5 rótulos de cachaça que retratam figuras femininas - Mapa da Cachaça
Verallia

5 rótulos de cachaça que retratam figuras femininas

06 de 05 de 2019

Muitos rótulos de cachaça trazem a figura da mulher estampadas na garrafa. Alguns mostram as mulheres como trabalhadoras do campo, outros apelam para a sensualidade e muitos revelam a importância da mulher para o mercado produtor e consumidor do destilado nacional.

Quem disse que cachaça não é coisa de mulher estava muito errado! Para fortalecer esse vínculo histórico e afetivo entre as mulheres e as boas pinguinhas, fizemos uma seleção de 5 rótulos de cachaça que retratam a figura feminina.

As mulheres sempre tiveram papel importante no mercado de cachaça e a pesquisadora e autora de “Cachaça, um amor brasileiro”, Alessandra Trindade, nos contou um pouco mais sobre essa relação entre as mulheres e a cachaça:

1. Tabaroa

Rotulo da Cachaça Tabaroa

Os rótulos de cachaça além de trazerem identidade para as marca também nos fazem conhecer mais sobre o Brasil e o brasileiro. Muitos desses rótulos mostram a importante papel da mulher como trabalhadoras do campo, como o rótulo da cachaça Tabaroa. A palavra tabaroa, por sinal, significa mulher criada no interior, matuta, caipira.

2. A Limeirinha

rotulo-aguardente-a-limeirinha

O Oeste Paulista é um dos lugares que mais se produz cana-de-açúcar no mundo e também terra de excelentes cachaças. Em Limeira temos um limeirinha que é fã de pinga desde a época que os telefones só tinha 4 dígitos.

3. Maria Izabel

Rotulo da cachaça Maria Izabel

Maria Izabel produz em Paraty (RJ) uma cachaça que leva o seu nome. O rótulo da pinga foi um presente de Liz Calder, produtora da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que contratou o ilustrador  americano Jeff Fisher, autor de várias capas de livros, como os das série Harry Potter. Em um vídeo, Maria Izabel diz que o rótulo foi inspirado em um de seus sonhos.

4. Encantos da Marquesa

Cachaça Encantos da Marquesa

O rótulo da cachaça Encantos da Marquesa traz fortes elementos da cultura popular brasileira: a simplicidade da linguagem remetendo à xilogravura. A ilustração é a humanização da Marquesa, nome da fazenda, a figura feminina coroada com um coração lembra uma personagem de literatura de cordel. A tipografia feita à mão pelo designer Andre Gonzales, remete a algo feminino, delicado e de forte personalidade.

5. Imburana do Norte

Aguardente de Cana Imburana do norte de

Imburana, amburana ou ainda umburana, é uma madeira muito encontrada no nordeste brasileiro e usada para armazenar cachaça. Se a madeira é nordestina, também é a figura feminina desse rótulo. A força da mulher do cangaço é a identidade dessa cachaça de Curvelo, Minas Gerais.

Para ver mais rótulos de cachaça, visite a sessão de Rótulos de Cachaça do Mapa da Cachaça. Caso tenha algum rótulo e queira compartilhar com a gente escreva para contato@mapadacachaca.com.br

Anúncios

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list