Receitas

Ruiva Picante: coquetel com cachaça, tangerina e pimenta!

Print Friendly, PDF & Email

A Ruiva Picante é um coquetel com cachaça que leva tangerina, xarope de gengibre e pimenta dedo de moça.

Assim como avançamos na gastronomia nos últimos anos, temos muito espaço para explorarmos a mixologia tipicamente brasileira. Afinal, temos excelentes profissionais, ingredientes da nossa riquíssima flora, uma cultura plural e o melhor destilado do mundo. No Mapa da Cachaça, com a ajuda de especialistas que entendem de coquetelaria e mixologia, queremos criar novas receitas que tenham a cachaça como ingrediente principal.

Ruiva Picante - Mapa da Cachaça - Coquetel com Cachaça

A receita da nossa Ruivinha Picante: linda, refrescante, docinha e na dose certa de picância para fazer os corações palpitarem.

A Ruiva Picante é autoria do Claudemir Ferreira, bartender profissional com mais de 14 anos de experiência no mercado. A inspiração para a criação da ruivinha foi um coquetel chamado Sargent Pepper da Bodega do Poeta de Paraty e vencedor de um concurso local de drinques com cachaça.

Outra inspiração para a receita é o calor do verão brasileiro, que pede uma bebida refrescante, docinha e de personalidade. A utilização da tangerina, ingrediente cítrico e docinho, dá base para a frescor necessário. O gengibre dá personalidade, com um ardidinho necessário que deixa o drink mais complexo. A pimenta é o ingrediente final, ela é responsável  pelo toque picante – que fica presente na boca pedindo mais um golinho – e funciona como uma linda guarnição. A pimenta é a chave para um o coquetel de verão – muito usada na culinária de locais de clima quente, a pimenta vermelha aumenta a palpitação do coração fazendo com que a circulação sanguínea aumente e o corpo esquente – favorecendo a criação de suor para baixar a temperatura do corpo. Parece até que estamos falando dos sintomas que sentimos ao ver uma linda mulher :)

Aí vai a receita para a Ruivinha.

 Ruiva Picante - Coquetel com Cachaça

Autor(a) Claudemir Ferreira
Ingredientes

Ingredientes

  1. 1/2 tangerina
  2. 1 pimenta dedo de moça
  3. 50 ml de cachaça branca artesanal de qualidade
  4. gelo para completar o copo
  5. 20 g Xarope de Goma de Gengibre
  6. 30 g de Xarope de Goma de Açúcar

Ingredientes para o Xarope de Goma de Gengibre

  1. 400 g de gengibre
  2. 1 litro de água
  3. 60 g de açúcar
  4. Ingredientes para o Xarope de Goma de Açúcar
  5. 100 g de açúcar
  6. 1 litro de água
Instruções de preparo

Xarope de gengibre:

Faça uma infusão de 400g de gengibre descascado e ralado em 1 litro de água com açúcar. Deixe fervendo por 40 minutos. Depois coe. Misture 60 g açúcar e deixe fervendo por mais 20 minutos. Misture até diluir o açúcar.

Xarope de açúcar:

Coloque 100 gramas de açúcar em 1 litro de água. Ferva a mistura até o açúcar diluir.

Preparo:

Em uma coqueteleira coloque o suco de meia tangerina. Adicione 30 ml do xarope de gengibre e 50 ml de cachaça branca. Feche a coqueteleira e misture bem. Em um copo alto complete com gelo até completá-lo e adicione a mistura sem filtrar.

Para finalizar, faça um pequeno corte na transversal de uma pimenta dedo de moça – encaixe a pimenta na borda do copo.

Dicas Quanto mais mexer a pimenta dedo de moça mais picante ficará o coquetel – gosta de uma ruivinha bem apimentada? Então dê uma boa misturada.
Rendimento 1 porção de 300 ml
Fotos

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Claudemir Ferreira

Claudemir Ferreira

Ferreira tem 14 anos no mercado sendo 8 como barman. Tem conhecimento da coquetelaria clássica e tradicional. Enxerga na cachaça uma possibilidade de se trabalhar um autenticamente mixologia brasileira.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários