10 rótulos de cachaças inspirados na natureza brasileira - Mapa da Cachaça
Verallia

10 rótulos de cachaças inspirados na natureza brasileira

17 de 09 de 2019

Os rótulos de cachaças e aguardentes contam uma história e alguns deles se inspiram na fauna e flora do Brasil. Selecionamos alguns rótulos que se inspiraram na natureza brasileira para desenvolverem sua identidade

Já falamos anteriormente dos rótulos de cachaças que são cômicos e de rótulos que representam figuras femininas, e muitos outros podem ser acessados no nosso incrível álbum de rótulos de cachaças e aguardentes.

Há também em alguns rótulos a valorização do Brasil e muitos deles prestam homenagem à nossa fauna e a flora. Por muitas vezes a fonte de inspiração dos rótulos foram trazidas de uma planta, animal ou paisagem nas proximidades do produtor.

Confira nossa seleção de 10 rótulos de cachaças que destacam a natureza brasileira:

 

1. Olho D’Água

olho dagua aguardente rotulo

A cachaça pernambucana traz no rótulo a ilustração de uma cachoeira composta com a vegetação e os pés de cana. A inspiração para a arte deve ter vindo do nome que foi escolhido para a bebida, além das cachoeiras que existem na região de Camosim de São Félix – local em que foi criada a cachaça.

2. Caninha Aracuã

Rótulo da Caninha Aracuá

As aves talvez sejam os animais que mais aparecem nos rótulos de cachaças. Nessa seleção sobre rótulos inspirados na natureza brasileira destacamos apenas dois. O primeiro é o da aguardente Aracuã.

Aracuã é uma espécie de ave que entrou recentemente para o catálogo da avifauna brasileira. Ela era considerada até 2017 uma subespécie da aracuã-pintado, uma ave comum na floresta amazônica. É ela que estampa o rótulo da cachaça envelhecida em madeira amendoim feita em Engenhos de Minas, em Minas Gerais.

3. Cachaça Princesa Isabel

Rótulo de Cachaça - Princesa Isabel - Bálsamo Jaqueira

Os produtores da cachaça Princesa Isabel são reconhecidos por exaltar a beleza natural da fazenda Tupã, na região do Rio Doce, em Linhares no Espírito Santo. Os rótulos da marca sempre levam uma arte em aquarela de algum passarinho nativo da região. Estampam os rótulos as mais diversas aves que contribuem para a paisagem estonteante da fazenda como o corrupião, seriema, tuim, entre outros…

4. Cachaça Guariba

Rótulo da Cachaça Guariba

Um simpático macaco tomando uma dose de cachaça é o símbolo da cachaça Guariba, de Garanhuns, Pernambuco. Guariba, mais comumente classificado como macaco bugio é uma espécie que se encontra em regiões florestais do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. De porte pequeno, essa espécie mede em torno de 30 a 75 cm e sua pelagem consiste em tons de marrom e ruivo, em que a característica marcante é uma espécie de ‘barbicha’.

5. Cachaça Araguaia

rotulo-aguardente-araguaia

rotulo-aguardente-araguaia

Quando falando de natureza brasileira também queremos destacar nossos belos rios, lagos e montanhas. Apesar da inspiração na belíssima paisagem do rio Araguaia, o local de fabricação desta cachaça consta como sendo de Fronteira, cidade do sul de Minas Gerais.

6. Cachaça Pitú

Aguardente de cana Pitu - rótulo

Uma das cachaças mais famosas e consumidas no Brasil traz no rótulo um enorme crustáceo, identificado por muitos como um camarão. A questão é que Pitu é o nome de uma espécie de camarão que é classificado como o maior de água doce nativo do Brasil, que pode chegar a 50 centímetros de comprimento e 300 gramas.

Diz a lenda que o nome dado à cachaça foi devido ao Engenho Pitú, um engenho de aguardente localizado em Vitória de Santo Antão-PE, onde camarões de água doce eram tão comuns que eram usados como tira-gosto nas reuniões que ali aconteciam. Atualmente a espécie está classificada como vulnerável devido a destruição de seu habitat natural e pesca excessiva.

7. Aguardente Araça

rotulo-aguardente-araca

Alguns rótulos de cachaças exaltam as frutas brasileiras, mas é importante lembrar que não significa ser uma infusão com a planta – se o fruto, raíz, folha ou flor estiver na composição do destilado não devemos chamar de cachaça, mas sim de aguardente composta.

O araça é uma fruta brasileira da família Mirtacea, a mesma da jabuticaba e da goiaba. Em tupi o nome significa “planta que tem olhos”. O gosto da fruta lembra o da goiaba, sendo um pouco mais ácido e com perfume mais intenso.

8. Aguardente Alambari

rotulo-aguardente-alambari-v3-natureza-brasileira

Muitos rótulos de cachaças mostram peixes encontradas em águas brasileiras. O rótulo da aguardente Alambari é um bom exemplo.

O lambari é um peixe de água doce muito comum no Brasil sendo conhecido popularmente como piaba. Apesar da imagem destacar o tamanho avantajado do peixe, o lambari é uma espécie de pequeno porte, de 10 a 15 centímetros de comprimento. O peixe batiza o nome do bairro a da indústria que produzi a aguardente. Acreditamos que o nome alambari talvez faça uma brincadeira com o nome do peixe misturado com a palavra alambique – panela de cobre onde a cachaça é destilada.

9. Aguardente Amazônia

rotulo-aguardente-amazonia

É claro que a Amazônia não poderia estar de fora da nossa seleção de rótulos de cachaças que se inspiraram na natureza brasileira. Essa cachaça que leva o nome do nosso verde estado é produzida em Abaetutaba no Pará. A imagem que aparece no rótulo é de uma orquídea roxa. Considerada a maior floresta do mundo, na Amazônia existem mais de 800 espécies de orquídeas.

10. Piranha

Rótulo da Aguardente Piranha - natureza brasileira

A natureza brasileira pode ser bela, mas é também perigosa. Um dos peixes mais temidos das águas doces brasileiras, a piranha, é a imagem escolhida para ilustrar essa aguardente produzida no Rio de Janeiro. No Pantanal e na Amazônia, a piranha é um alimento entre os locais, sendo utilizada no preparo do prato sul-mato-grossense conhecido como caldo de piranha – que acompanha bem inclusive uma boa cachacinha.

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list