Receitas

Chantilly de cachaça do Rubaiyat

Print Friendly, PDF & Email

Chantilly de cachaça é a nova receita trazida pela Isadora Fornari após visitar o Rubaiyat no Rio de Janeiro.

Transmitir a alma em sabores é uma das coisas que considero mais encantadoras na gastronomia. Quando pensamos sobre isso, muitos já imaginam pratos complexos e difíceis de executar ou elaborados por chefs inacessíveis. Mas não é necessariamente assim. É possível, com um simples detalhe, em um prato de receita super conhecida traduzir uma inspiração profunda.O grupo Rubaiyat é uma das principais referencias quando se trata de qualidade em serviço e sabores do Brasil. Possuem unidades por muitas capitais no pais e em outros continentes.

fachada_rubaiyat
A receita para conquistar tantos paladares pelo mundo é simples: procedência, qualidade e originalidade. As suculentas carnes servidas vem da fazenda do próprio grupo e todos outros ingredientes refletem opções embasadas na excelência.O cardápio oferece opções de carnes, peixes, frutos do mar e entradas de combinações de personalidade refinadas e surpreendentes. No Rubaiyat Rio, além da vista embasbacante para o horizonte carioca, a casa mantém a essência brasileira nos sabores sem esquecer o turbilhão de novidades e tendências da gastronomia.
rubaiyat dentro

Foto de Rodrigo Azevedo

O Chef Paulo Alves é responsável pela patisserie dessa unidade do distinto Jardim Botânico. Nascido em Fortaleza, é um homem que impressiona pela simplicidade e dinamismo. Olha, não é fácil acompanhar a velocidade dele. Imagino que seja justamente por essas características que ele está há 32 anos no grupo. Comandou casas em SP e carimbou o passaporte para atuar em Madrid e México.
paulo e baunilha rubaiyat

Sua personalidade se reflete nas criações. Com a adição de cachaça numa receita bem popular ele alterou totalmente o chantilly. A escolha da cachaça branca resultou da intenção de contrastar o doce do creme com a picância e frescor de uma cachaça nova.Lá eles servem o chantilly acompanhando três sobremesas: o pudim, quindim e folheado de doce de leite e creme de confeiteiro justamente para não deixar a composição enjoativa.

tres sobremesas do rubaiyat
Quando for escolher a sua para essa receita de preferencia àquelas que possuem um cheiro marcante da cana e que causem uma reação estimulante na sua língua.Fiquei comovida e deliciada com essa receita singela e ao mesmo tempo surpreendente.
Agradecimentos: Maître Erlandes Freitas e Daniella Wolf
Autor(a) Paulo Alves
Ingredientes
  1. 1 colher sopa de açúcar cheia
  2. 500ml de creme de leite fresco
  3. 80ml cachaça nova
  4. 1 fava de baunillha
Instruções de preparo
ingredientes para chantilly com cachaça
 
1. Raspar a fava de baunilha com uma faca. 
 

2. Colocar todos ingredientes, menos a cachaça, na batedeira até que fique firme.

3. Quando atingir cremosidade uniforme, acrescentar a cachaça e misturar delicadamente ate que incorpore ao creme. 

folheado com chantilly de cachaça

Dicas Servir o chantilly de cachaça como acompanhamento ou cobertura de frutas, doces, bolos, cafés…
Fotos

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Isadora Bello Fornari

Isadora Bello Fornari

É uma apaixonada por gastronomia e uma estudiosa do destilado brasileiro. Assim como a cachaça que bebe, Isadora é uma mulher de personalidade que acredita na valorização da cultura nacional através dos seus ingredientes.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *