Receitas

Sobrecoxa na cachaça do Galeto Sat’s

Print Friendly

Isadora Fornari nos apresenta uma receita de sobrecoxa com cachaça do Sat's, parada obrigatória para quem gosta de galeto e boas caninhas.

Com a proximidade do feriado, planos já começam a surgir. Um churrasco sempre cai bem e normalmente contempla amigos, cerveja, boas caninhas e carnes na brasa. Sendo assim, vamos dar uma ajuda para o que já é bom ficar ainda melhor. Fui ao Galeto Sat’s, bar cenário das madrugadas boêmias cariocas que tem a churrasqueira como protagonista para trazer a receita de hoje.

fachada Sat's Rio de Janeiro

Porções de carnes, linguiças, pão de alho, corações são preparados fresquíssimos e sob a supervisão dos donos, Sergio e Elaine. Casal de adoradores de cachaça, adorados pelos clientes. Sergio generosamente compartilha com os frequentadores sua gigante coleção de cachaças. São quase 300 marcas que nos fazem adentrar a madrugada. Elaine se encarrega de usá-las também em receitas. Ela dividiu com a gente uma que fez especialmente para o Dia Nacional da Cachaça em 2013, e esta até hoje no cardápio. Garanto, essa receita fará muito sucesso no seu churrasco.

Sérgio e Elaine do Sat's

Casal Sérgio e Elaine do Sat’s

Autor(a) Sergio e Elaine do Galeto Sat’s
Ingredientes

Molho Especial

  1. 5 dentes de alho
  2. 1 colher sopa de mix de pimentas reino, rosa, branca e jamaica
  3. 1/2 colher chá de sal grosso
  4. 1 colher chá coloral
  5. 1 folha grande de louro

Sobrecoxa na cachaça de Jequitibá e Umburana

  1. 4 pedaços de filé de coxa/sobrecoxa
  2. 60ml cachaça blend Jequitibá com Umburana. A opção por essa combinação veio depois de alguns testes. Os aromas de especiarias e notas adocicadas trouxeram frescor, um sabor diferente e maciez ao prato.
Instruções de preparo
O segredo desta receita (além da cachaça) é o tempero especial que ela criou. 
 
1. Macere ou moa todos os ingredientes menos o frango e cachaça até que vire uma pastinha como nessa foto:
 
Pastinha para temperar sobrecoxa do Sat's
2. Espalhar bem o tempero sobre os filés, jogar a cachaça sobre as peças e deixe marinar por no mínimo 20 minutos
 
Marinando a sobrecoxa do Sat's

3. Coloque na brasa e espere que doure.

Frango na Cachaça do Sats

Dicas Harmonização:

O prato tem sabor do tempero salgadinho em contraste de pontos mais marcados pelo adocicado do jequitibá e umburana que parecem brincar de pique-esconde dentro da boca. Minha sugestão de harmonização para continuar essa brincadeira é uma cachaça envelhecida em castanheira, as notas de amêndoas e perfume doce irão destacar e divertir ainda mais o paladar destacando a presença do marinado.

Rendimento 4 porções
Fotos

Todo adorador de cachaça que visita ou mora no RJ tem algumas paradas obrigatórias. Acredite, o Galeto Sat´s é uma delas.

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Isadora Bello Fornari

Isadora Bello Fornari

É uma apaixonada por gastronomia e uma estudiosa do destilado brasileiro. Assim como a cachaça que bebe, Isadora é uma mulher de personalidade que acredita na valorização da cultura nacional através dos seus ingredientes.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários

  1. Pingback: Vô Milano Cachaçaria