Receitas

Caipirinha de Jabuticaba

Print Friendly

Quem não gosta de uma caipirinha? A receita tradicional é com limão, mas num país com tantas frutas como o Brasil, decidimos usar uma fruta autenticamente brasileira, a jabuticaba.

Foto Caipirinha de Jabuticaba

A jabuticabeira é uma árvore que cresce e se desenvolve facilmente e seu pé geralmente sempre dá muitos frutos sem que a gente precise se preocupar muito com o seu cuidado. E essa abundância toda de frutos desperta algo muito bacana nas pessoas. Quem nunca ganhou de um vizinho ou de um parente uma bacia cheia de jabuticaba? Jabuticaba dificilmente se compra, jabuticaba a gente colhe no pé ou ganha de alguém. E esse é o seu encanto.

Dizem até que Conde do Pinhal (fundador da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo), quando saía em viagem a trabalho pela Europa, pedia que seus funcionários enviassem um telegrama avisando quando as incontáveis jabuticabeiras que ele tinha em sua fazenda ficassem em flor. Assim que recebia o telegrama, ele pegava o primeiro navio a vapor e voltava para o Brasil. O tempo de viagem era o suficiente para que as flores dessem lugar a frutos maravilhosos nos galhos e troncos das jabuticabeiras.

Para a nossa receita de caipirinha de jabuticaba escolhemos também um ingrediente especial: uma cachaça envelhecida em carvalho. A cachaça que utilizamos foi a Santo Mario Ouro, que é produzida em Catanduva, interior de São Paulo. A cachaça descansa por 2 anos em barris de carvalho que ficam numa espécie de “Mina de Ouro”, uma área subterrânea que ajuda a preservar a temperatura sempre uniforme, como largamente empregado no envelhecimento de vinhos.

Nesse vídeo, a chef Bia Goll ensina o passo a passo para o preparo da Caipirinha de Jabuticaba e nos dá mais informações interessantes sobre os ingredientes.

Prepare a sua e nos conte o que achou!

Autor(a) Chef Bia Goll
Ingredientes
  1. 2 doses de Cachaça Santo Mario Ouro
  2. 1 punhado de jabuticabas (5-6 unidades)
  3. 2 colheres de café de açúcar mascavo
  4. gelo
Instruções de preparo
  1. Em um copo, coloque as jabuticabas e adicione as duas colheres de café de açucar mascavo.
  2. Com um socador, macere bem as frutas para retirar o máximo possível de polpa.
  3. Acrescente gelo até completar o copo.
  4. Acrescente as duas doses de Santo Mario Ouro.
  5. Mexa bem com uma bailarina ou com um canudo.
Dicas O carvalho equilibrou bem com a jabuticaba e o açúcar mascavo. Devo confessar que essa não é uma das caipirinhas mais bonitas, mas posso garantir que fica muito gostosa! Recomendo que ela acompanhe uma boa carne, como uma costelinha de porco.
Rendimento 1 porção

Prepare a sua caipirinha e nos conte o que achou nos comentários abaixo. Se gostou dê sua nota nas estrelas acima.

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Bia Goll

Bia Goll

Experiência na gastronomia paulistana, muitas viagens no currículo e uma incansável curiosidade gastronômica! Ela é a chef do charmoso Otto Bistrot em São Paulo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

7 comentários

  1. SE EU FIZER COM CACHAÇA COMUM DÁ UM RESULTADO LEGAL, E SEU EU TROCAR O AÇÚCAR MASCAVO POR LEITE CONDENSADO TAMBÉM????? RSRSRSRS QUERO MODIFICAR TODA A SUA RECEITA NÉH?!, MAS É PORQUE EU FAÇO BOMBONS, E OS BOMBONS DE DRINKS VENDEM MUITO BEM MAS O RECHEIO TEM QUE SER MAIS CREMOSO E CONSISTENTE. PARABÉNS PELAS IDÉIAS DIFERENTES E OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  2. Imagino que essa caipirinha tenha ficado muito boa, vou experimentar. Eu costumo deixar a jabuticaba descansando na cachaça, por pelo menos seis meses, certa vez, esqueci uma garrafa por cerca de sete anos e o resultado ficou ótimo, me arrependi de não ter deixado um volume maior, afinal, depois que a encontrei, ela não durou muito mais tempo…….rsrsrs.