Receitas

Pernil dos dois pecados

Print Friendly, PDF & Email

Está com preguiça, mas também com um desejo insaciável por uma comida gostosa? Isadora Fornari apresenta uma receita fácil de pernil com cachaça para acabar com qualquer gula.

carne suina com cachaca

Já não é novidade que a união de carne de porco e cachaça dão uma bossa deliciosa. A gordura e sabor dessa carne tem uma conexão tão incrível com cachaça, que todos tem ou conhecem alguma receita que envolve essa combinação. Dizem até que o nome cachaça viria de cachaço, carne de porco selvagem misturada com aguardente.

Já falei para vocês que amo e me permito o pecado da gula com suínos vez em quando. Praticamente uma ou duas vezes por semana. Às vezes, tem outro pecado que invariavelmente se instala em mim, a preguiça.

Quando os dois se instalam AO MESMO tempo, a situação parece nos tornar surpreendentemente criativo. A receita de hoje resultou dessa outra união. Uma gostosa e prática receita que não suja muita louça e permite que você curtia seu dia, ou simplesmente curta sua preguiça com a garantia de uma refeição deliciosa que irá satisfazer sua gula.Esse pernil leva um único tempero: a cachaça em cabreúva. Quando for escolher a sua, opte por uma que possua aromas como anis e especiarias bastante destacado.

Autor(a) Pernil dos dois pecados
Ingredientes
  1. Sal
  2. 200 ml de cachaça envelhecida em cabreúva
Instruções de preparo
1. Coloque 1/3 da cachaça, sal e o pernil dentro de um saco desses próprios para assar.
 
ingredientes suínos com cachaca
 
Se quiser, use um pouco de pimenta do reino. Confesso que estava rendida de tanta preguiça, dessa vez não usei ela. 

saco para carne de porco com cachaca

2. Feche-o e faça pequenos furos próximo ao lacre com a ajuda de um garfo.

3. Deixe marinar por 1 hora.
4. Leve ao forno médio por 4 horas. Isso lhe  garante um bom tempo para fazer o que quiser.
5. Após esse tempo, retiro do o saco derramando todo caldo que se formou sobre a carne. Regue o porquinho com o restante da cachaça.
6. Leve ao forno alto por 30 minutos.
Dicas Harmonização:

As notas  da cabreúva deixarão o porco temperado vigorosamente com toque de especiarias. Minha sugestão para acompanhar é uma cachaça nova, fresca com notas mais secas e delicadamente floral para favorecer o contraste com o porquinho. Eu optei por uma bem famosa de Paraty com passagem por Jequitibá. Mas você pode harmonizar com uma branquinha potente e com bastante perfuma de cana que a bossa estará completa.

Rendimento 4 porções
Fotos

Sirva acompanhado de salada de agrião.

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Isadora Bello Fornari

Isadora Bello Fornari

É uma apaixonada por gastronomia e uma estudiosa do destilado brasileiro. Assim como a cachaça que bebe, Isadora é uma mulher de personalidade que acredita na valorização da cultura nacional através dos seus ingredientes.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários

  1. Adorei a receita do Pernil dos dois pecados. Gostaria de fazer mais receitas dessa. muito boa. Sucessos. Att Edinara Ferreira de Souza.