Receitas

Tieta – Coquetel com cachaça e cerveja American Red Ale

Print Friendly

O coquetel Tieta foi desenvolvido por Suellen Tobler para comemorar o Dia da Cachaça. Sullen também é a idealizadora do Cachaça? Com Cerveja!, evento de buscar misturar e harmonizar as duas paixões nacionais. Veja a receita desse drink que combina as duas bebidas.

Coquetel com cachaça - Tieta

O Cachaça? Com Cerveja! teve sua primeira edição no dia 21 de maio de 2015, quando foi comemorado o Dia da Cachaça Mineira. A produtora e idealizadora do evento, Suellen Tobler convidou o Chef Flávio Trombino, do premiado restaurante de cozinha mineira Xapuri, a preparar pratos elaborados com cachaça na cachaçaria com a maior carta de cachaças de Belo Horizonte, o Via Cristina. Todos os pratos foram harmonizados com cervejas e atraiu um público de cerca de 200 pessoas.

Além das harmonizações, Suellen também vem experimentando a combinação de cerveja com cachaça no preparo de coquetéis. Entre eles está o coquetel Tieta.

Coquetel Tieta mistura cerveja com cachaca foi inspirado no personagem de Jorge Amado

Tieta do Agreste de Jorge Amado foi inspiração para a criação do coquetel de Suellen

O que inspirou Suellen foi o temperamento da personagem Tieta de Jorge Amado. “É uma mistura de acidez e picancia, essa mulher de presença inspirou o coquetel, que combinou perfeitamente com o paladar de quem não dispensa o sabor e o aroma de uma boa pimenta”. Tieta é​ elaborado com cachaça mineira envelhecida em barril de carvalho, a cerveja catarinense Bierland de estilo American Red Ale, pimenta rosa, limão siciliano e mel.

Autor(a) Suellen Tobler
Ingredientes
  1. 50 ml de cachaça envelhecida em barril de Carvalho
  2. 100ml de cerveja estilo American Red Ale
  3. 1 limão siciliano
  4. 1 colher (sobremesa) de pimenta rosa
  5. 20ml de mel
  6. sal
Instruções de preparo

Dentro da coqueteleira, colocar a pimenta rosa e macerar.

Adicionar o suco do limão siciliano, 1 pitadinha (bem pequenininha mesmo!) de sal, a cachaça, mel e gelo.

Bater bem e num copo com gelo despejar o líquido fazendo coagem dupla.

Adicione a cerveja.

Para finalizar algumas pimentas rosas (sem macerar).

Rotulos de Cachaça
receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Suellen Tobler

Suellen Tobler

Suellen é estudiosa sobre os assuntos da cerveja - Sommelier de Cervejas, Produtora e Idealizadora dos eventos “Cachaça? Com Cerveja!”, que propõe a harmonização de cachaça com cerveja e do “Pumpkin Experience” que harmoniza cervejas de abóbora com lendas e pratos folclóricos dos EUA. Também é “Arteira” no jornal Folha de São Paulo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

2 comentários

  1. Achei totalmente demais…vou tentar fazer as receitas ….parabens..vim morar em spedro e estou aprendendo a tomar cachaça(um golinho0 antes de almoçar num restaurate local.Estou amando ..ver a cultura da cachaça e como historiadora precisei saciar meu interesse lendo sobre a cahaça….
    Muito bom,ver vcs nestas publicaçoes ….Parabens vou continuar….aceito dicas obrigada Priscila Barone giannella Paulistana morando em Spedro.Abraços

    • Obrigado pelo seu comentário, Priscila! Espero que continue tomando boas cachaças e pesquisando sobre a história do nosso destilado. grande abraço