Isadora Fornari foi até Copacabana descobrir a receita de bolo de laranja com calda de cachaça da chef Silvia Garcia do Meloá
Esse projeto sobre cachaça na culinária me trouxe gratas surpresas. Descobri muitos chefs que usam a nossa bebida nacional em suas composições justamente pela riqueza sensorial. A cachaça está mais presente em nossos dias de forma positiva do que imaginava. Hoje convido você a comer um bolo de laranja com calda cremosa de cachaça no seu chá da tarde.
Não é mais novidade mulheres adoradoras de cachaça. Eu sou um exemplo. E tive o prazer de conhecer recentemente aqui no Rio, mais uma. A Chef Silvia Garcia, proprietária do Meloá. O bistrô cheio de brasilidade que oferece comidinhas e doces que tem gosto de infância em Copacabana.
A sensação que temos ao provar suas receitas é um regresso à casa da vovó, que temperava tudo que você comia com o melhor condimento do mundo: amor. Para carregar em seus sabores esse aconchego e memória afetiva ela fez muitos cursos no exterior e tem passagem pelos premiados restaurantes Oro, do Felipe Bonze e Olympe, dos Troisgros.
Além disso, ela adora cachaça e faz uso da nossa caninha para enriquecer ainda mais os sabores e personalidade das suas criações.
Ela compartilhou comigo uma de muitas receitas que ela usa a bebida nacional brasileira. O destaque é a calda cremosa feita com cachaça envelhecida em carvalho americano. No caso ela cobriu um bolo de laranja mas você pode usar para cobrir outros bolos e também compor doces com ela.
1. Para preparar a calda bata tudo na batedeira ate que fique sem nenhuma “pedrinha”, cremoso e uniforme. 1. Bater as claras em neve e reservar. 2. Bater o açúcar com manteiga até ficar branquinho, adicionar as gemas uma a uma. 3. Peneirar farinha de trigo com o fermento e adicionar a mistura com os ovos alternando com o suco. 4. Adicionar claras em neve. 5. Forno médio por 1 hora ou até que fique douradinho. 6.Molhe o bolo com um pouco de suco de laranja e cubra com a calda deixando escorrer. Decore com raspas de laranja, laranja desidratada e se quiser borrife um pouco de cachaça.
Autor(a)
Silvia Garcia
Ingredientes
Calda cremosa de cachaça
Bolo
Instruções de preparo
A calda de laranja com cachaça:
O bolo:
Dicas
Harmonização: o perfume suave da laranja e abaunilhado da calda cremosa serão valorizados com uma cachaça blend de carvalho com amburana. As notas de especiarias, mel, canela e passas completam essa hora doce com mais um pouco de dengo.
Rendimento
6 porções
Fotos
Amei,vou fazer o bolo de laranja.
Posso colocar outro tipo de cachaça ?
Numa garrafa de pinga de boa qualidade,quantas amburanas devo colocar
Esta semente eu a encontro fácil