Receitas

Consertada, a bebida que une café e cachaça

Print Friendly

Tradicional na cidade de Bombinhas, a bebida é considerada um patrimônio cultural. Confira a receita oficial no Mapa da Cachaça.

Foto: Vice

Foto: Vice

No interior de Santa Catarina, na cidade de Bombinhas, uma nova tradição surgiu. Chamada Consertada, é uma bebida alcoólica um tanto inusitada. Nela, o café ganha mais sabor com a adição de especiarias (gengibre, canela, cravo e erva doce), açúcar e uma boa dose de cachaça.

O nome diferente remete à sobra do café passado, depositado no fundo da garrafa – ou melhor, do boião, jarro de barro utilizado em cozinhas tradicionais de Bombinhas. Para reaproveitar aquele restinho, os moradores da cidade adicionaram ingredientes e criaram uma bebida “consertada”, que pode ser armazenada durante muitos meses.

A cultura da Consertada é tão séria que, em 23 de maio de 2013, a então prefeita de Bombinhas declarou, por meio de uma lei, que a bebida era patrimônio cultural do município. À medida que enaltecia os costumes da cidade, também resguardava a receita original do drink.

Com registro, ninguém poderia criar uma fórmula deturpada de Consertada. A bebida catarinense não sofreria, assim, o que aconteceu com a caipirinha. Nos anos 90, o drink tradicionalmente brasileiro foi deturpado por europeus espertinhos. Os representantes do Velho Mundo diziam que a bebida era feita de vodka e abacaxi e não, de cachaça, limão e açúcar.

Com a palavra, mestra Salete Pinheiro, moradora de Bombinhas e especialista em Consertada:

A origem do conserto da bebida

Há muitas lacunas na história da bebida. Alguns preferem dizer que ela nasceu com as senhoras de Bombinhas, em festas de Folias de Reis. Outros, como os pesquisadores do Projeto de Valorização dos Ativos Culturais e naturais de Santa Catarina, vão além e dizem que a sua origem é açoriana. Até que uma investigação mais criteriosa seja feita, nada pode ser afirmado com certeza – a não ser a receita oficial da Consertada.

Autor(a) Salete Pinheiro
Ingredientes

50 gramas de gengibre

50 gramas de cravo da índia

50 gramas de canela pau

50 gramas de erva doce

2 litros de cachaça

2 litros de café bem forte sem açúcar

5 xícaras de chá de açúcar

Instruções de preparo

1. Coloque as especiarias e o açúcar em uma panela. Caramelize a mistura.

2. Adicione café e deixe ferver.

3. Acrescente a cachaça. De novo, espere o ponto de fervura.

4. Desligue o fogo. Deixe o líquido esfriar.

5. Despeje em uma garrafa de vidro.

6. Parabéns, você fez uma consertada!

Dicas Quando for caramelizar o açúcar e as especiarias não os deixe escurecer em demasia.
Rendimento 5 litros aprox.

Rotulos de Cachaça
receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários

  1. Dizer que a consertada nasceu em Bombinhas é um grande equívoco!
    Nas comunidades de origem açoriana e madeirense da ilha de Santa Catarina em meados do século XX já se bebia a consertada em festejos de São João. Isto é, a bebida pode ter sua origem portuguesa, ou cabocla, se originado em próprio território brasileiro.