Receitas

Lombinho de Porco com Cachaça e Rapadura

Print Friendly, PDF & Email

Aprenda como fazer uma deliciosa receita de lombinho de porco flambado na cachaça. A cachaça escolhida para a receita foi a Maria da Cruz.

Lombinho de Porco flambado na Cachaça

Essa é uma receita simples, deliciosa e que não dá ressaca. É um lombinho de porco com cachaça e rapadura, que eu chamo aqui de Lombinho Cachaceiro. rsss

É um lombinho suíno, grelhado, flambado na cachaça, com toque de limão, deliciosamente acompanhado de cebolas carameladas com um toque de rapadura. Será que ficou bom? Posso dizer também que essa receita é uma homenagem aos companheiros de Ouro Preto – MG, gente do bem, com quem aprendi a arte de cachacear (se é que existe essa palavra).

A cachaça que usei nessa receita foi a Maria da Cruz, produzida pela família do nosso ex-vice-presidente José Alencar. O sommelier Leandro Batista fala um pouco mais sobre essa cachaça no video abaixo:

É sempre um prazer divulgar produtos que valorizam nossa cultura gastronômica e a receita tá 10! Vamos ao nosso lombinho de porco com cachaça?

Autor(a) Lívia Nogueira Campos
Ingredientes
  1. 1 dente de alho picadinho
  2. 1 colher de sopa de azeite
  3. sal e pimenta a gosto
  4. 1 dose de cachaça
  5. suco de 1 limão
  6. 1 cebola cortada em fatias finas
  7. 1 colher de sopa de azeite
  8. 1 colher de sopa de rapadura ralada
Instruções de preparo

1- Em uma frigideira coloque o azeite, deixe aquecer bem e coloque os lombos já temperados com o sal, pimenta e alho. Deixe grelhar bem.

2- Em outra panela coloque uma colher de azeite, as cebolas e deixe-as caramelizar bem, e finalize com as raspas de rapadura. Reserve.

3- De volta ao lombinho já grelhado, adicione a dose de cachaça, coloque o foguinho (flambe) e deixe o alcool evaporar… e depois fica só o perfume da cachaça! O maridão deu uma colaboração no momento da flambagem!

4- Coloque o suco de limão e deixe o lombinho secar o líquido. Pronto!

5- Coloque as cebolas douradas sobre esses lombinhos e sirva… se quiser, com um copinho de cachaça ao lado!

Dicas Uma dica boa para flambar: Deixe a frigideira bem quente, fogo bem alto. Coloque a cachaça de uma só vez na frigideira e vire a borda dela levemente sobre a chama do fogão, para dar início ao fogo. É muito rápido. Mexa a frigideira para a frente e para a trás enquanto o fogo durar (não mais de 5 segundos). Desligue o fogo.
Rendimento 6 porções

Essa receita é finalista do 1º Concurso de Receitas com Cachaça organizado pelo Mapa da Cachaça e o Blogga Rio. Os participantes elaboraram receitas de pratos que levam a bebida como ingrediente e foram escolhidos cinco finalistas.

receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça

Livia Campos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *