Receitas

Peixe na cachaça com crosta de castanha-de-caju 

Print Friendly, PDF & Email

Isadora Bello Fornari nos ensina como usar cachaça armazenada em bálsamo para preparar uma deliciosa receita de peixe com crosta de castanha-de-caju.

Receita de peixe na cachaça

Peixe na cachaça acompanhando mandioquinha e vinagrete. Delícia!

Além do amor à nossa caninha também amo cozinhar. Já faz algum tempo que minha paixão por sabores me faz explorar as riqueza das cachaças nos pratos e principalmente na minha boca.

Já trabalhei com eventos, fiz algumas festas corporativas, casamentos e sempre compartilhei com o Felipe minhas estripulias de fogão.

Até então só deixava ele com água-na-boca. E acho que justamente para deixar de ser o único salivando ele abriu esse espaço para dividir com vocês minhas receitas.

Brincadeiras a parte, enxergo essa movimentação com muita alegria. Venho pesquisando há algum tempos sobre o uso da nossa bebida na culinária e não encontrei muita coisa especificando o uso e peculiaridades dela como ingrediente.

Sabemos que as madeiras são capazes de imprimir aromas e sabores à bebida nacional, utilizar essas características na gastronomia temperam e enriquecem mais ainda nossos pratos e nossa cultura. Basta que se comece a ousar e notar o resultado quando se explora essas peculiaridades como elementos em uma receita.

Aproveitando o clima de Páscoa e a alta do Bacalhau, sugerimos, em nossa estréia, um prato bastante criativo, em conta, usando ingredientes bem brasileiros que é delicioso!

Autor(a) Isadora Bello Fornari
Ingredientes
  1. Badejo 1kg em filés de mais ou menos 3cm de expessura (você pode escolher outro peixe também. Basta que ele seja alto e de carne suave e firme;
  2. Sal
  3. Raspas de limão
  4. Cachaça branca nova ou armazenadas em balsamo, com notas herbais mas que ainda preservem o doce de cana presente; O objetivo é temperar usando a picância e acidez  da cachaça para empregar um toque delicadamente doce, refrescante, vigoroso.
  5. Pimenta do reino
  6. Farinha de trigo 100g 
  7. 2 dentes de alho
  8. Castanha de caju 250g 
Instruções de preparo

Peixe na cachaça ingredientes

1. Marinar peixe com cachaça (até cobrir os filés), alho cortado grosseiramente e raspas de limão por 30/40 minutos.

Peixa na cachaça receita

2. Enquanto isso bater numa centrifuga ou com mixer a farinha de trigo com castanha de caju e uma colherzinha de chá de sal. Bata bem para boa parte das castanhas ficarem bem moidinhas e incorporarem à farinha.

Receita de peixe na cachaça

3. Volte à marinada do peixe e tempere com sal e pimenta e deixe mais 10 minutos. Escorra a marinada e verifique o sal, se necessário adicione um pouco mais.

4. Empane com a mistura de farinha e castanha e frite em uma frigideira untada com um pouco de óleo. Preste bastante atenção à frigideira para que não queime a castanha. 

Peixe na cachaça

5. Depois de selados, leve os filés ao forno pré-aquecido em temperatura média-alta em uma forma antiaderente coberta com papel alumínio por mais 10 minutos ou até que, com o toque do garfo você perceba que sem muito esforço eles irão começar a “rasgar”.

peixe preparo na cachaca 4

Dicas Eu servi o peixe com mandioquinha amassada e vinagrete sabiá, feito com cachaça também! A receita dele você pode encontrar aqui no Mapa da Cachaça.

Harmonização: minha sugestão é uma cachaça envelhecida em bálsamo por no mínimo 3 anos. O aroma intenso de erva-doce e anis irão arejar e temperar as notas amanteigadas e doces da castanha e peixe. E, ao mesmo tempo complementam por semelhança o cítrico do limão.

Rendimento 5 porções
Fotos

Gostaria de aproveitar e pedir a ajuda de vocês para encontrar mais receitas de família que utilizem cachaças no preparo. Se você tem alguma, mande um recado para nós! Quem sabe a próxima receita aqui não é a sua?

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Isadora Bello Fornari

Isadora Bello Fornari

É uma apaixonada por gastronomia e uma estudiosa do destilado brasileiro. Assim como a cachaça que bebe, Isadora é uma mulher de personalidade que acredita na valorização da cultura nacional através dos seus ingredientes.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *