Receitas

Fondue de Quatro Queijos Aromatizada com Cachaça

Print Friendly, PDF & Email

Nada melhor do que uma fondue para um diazinho frio, não é mesmo? Aprenda como preparar uma deliciosa fondue aromatizada com cachaça!

A gastronomia brasileira está em constante ascensão. O brasileiro está, cada vez mais, aprendendo a valorizar a riqueza dos produtos de nossa terra e uma imensidão de restaurantes usam a comida brasileira como principal bandeira. O mesmo vem acontecendo com a bebida mais tradicional tupiniquim. A cachaça está cada vez mais presente nas mesas, quebrando todos tabus, e agora vista com bons olhos.

Gosto muito de incluir a cachaça em minhas receitas por ser bastante aromática, conseguindo acrescentar aos pratos, tanto aroma quanto sabor, tão bem ou até melhor que bebidas de outras origens. Os franceses e italianos sempre aromatizam seus pratos com vinho, conhaque e outras bebidas, por que não trocar essas bebidas por nossa tão aromática cachaça?

Seguindo esse conceito, resolvi revisitar um prato clássico da gastronomia suíça, que é sempre sucesso nos invernos brasileiros, a fondue de queijo.

Receita de Fondue Aromatizada com Cachaça

A receita foi criada na suíça francesa em um período em que a produção de queijo foi muito maior do que eles podiam consumir. Sobrou muito queijo que acabou endurecendo, decidiram então “fundir” os queijos e acrescentar “Kirsch”, um destilado à base de cereja, para que o álcool os conservasse. E pronto! Eis que surge a tão saborosa fondue. Ela pode ser feita com vários tipos de queijos. Tradicionalmente é feita com uma mistura dos queijos Gruyére e Ementhal em proporções iguais.

É importante usar queijos que derretam com facilidade, evitando os chamados queijos duros. Calcula-se em média 200g de queijo por pessoa. Nesta versão decidi usar queijos tipicamente brasileiros e alguns queijos que são encontrados no mercado nacional com facilidade e não custam tão caro. Fundi no vinho branco, o delicioso queijo minas padrão, o queijo estepe, um pouco de gorgonzola e finalizei com o brasileiríssimo requeijão cremoso tipo “catupiry”.  Para “abrasileirar” ainda mais, troquei a aguardente “Kirsch” por uma dose de cachaça envelhecida em barris de amburana, que deu um toque todo especial e perfumou muito a fondue. . Na minha receita eu usei uma dose de cachaça Seleta mas você pode usar qualquer outra cachaça envelhecida em amburana ou testar outras madeiras. Só não esqueça de nos contar depois aqui nos comentários como ficou a versão de vocês.

Espero que vocês gostem da receita! E fiquem a vontade para usar os queijos que vocês encontrarem em melhor oferta (preço e qualidade).

Autor(a) Chef Gui Matheus
Ingredientes
  1. 200 g de queijo Estepe ralado
  2. 200 g de queijo Minas padrão ralado
  3. 200 g de queijo requeijão cremoso (catupiry)
  4. 200 g de queijo Gorgonzola amassado
  5. 350 ml de vinho branco de boa qualidade
  6. 30ml de cachaça Seleta ou qualquer outra cachaça envelhecida em Amburana
  7. 2 colheres sopa de amido de milho (maizena)
  8. 1 pitada de noz moscada
  9. 1 dente de alho
  10. Pão italiano em cubos
Instruções de preparo
  1. Raspe o dente de alho no fundo da panela de fondue e aqueça um pouco do vinho.
  2. Aos poucos vá juntando os queijos até derreter e formar um creme homogêneo. É importante deixar em fogo baixo para que não cozinhe os queijos.  Se achar necessário acrescente mais vinho aos poucos.
  3. Dissolva o amido de milho na cachaça e junte à fondue, mexa até engrossar.
  4. Sirva com o pão italiano.
Dicas Caso a fondue adquira a cremosidade desejada antes do amido de milho, acrescente apenas a cachaça para finalizar.
Rendimento 4 porções

Um brinde e bom apetite!

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Chef Gui Matheus

Chef Gui Matheus

É cozinheiro e proprietário de um “catering” na cidade de Valinhos – SP. Trabalha também como Personal Chef, organizando pequenos eventos, workshops, e degustações. Apaixonado pela gastronomia brasileira, vê na cachaça mais um caminho para valorização de nossos ingredientes.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários