Receitas

Biscoito de Polvilho da Vó Nica

Print Friendly

Aprenda aqui como preparar uma receita fácil de biscoito de polvilho com farinha de milho e polvilho azedo. Uma deliciosa receita mineira da Vó Nica!

Cachaça e Gastronomia 2014
Faça o download do Cachaça e Gastronomia 2014 – livro criado pelo Mapa da Cachaça em parceria com o Ministério da Cultura.

O biscoito de polvilho ou simplesmente biscoito (tudo o mais pra nós, mineiros, é bolacha!) é uma das minhas “quitandas” favoritas. Branquinho, super leve e crocantíssimo, é uma instituição da cozinha mineira, e muito conhecido em várias outras regiões do Brasil também. Quando meus pais compravam pra gente, o que não era muito comum, era uma festa! Chegava aquele pacotão de papel pardo da padaria, transbordando de biscoitinhos ainda quentinhos, recém-saídos do forno.

Biscoito de Polvilho

Biscoito de Polvilho da Vó Nica

Até de biscoito murcho eu gostava! Já a Pompom, gata angorá que era o xodó da minha avó, só comia biscoito do dia – luxo que ela fazia questão de alimentar, pra desgosto e profundo ciúme de todos os netos (que, sem remédio, acabavam indo pr’um canto mordiscar os biscoitos de dias anteriores, morrendo de inveja!).

Além do biscoito branquinho e levíssimo, as padarias de Guaranésia vendiam outros tipos, como o biscoitão argolão, que era – como o próprio nome diz – um argolão do tamanho do rosto de uma pessoa, ou de uma criança (é assim que me lembro dele), “duro de roer”, mas cheio de sabor. Havia a versão doce e a salgada, minha predileta.

Mas o melhor biscoito de polvilho, mesmo, era o biscoitão que essa minha mesma avozinha, Nica, fazia, muitas vezes assando-o no fogão de lenha. Apesar do “ão”, ele não era tão grande quanto o argolão, mas tão rústico quanto, tanto em sabor quanto em textura – um pouco por causa da farinha de milho. Esse, sim, dava gosto mordiscar, por muito e muito tempo, para que não acabasse nunca! Quando a gente ganhava um desses, até esquecia os privilégios da Pompom…

 

Autor(a) Elisa D. Teixeira
Ingredientes
  1. 1 xícara (70 g) de farinha de milho
  2. 1 xícara (250 ml) de leite integral
  3. 3 xícaras (500 g) de polvilho azedo
  4. 200 ml (pouco mais de 3/4 de xícara) de óleo ou banha
  5. 1/2 a 3/4 de xícara de água
  6. 3 1/2 colheres (chá) de sal
  7. 3 ovos
Instruções de preparo

Ferva o leite e despeje sobre a farinha de milho. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos, até que esfrie.

 

Aqueça o óleo com 1/2 xícara de água e o sal. Despeje sobre o polvilho para escaldar. Mexa bem com uma colher de pau até que possa pôr a mão, então “esfarele” a massa entre as palmas e os dedos, separando bem os grumos (veja as Dicas).

 

Junte os ovos à farinha de milho com leite. Misture bem. Junte essa mistura ao polvilho escaldado e misture bem. Se necessário, junte o 1/4 de água restante (fervente) para obter uma pasta lisa e firme.

 

Coloque a massa num saco de confeitar sem bico, ou com um bico liso largo.

 

Pingue os biscoitos sobre uma assadeira forrada com papel manteiga untado, ou diretamente sobre a fôrma untada, deixando um espaço entre eles, pois dobram de volume.

 

Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC (quente / 425ºF) e asse por 25-35 minutos, até que estejam bem dourados e sequinhos por fora.

 

Guarde em recipiente bem fechado, depois de frios (se sobrar algum!).

 

Dicas O polvilho também pode ser escaldado na batedeira. Despeje o óleo com água e sal quentes sobre o polvilho com a batedeira ligada na velocidade mais baixa. Bata até que a massa esteja bem esfarelada e o líquido tenha sido absorvido homogeneamente.
Rendimento 30 porções

O que acharam da receita de biscoito da Vó Nica? Contem pra gente o que acharam nos comentários.

receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Rotulos de Cachaça
Elisa Duarte Teixeira

Elisa Duarte Teixeira

Elisa Duarte Teixeira é culinarista: adora tudo que tem a ver com cozinha. Fez dessa paixão seu tema de estudo, seu ofício, e sua arte. É tradutora especializada em culinária e autora do blog Authentic Brazilian Cuisine.(http://authenticbraziliancuisine.blogspot.com/)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

80 comentários

  1. TAVA PROCURANDO ALGO DIFERENTE PARA FAZER PARA MEU FILHO E AÍ ME DEPAREI DIANTE DESSA MARAVILHOSA RECEITA QUE PARA VARIAR TEREI QUE FAZER MUITAS VEZES POR AKI POIS ELA É SIMPLISMENTE MARAVILHOSA.OBRIGADO!!!

  2. Muito boa a receita.. O biscoito fica sequinho e delicioso!!! Obrigada.. agora vai virar receita da família!!!

    • Oi
      Você fez com fuba de milho ou com a farrinha de milho Biju
      Eu não entendi qual e a farinha de milho que diz na receita
      Obrigado

  3. Nossa, gente, que bom que gostaram do biscoitão – não sabia que tanta gente estava experimentando e gostando! Acho que preciso visitar esta página mais frequentemente!
    Abraços e muito obrigada pelos comentários!

    Elisa

  4. Obrigada, Edna! Fico feliz que tenha gostado. Acho que vou fazer uns hoje, pra matar a saudade.
    Abraço,

  5. Olá,estava procurando uma receita de biscoito fofo mineiro e qual foi a minha surpresa quando achei a sua!!Minha vó se chama Sulida, carinhosamente chamada de NICA,atualmente mora em Sete Lagoas e está muito doente :( será que somos primas? Bom não sei,mas se formos me manda um e-mail contando quem são seus pais…Quanto a receita,vou experimentar com certeza é deliciosa! Um abraço!

    • Oi Daniela!
      Obrigada pelos comentários. Acho que não somos primas não – minha vó se chamava Teresa, e viveu a maior parte de sua vida em Guaranésia, Minas Gerais.
      Espero que sua avó esteja melhor e que tenha testado e aprovado a receita do biscoitão.
      Grande abraço,

      • Fiz e deu super certo!!! Uma delícia e muito fácil de fazer…só que no outro dia alguns murcharam…minha mãe disse que foi porque não ficou tempo suficiente no forno,da proxima vez deixo um pouco mais. Mas até os murchos ficaram saborosos!!!

  6. Fiz hoje este biscoito, mas como não tinha a quantidade necessária de polvilho azedo, completei com o doce. Foi um sucesso o lanche em família.
    Obrigada.

  7. Olá Miriam, tudo bem?

    Fico feliz que tenha aprovado a receita! Bom saber que dá pra substituir parte do polvilho azedo por doce – eu moro nos EUA e, não sei porque, aqui é muito mais fácil achar o doce do que o azedo!
    Hoje tá um dia frio e chuvoso por aqui… acho que vou fazer uns também!
    Grande abraço,

    Elisa

  8. Gostei muito do biscoito . A receita é perfeita. Não tem erro
    Lembrei de minha mãe. Obrigada.

  9. Fantástico! Parabéns a Vó Nica ,acabei de fazer é maravilhoso aqui está nevando e esses biscoitos não esquentaram somente minha casa , mas principalmente meu coração , voltei no tempo da minha infância. Obrigada por ter compartilhado esse tesouro de família.Deus a abençoe grandemente.ObS meu Cãozinho Tb amou.

    • Fátima, seus comentários aqueceram meu coração, que também anda gelado com a friaca sem fim que está fazendo aqui em Ann Arbor! Obrigada pelas bençãos, e não vai dar muitos biscoitos pro seu cachorrinho que ele fica com dor de barriga!!! :o)
      Abraço,

  10. Bom dia .
    Encontrei esta receita no site e vou fazer hoje ,já coloquei a farinha de molho.
    Entre muitas foi a que mais me chamou a atenção.
    Assim que estiverem prontos colocarei a minha opinião .
    Tenho certeza que ficarão ótimos!
    Obrigada!

  11. Parabens Vóvo NICA,receita ótima.Já fiz receita varias vezes e todos gostaram muito,muito.
    Um Abraço carinhoso para a SENHORA.Sds Santos

    • Obrigada, Santos! Fico feliz de saber que o biscoitão da minha vó fez sucesso aí na sua casa também.
      Grande abraço,

    • Oi Lili, tudo bem?
      Obrigada por seu comentário! Fez o biscoito? Ficou gostoso?
      Esta semana quero ver se faço aqui em casa e asso no forno a lenha – hummm, mal posso esperar!
      Abraço,

  12. estava procurando essa receita , porque me lembrava que era assim que minha mãe fazia e ficava muito bom
    mas eu não lembrava as quantidades, vou fazer tenho certeza que vai ficar maravilhoso.

    esta é a mesma receita que minha mãe fazia , fica maravilhoso.

    • Oi Priscila, tudo bem?
      Me desculpe, não havia visto sua mensagem! Que bom que você gostou da receita do biscoitão. Hoje está um dia chuvoso por aqui, acho que vou fazer uns pra lembrar da Vó Nica!
      Abraço,

  13. MINHA AVO FALECEU HA 28 ANOS DE REPENTE ME LEMBREI DESSES BISCOITOS E PROCUREI A RECEITA NA INTERNET TOMARA QUE FIQUEM BONS PARA QUE POSSA MATAR AS SAUDADES MINHAS E DE TODA A FAMILIA ESTAO NO FORNO

    • Oi Regiane, tudo bem?
      E aí, como ficaram os biscoitos? Deu pra matar (ou aumentar!) as saudades da sua querida avó? Espero que sim! Ontem conversei com minha mãe e ela me contou que fez doce de laranja e abacaxi com meu tio, no tacho de cobre, no cozinhão da fazenda onde minha vó costumava assar esses biscoitos no enorme forno a lenha… Deu muitas saudades dela também!
      Grande abraço,

  14. Oi, Elisa!

    Amei sua receita, principalmente porque já havia testado várias, que não deram certo, pois o biscoito não cresceu.
    A sua (ou a da Vó Nica) deu super certo, e olha que eu não coloquei leite (substituí a xícara de leite por água), pois tenho alergia à proteína do leite de vaca e não tinha leite de arroz no momento…
    Muito obrigada por compartilhar esta delícia!!!

    • Oi Edna, tudo bem?

      Que bom que você gostou da receita! Fico feliz de saber que fica bom com água também, pois eu também tenho um pouco de intolerância à lactose. Eu imagino que ele fique mais crocante com água, pois o leite geralmente tem efeito amaciante nos assados… Agora se um dia tiver o oportunidade, asse esses biscoitos num forno pra pizza (ou outro a lenha) – aí ficam divinos!
      Grande abraço e obrigada pelo comentário.

  15. Oi Elisa,
    Fiz o biscoito ontem, acompanhei a receita ao pe da letra, os biscoitos ficaram com o gosto otimo, mas ficaram duros. Tentei assar por menos tempo, mas ao esfriarem, tambem ficaram duros. Sera que posso fazer algo para corrigir isto?

    • Oi Denise, tudo bem?
      Esses biscoitos são meio duros mesmo, têm uma textura mais grosseira, por causa da farinha de milho… Mas eles devem crescer e ficar rendados por dentro. Se não ficaram, talvez você tenha que colocá-los em forno mais alto no começo, pra que crescam rápido, antes de começarem a secar por dentro.
      Me conta se deu mais certo da segunda vez! Tomara que sim.
      Abraço e obrigada pelo comentário.

  16. Fiz com 31/2 xícaras de polvilho,4 ovos.Apos misturar as duas massas,estava muito seco,então coloquei quase um copo de agua quente para darponto de espremer no saquinho.
    Ficaram DELICIOSOS!melhor receita de biscoito com polvilho que já fiz!

    • Oi Adriana, tudo bem?
      Quebom que gostou da receita, e até já deu seu toque especial a ela! Faz tempo que não faço os biscoitões, fiquei com vontade… Acho que vou testar amanhã, com suas sugestões.
      Abraço,

  17. Fui `a Minas pela segunda vez , comi esses biscoitos ,e, procurei uma receita que com o fubá ,segundo um conhecido mineiro .Então ,acho que é essa!! Vou testar!!!

  18. OLHA ELISA AMO DE´PAIXÃO FAZER ESSAS RECEITAS TRADICIONAIS, APRENDIR COM MINHA FALECIDA MÃE QUE, ERA “BOLEIRA´´
    DE MÃO CHEIA.VOU FAZER ESTA GULOSEIMA E ESPERO QUE FIQUE DELICIOSA.

    • Olás Judith e Carmem,

      Obrigada por seus comentários! Espero que tenham feito os biscoitos da minha vó Nica e que tenham gostado. Aqui está um frio terrível – só mesmo um biscoitão destes com um café bem passado pra me aquecer o coração e amainar um pouco a saudade do Brasil num final de semana de Carnaval!
      Grande abraço,

  19. Oi Elisa! Achei essa receita super interessante e, no feriado minha mãe eu iremos fazê-la, só uma pequena dúvida: A xícara a ser usada para medir os ingredientes é a xícara de chá?

    • Olá Andréia! Muito obrigada pelo comentário. Sim, a xícara é a xícara padrão, de chá, 240ml. Depois me conta como ficaram! Espero que você e sua mãe se divirtam e gostem do resultado final
      Abraço

    • Olá,
      Obrigada por enviar sua pergunta. A farinha de milho a que me refiro é aquele em flocos (que chamamos, em Minas, de “farinha de milho” – a farinha fina feita do milho seco moído chamamos de fubá). De qual região você é? Já havia recebido esta mesma pergunta antes, e não sabia dessa diferença regional de terminologia!…
      Espero que goste da receita.
      Abraço,

  20. Elisa eu também tive uma avó mineira e ela fazia um biscoito de polvilho que chamavam de “canelinha de veado” era fininho e uma delícia. Perdi a receita, por acaso você conhece ? O que sei é que o biscoito era primeiro colocado em água fervendo e posteriormente assado no forno.
    Se souber me passa a receita por favor.

    Luiz

    • Obrigada, Karina! Fico feliz que tenha gostado da receita. Vou experimentar com queijo um dia desses.
      Abraço,

      Elisa

  21. Elisa,
    Olá Elisa tudo bem?
    Fiz sua receita ficou deliciosa,os biscoitos cresceram,tirei do forno comi um ainda quente
    mas gostaria de saber onde errei porque mucharam todos quando esfriaram mas não ficou borracha.
    bjs.
    dione

    • Oi Dione, tudo bem?
      Desculpe a demora na resposta – o email se perdeu na caixa postal com o trabalho acumulado.
      Olha, eu não sei dizer o que pode ter acontecido com seu bisoito… Você assou bem, até ficar bem sequinho por dentro? Ele fica melhor mesmo no dia que faz, depois que esfriar, tem que guardar em pote hermeticamente fechado.
      Abraço,

  22. Também gosto de culinaria,apesar de não ter muito tempo pois sou trabalhadora da área de saúde…

  23. OI…vou testar a receita com flocos de milho pré-cozido…adorei a foto de “farinha” de milho. Aqui no RS, onde eu moro, a gente chama de farinha de milho o que se usa para fazer polenta, o milho seco em grão moído bem fino. Essa polenta original demora para ficar pronta!E tem toda uma rte para mexer e cozinhar… Já, a polenta com os flocos de milho, nas marcas Polentina ou Milharina, a polenta fica pronta em 10 minutos…é polenta urbana….Beijos pra ti!!!

    • Oi Maria José, tudo bem?
      Feliz Ano Novo!
      Obrigada pelo comentário, mas eu reafirmo: a nossa “farinha de milho” não é a mesma coisa que o milho flocado (Milharina, etc.). É a sua “farinha de milho”(que nós chamamos de fubá) cozida em chapas quentes para formar lascas, ou “flocos”. Veja neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wai-Hfgntjk
      Beijo grande, e me conta depois como ficou o biscoito.

  24. Oi Elisa, acabei de fazer o biscoito da Vo Nica de sua receita e ficou perfeito, ate vou levar um pouco pro meu netinho que vive no piso de cima, eu vivo no basemant aqui em Bridgeport CT e ta um friu danado hoje, 5 negativos, bom pra comer biscoito kkkkk nao trabalhei hoje por isso to comendo biscoito bom. Obrigado pela receita, beijus.

  25. Bom dia gostaria de saber ser vocês fabrica beiju e entrega em qualquer lugar do rio de janeiro

  26. hoje o tempo frio esta pedindo um biscoito mineiro vou fazer estou animada com essa receita
    obrigada…..ELISA

  27. A receita é perfeita o meu ficou ótimo. Te de bom. Será q pode guardar a massa p assar no dia seguinte?? Obrigada pela dedicação sua linda. Bjs

  28. Boa receita. Excelentes biscoitos. Acertei na primeira vez, com alguns reajustes, como mais água até dar ponto. Não usei a mesma quantidade de sal.

  29. Elisa, muito obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa!!!! Fiz e ficaram deliciosos… Confesso que há muito tempo eu, minha Mãe e irmã (minhas companheiras de aventuras na cozinha.. rs) procurávamos uma boa receita de biscoito de polvilho. E…. Eis que a encontramos… Como é bom testar uma receita e encontrar um resultado tão positivo, como nesta receita da Vó Nica… Obrigada, mais uma vez… :)

  30. Paresce ser muito bom so queria saber depois de feito sobrando bastante ele fica na mesma forma e gostoso dias depois obrigado

  31. Acabei de fazer aq e estou assando so tenho uma duvida eles ficam soltando oleo mesmo ou precisa assar mais ? Ta dourado mas qdo abro a airfry (q costumo assar nela airfry da polishop) vejo q ta soltando oleo eh assim msm ?

  32. Acho que, com a sua receita, vou conseguir matar a vontade dos biscoitos que minha mãe fazia. Obrigado.

  33. Adorei a receita! Deliciosa! Como não tinha farinha de milho bati no liqüidificador o flocos de milho pra ficar fininho e deu super certo

  34. Fiz a receita e não esfriou de jeito nenhum, e nem deu pra guardar e o pote ficou vazio … Portanto acho que a receita não deu certo 😁😋😋😋😍😍😍😘😘! Deu errado a visita não deixou se quer um para mostrar pra quem nunca viuuu!! AMEI!

    Obrigada!

    Norma Figueiró.

  35. Ola
    Gostaria de saber se esse é aquele biscoito que fica meio oco meio aerado por dentro?
    E se é aquele que fica grande, pois ja testei varias receitas e não fica leve fica pesado e duro.
    Esse fica leve?
    To doida pra experimentar mas não quero me frustar mais uma vez.
    Obrigada

  36. Gosto destas receitas, são precisas, saborosas e dao certo. É o que a gente quer fazer. Grata e continuem com sucesso.