Receitas

Chutney de cebola roxa e cachaça

Print Friendly, PDF & Email

Que tal usar cachaça envelhecida em amburana na sua próxima receita de chutney? A especialista em cachaça Isadora Bello Fornari nos ensina como.

O chutney tem origem indiana mas na época das grandes navegações coloniais foi espalhado pelas Américas e África graças ao encantamento dos europeus pelas especiarias e sabores intensos desse preparo.

Se disseminaram nas terras da rainha Elizabeth, por Moçambique e Angola e hoje, graças a liberdade de composições e riqueza de sabores é comum encontrá-los em meio a sanduíches, hambúrgueres e pratos de origens diversas aqui no Brasil mesmo. O mais interessante é notar as variações e toques locais que o prato recebeu em cada lugar.

Basicamente o chutney envolve especiarias, açúcar, alguma base ácida e frutas ou vegetais. Já havia substituído o vinagre pela cachaça no Vinagrete Sabiá então, dei minha contribuição e decidi dar meu toque de brasilidade adicionando cachaça envelhecida em amburana nessa receita também. Ficou incrível! Extremamente perfumada e enriquecida pelos aromas. Enquanto preparava, a casa toda ficou com um cheirinho aconchegante e envolvente. A ideia de usar a amburana é para complementar os aromas de especiarias já existentes na receita tradicional. Na hora de escolher a sua cachaça envelhecida nessa madeira brasileira, escolha uma que tenha os aromas de especiarias bem pronunciado.

O chutney de cebola roxa com cachaça dá um toque todo especial ao lado de carnes como porco, frango ou boi desfiadas ou compondo um belo hambúrguer. Outra opção deliciosa é misturar à salada de grão de bico. Dica pra fazer uma combinação fácil e toda trabalhada para receber amigos, fica ótimo com o Patê da Redenção!

Veja como é simples de fazer essa mágica :

chutney final com cebola roxa e cachaça

Autor(a) Isadora Bello Fornari
Ingredientes
  1. 5 cebolas roxa pequenas
  2. 3/4 xícara de açúcar
  3. 1 folha de louro
  4. 1 colher chá pimenta reino preta moída na hora
  5. 1 colher de chá de zaatar ou cominho
  6. 1 colher de chá de semente de coentro
  7. 120 ml de cachaça de amburana
  8. Canela em pau
  9. 6 cravos
  10. 1 colher de noz moscada ralada na hora
  11. 1 colher de chá de sal
Instruções de preparo

ingredientes para chutney de cebola roxa com cachaça

1. Cortar as cebolas em meia lua em fatias médias de mais ou menos 1,5cm. 

2. Reservar 1/3 da cachaça. Juntar todos os outros ingredientes em uma panela com 1 xícara de água e levar ao fogo baixo até reduzir bem. O ideal é que fique seco e uniformemente roxo escuro.

3. Retirar do fogo e remover os cravos, canela e louro. Acrescentar o restante da cachaça, mexer com vigor e deixar esfriar em temperatura ambiente.

 
Dicas Harmonização: mesmo sendo um acompanhamento o chutney é muito aromático e bastante persistente no paladar graças às especiarias. Ele destaca uma sequência de sabores e aromas e permanece no paladar. Sugiro que acompanhe com uma boa cachaça com envelhecimento em jequitibá ou carvalho europeu. A união das especiarias presentes nessa caninha enriquecerão ainda mais a experiência que, em minha ousadia, digo que se aproxima de um feitiço do bem.
Rendimento 10 porções

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Isadora Bello Fornari

Isadora Bello Fornari

É uma apaixonada por gastronomia e uma estudiosa do destilado brasileiro. Assim como a cachaça que bebe, Isadora é uma mulher de personalidade que acredita na valorização da cultura nacional através dos seus ingredientes.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários

  1. Pingback: Chutney de cebola roxa com cachaça | Vô Milano Cachaçaria