja contém glúten?

A cerveja é fermentada, e não destilada, então ela passa por um processo diferentes de produção. As cervejas feitas de trigo e cevada, portanto, não são seguras para quem tem doença celíaca. Há, no entanto, no mercado marcas de cervejas sem glúten, elas são produzidas com uma enzima capaz de decompor as proteínas do glúten e tornar o consumo da bebida apropriada para quem tem restrições alimentares.

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Curso

    Aprenda o Essencial da Cachaça

    R$190

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça