Receitas

Filezinho de porco na brasa ao molho de goiabada e cachaça

Print Friendly

Receita rápida e gostosa da Elisa Teixeira. Neste prato, Elisa mistura três ingredientes que combinam muito entre si: o porco, a goiabada e a cachaça.

Receita de carne de porco com goiabada e cachaça

Esta receita combina três ingredientes que eu amo: a carne de porco (neste caso, bem magra, e por isso muito saudável), a goiabada (um dos meus doces favoritos) e a cachaça (nem preciso comentar, né?!). A peça aberta em um bife grosso é lambuzada com este molho delicioso e simples, e carameliza ao ser colocada na grelha da churrasqueira, adquirindo um sabor agridoce e ligeiramente defumado. Para fechar o cardápio, grelhe também algumas fatias grossas de abobrinha e cunhas de cebola roxa e de tomate temperadas com um pouco de sal, azeite e balsâmico. Um pouco de coentro salpicado por cima antes de servir e está pronta uma refeição rápida, saudável e deliciosa!

Autor(a) Elisa Duarte Teixeira
Ingredientes
  1. 100 g (aprox. 1/2 xíc.) de goiabada cortada em cubos
  2. 3 colh. (sopa) de cachaça branca Werneck
  3. 3 colh. (sopa) de limão espremido na hora
  4. 1/4 de colh. (chá) de alho em pó
  5. 2 colh. (sopa) de vinagre de maçã
  6. coentro fresco picado a gosto, para servir
Instruções de preparo

1. Abra o filezinho ao meio formando um bife grosso. Tempere com um pouco de sal, pimenta-do-reino, e 1 colher de sopa do suco de limão.

2. Leve a goiabada, a cachaça, o alho em pó e o vinagre ao fogo e cozinhe em fogo brando até a goiabada estar totalmente dissolvida. Junte o suco de limão e desligue o fogo. Espere esfriar à temperatura ambiente. Mergulhe a carne temperada nesse molho e massageie bem a superfície. Deixe marinar enquanto aquece a churrasqueira e prepara os legumes.

3. Quando a churrasqueira atingir a temperatura ideal, retire a carne do molho, deixando escorrer o excesso. Salpique dos dois lados com um pouco de sal grosso. Coloque sobre a grelha e deixe assar até dourar bem, pincelando com o molho restante uma vez, pouco antes de virar. Vire e deixe dourar do outro lado, pincelando também uma vez quando estiver quase pronta. Asse até que o interior esteja ao ponto – não deixe assar demais, ou a carne ficará seca.

Dicas Sirva com os legumes grelhados.

receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Rotulos de Cachaça
Elisa Duarte Teixeira

Elisa Duarte Teixeira

Elisa Duarte Teixeira é culinarista: adora tudo que tem a ver com cozinha. Fez dessa paixão seu tema de estudo, seu ofício, e sua arte. É tradutora especializada em culinária e autora do blog Authentic Brazilian Cuisine.(http://authenticbraziliancuisine.blogspot.com/)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *