cachaca-tie.

Fizemos uma curadoria de 10 rótulos de cachaça que trazem a diversidade e a beleza das aves brasileiras; confira

Por muitas vezes a natureza é inspiração para rótulos de algumas bebidas. Já falamos aqui de algumas cachaças que trazem estampadas nos seus rótulos animais, flores e paisagens. Dentre a curadoria, foi perceptível o quanto as aves brasileiras são populares entre os produtores de cachaça.

As aves nativas estampadas no rótulos podem ser encontradas de norte ao sul do país e, por muitas vezes, batizam também as cidades onde estão localizados os produtores de cachaça.

Confira abaixo alguns rótulos de cachaça que foram inspirados em aves brasileiras:

Cachaça Tiê

A cachaça Tiê, mineira de Aiuruoca, traz na arte do rótulo o pássaro símbolo da Mata Atlântica, o tiê-sangue, também conhecido como sangue-de-boi e tiê-fogo. Na gravura, o pássaro aparece empoleirado em uma cana-de-açúcar.

O tiê-sangue é conhecido pela sua cor vermelho bem vivo (cor de plumagem específica dos machos, ja as fêmeas têm cor parda).

Princesa Isabel – Jiquitaia

rotulo-Cachaça_Alambique_Jiquitaia-Princesa_Isabel.

Os produtores das cachaças Princesa Isabel têm compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade com o ecossistema que cerca a fazenda Tupã, em Linhares, no Espírito Santo. A empresa investe em uma produção orgânica e com menos impacto possível, para que a bela natureza do rio Doce permaneça intacta. Portanto, a cada lançamento de um produto, a fauna e a flora da região são homenageados com uma arte aquarela – as aves locais são as mais representadas.

Esse rótulo especial para o restaurante Jiquitaia, de São Paulo, traz a seriema, pássaro brasileiro que possui longas pernas e muito comum na região do cerrado. Outras aves homenageadas pela marca foram o papagaio, o corrupião e o tuim, entre outros.

Caninha Arara de Ouro

rotulo-caninha-arara-de-ouro

A cachaça Arara de Ouro feita em Tanabi, no interior do estado de São Paulo, tem uma linda arara-vermelha estampada no rótulo. A ave, nativa das florestas do Panamá, Brasil e Argentina, pode ser encontrada nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.

Cachaça Sanhaçu 

rotulo_sanhacu.

Sanhaçu ou sanhaço é o nome comum dado a seis espécies de aves brasileiras, de até 18 cm de tamanho e que têm coloração verde ou azul-acinzentada, com manchas de cores variadas nas asas. E este lindo pássaro que estampa o rótulo da cachaça orgânica Sanhaçu, de Chã Grande, Pernambuco.

Feita pela agência Dodesign-s, referência em trabalhos dedicado ao mercado de orgânicos e agroecologia, o rótulo traz a ave sanhaçu como símbolo do envolvimento dos produtores da cachaça com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Aguardente de Cana Arapongas 

rotulo-aguardente-arapongas.

Arapongas é o nome da cidade do Paraná em que a aguardente é produzida e também é o nome de uma espécie de pássaro brasileiro.

A araponga é uma ave que produz um som metálico, semelhante a um martelo batendo em uma bigorna – por essa característica peculiar, seu nome em algumas regiões do Brasil também pode ser ferreiro ou ferrador.

https://www.youtube.com/watch?v=YyVcRiD884E

Essa é uma espécie de pássaro brasileiro comum em vários estados, mas é principalmente encontrada no Sudeste e Sul do país, sendo comum também na Argentina e Paraguai, esse último inclusive sendo a ave símbolo do país.

Cachaça Beija Flor

cachaca_beija_flor

Uma das aves que mais encantam é símbolo desta cachaça de Salinas, Minas Gerais. O beija-flor é uma ave composta por uma família de 108 gêneros e 322 espécies no Brasil. Símbolo da nota de um real e inspiração para música de Cazuza, o pássaro brasileiro tem atualmente duas espécies que estão extintas,  9 na lista de perigo crítico de extinção, 11 em perigo e outras 9 na lista de vulneráveis. As causas para a extinção das espécies são a destruição e a degradação do seu habitat.

Aguardente de cana Tangará

tangara-rotulo-aguardente-de-cana

O Tangará, ou fandangueiro, é uma espécie de pássaro brasileiro que se encontra presente na Mata Atlântica, da Bahia, até Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina e é considerada a ave símbolo da cidade litorânea de Ubatuba, no estado de São Paulo.

Tangará é o nome da cachaça baiana produzida em Simões Filho, porém o pássaro que está estampado no rótulo mais lembra uma saíra-sete-cores, já que o macho da ave Tangará é caracterizado por uma cabeça de cor vermelho bem vivo e peito azul, já a fêmea tem uma cor verde oliva escuro. Fica aí a dúvida, já que a saíra-sete-cores tem o nome científico de tangara cyanocephala, que significa ‘dançarino verde claro’.

Caninha Tucã 

rotulo-caninha-tuca.

Uma das aves mais simpáticas e tropicais conhecidas no mundo inteiro estampa o rótulo da Caninha Tucã, de Itapemirim, no Espírito Santo, que traz a arte de um tucano minimalista todo preto, com o bico em detalhes coloridos de amarelo, azul e vermelho.

Existe inclusive na natureza o tucano-de-bico-preto, porém o mais comum é o tucano-toco, aquele que possui um bico alaranjado. Os tucanos são comuns nas florestas da América Central e da América do Sul e possuem diversas espécies, que são ramificadas da família dos Ramphastidae.

Aguardente Dois Periquitos

rotulo-de-cachaca-dois-periquitos.

A finíssima aguardente de cana produzida em Bebedouro, interior de São Paulo, chama-se Dois Periquitos, porém quem estampa o rótulo é  um par de araras, uma vermelha e outra azul (a última ameaçada de extinção).

Essa relação não está tão equivocada, já que periquitos e araras fazem parte da família Psittacidae, no qual se encontram 360 espécies, como o papagaio, cacatua, maracanãs, tuins, jandaias entre outras.

Dizem que as aves desta família são caracterizadas pela inteligência superior à maioria das outras espécies de aves e pelo bico encurvado. Outra característica forte é a capacidade de reproduzir diversos sons, incluindo a fala humana.

Aguardente Bugue Ugue

Mdc_rotulos_bugue_ugue

E claro que não ele poderia ficar de fora, o pássaro mais famoso do mundo inteiro, eternizado por Walt Disney: o papagaio Zé Carioca.

A aguardente de cana Bugue Ugue, fabricada na fazenda Barrinha, em Seabra, na Bahia, trazia o simpático papagaio no rótulo como os dizeres ‘Até as cabrochas só bebem a tal Bughe-Ughe’, que tinha uma inspiração no movimento musical boogie-woogie.

Segundo a lenda, Walt Disney criou o personagem Zé Carioca dentro do quarto do hotel Copacabana Palace, quanto esteve de visita no Rio de Janeiro. Contam que o desenhista estadunidense ficou encantado com os trabalhos do cartunista J.Carlos e queria levá-lo para Hollywood, o que foi recusado pelo brasileiro.

Dizem que Disney criou o Zé Carioca para homenagear J. Carlos, porém existem teorias de que o papagaio famoso foi inspirado no sambista Paulo da Portela. O personagem apareceu pela primeira vez no filme Saludo Amigos (Alô, Amigos), de 1942.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: