Que tal usar cachaça envelhecida em amburana na sua próxima receita de chutney? A especialista em cachaça Isadora Bello Fornari nos ensina como.
O chutney tem origem indiana mas na época das grandes navegações coloniais foi espalhado pelas Américas e África graças ao encantamento dos europeus pelas especiarias e sabores intensos desse preparo.
Se disseminaram nas terras da rainha Elizabeth, por Moçambique e Angola e hoje, graças a liberdade de composições e riqueza de sabores é comum encontrá-los em meio a sanduíches, hambúrgueres e pratos de origens diversas aqui no Brasil mesmo. O mais interessante é notar as variações e toques locais que o prato recebeu em cada lugar.
Basicamente o chutney envolve especiarias, açúcar, alguma base ácida e frutas ou vegetais. Já havia substituído o vinagre pela cachaça no Vinagrete Sabiá então, dei minha contribuição e decidi dar meu toque de brasilidade adicionando cachaça envelhecida em amburana nessa receita também. Ficou incrível! Extremamente perfumada e enriquecida pelos aromas. Enquanto preparava, a casa toda ficou com um cheirinho aconchegante e envolvente. A ideia de usar a amburana é para complementar os aromas de especiarias já existentes na receita tradicional. Na hora de escolher a sua cachaça envelhecida nessa madeira brasileira, escolha uma que tenha os aromas de especiarias bem pronunciado.
O chutney de cebola roxa com cachaça dá um toque todo especial ao lado de carnes como porco, frango ou boi desfiadas ou compondo um belo hambúrguer. Outra opção deliciosa é misturar à salada de grão de bico. Dica pra fazer uma combinação fácil e toda trabalhada para receber amigos, fica ótimo com o Patê da Redenção!
Veja como é simples de fazer essa mágica :
1. Cortar as cebolas em meia lua em fatias médias de mais ou menos 1,5cm. 2. Reservar 1/3 da cachaça. Juntar todos os outros ingredientes em uma panela com 1 xícara de água e levar ao fogo baixo até reduzir bem. O ideal é que fique seco e uniformemente roxo escuro. 3. Retirar do fogo e remover os cravos, canela e louro. Acrescentar o restante da cachaça, mexer com vigor e deixar esfriar em temperatura ambiente.
Autor(a)
Isadora Bello Fornari
Ingredientes
Instruções de preparo
Dicas
Harmonização: mesmo sendo um acompanhamento o chutney é muito aromático e bastante persistente no paladar graças às especiarias. Ele destaca uma sequência de sabores e aromas e permanece no paladar. Sugiro que acompanhe com uma boa cachaça com envelhecimento em jequitibá ou carvalho europeu. A união das especiarias presentes nessa caninha enriquecerão ainda mais a experiência que, em minha ousadia, digo que se aproxima de um feitiço do bem.
Rendimento
10 porções
Pingback: Chutney de cebola roxa com cachaça | Vô Milano Cachaçaria