Receitas

Pina Colada pra quem gosta de cachaça!

Print Friendly, PDF & Email

Apresentamos uma releitura de um clássico. A tradicional Piña Colada, drink oficial de Porto Rico desde 1978, ganha agora uma versão com cachaça!

Pina Colada Mapa da Cachaça

Nossa receita de Piña Colada com Cachaça. De fundo, o estádio do Pacaembu.

Não há uma praia no Caribe que você vá que não tenha uma Piña Colada. Esse coquetel além de ser maravilhoso é super refrescante e combina muito bem com um clima de calor e praia. Pensando no Verão 2015 aqui no Brasil, pensamos em propor uma versão com cachaça!

A grande ousadia do Piña Colada está na adição de leite de coco em sua receita. Por ter um sabor muito forte e marcante, esse ingrediente deve ser usado com muita cautela. Mas aqui revela-se muito harmônico ao fazer um combinação com o abacaxi e a cachaça. Para essa receita, escolhemos a cachaça Santo Mario para substituir o rum porque ela apresenta justamente notas de água de coco – já uma assinatura característica desse coquetel.

Aprenda como fazer a nossa deliciosa Piña Colada com Cachaça:

Origem do drink

Apesar de existirem incontáveis versões sobre sua origem, há uma reconhecida como a história oficial da Piña Colada, com direito a placa oficial e tudo.

Ramón “Monchito” Marreto

Ramón “Monchito” Marreto: o pai da Pinã Colada!

 

Pina Colada

Placa destacando a criação de Don Ramón

Com o desejo de criar um cocktail exclusivo para a exigente clientela do bar Beachcomber, do Caribe Hilton Hotel de Porto Rico, o barman Ramón “Monchito” Marreto passou três meses desenvolvendo a mistura até chegar ao equilíbrio correto dos ingredientes. A invenção foi servida pela primeira vez em 1954, mesmo ano que o leite de coco “Coco Lopés”, pioneiro da categoria, foi criado na Universidade de Porto Rico, fato que reforça esta versão.

Autor(a) Junior WM
Ingredientes
  1. 1 fatia de 50 g de abacaxi
  2. 30 ml de leite de coco
  3. 60 ml de água de coco
  4. 60 ml de Santo Mario Prata
Instruções de preparo

1. Corte o abacaxi em vários pedacinhos para caber dentro da coqueteleira.

2. Macere até desmanchar bem e formar bastante espuma.

3. Acrescente na coqueteleira o leite de coco, a água de coco e a cachaça Santo Mario.

4. Encha a coqueteleira de gelo e bate bem

5. Sirva com uma dupla coagem num copo longo com gelo

Dicas Para decorar o coquetel, pegue duas folhas da coroa do abacaxi e coloque elas cravadas no gelo. Pegue também uma fatia triangular de abacaxi e coloque entre as folhas da coroa.
Fotos

Para finalizar, sirva com um canudo.

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Juniorwm

Juniorwm

Juniorwm é um artesão de cocktails. Vive em busca de novas técnicas e estados físicos dos ingredientes que usa em suas receitas. Apaixonado por sugarcane spirits, encontrou na cachaça tudo que precisava para construir e difundir uma coquetelaria tipicamente brasileira. Serve doses de conteúdo no @juniorwm e em seu blog Mundo Copo

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *