Receitas

Bife a rolê

Print Friendly

Elisa Teixeira prepara uma deliciosa receita de bife rolê rápida, com ingredientes que costumamos ter em casa (bacon, cenoura, tomate) e muito barata.

Receita de Bife a Rolê

Para fazer essa receita de bife a rolê aqui nos Estados Unidos encontrei meu primeiro desafio. Uma das coisas que uma pessoa que cozinha vai perceber quando mudar para os EUA é que praticamente todos os cortes de carne bovina daqui (com algumas raras exceções, como o lagarto e o filé mignon) são diferentes dos cortes brasileiros.

Devido à falta de mão-de-obra especializada, eles optaram por segmentar o boi mais ou menos como fizeram com os 50 estados: com cortes retos que, em geral, não respeitam a anatomia dos músculos ou do esqueleto do animal. Isso torna a busca de equivalências entre os cortes praticamente impossível (e digo isso com conhecimento de causa – o tema é uma dor de cabeça em qualquer tradução culinária). Outra grande diferença é que o gado come basicamente milho, em vez de pastar, o que dá um sabor bem diferente à carne. Enfim, eu, que já não comia muita carne vermelha, passei a comer menos ainda aqui, embora o Texas tenha as melhores carnes que já comi nos EUA.

Mas eu aprecio o sabor da carne vermelha, e pelo menos umas três vezes por mês preparo algum prato em casa. Esta semana, fiz uma receita de bife a rolê pela segunda vez. Na primeira, um casal de amigos jantou em casa. Eu, envergonhada, me desculpei com o marido italiano por minhas modestas bacciolas. Sabe o que ele me disse? Que nunca tinha ouvido falar ou comido as tais – deve ser uma coisa bem regional, como quase tudo na Itália… Mas gostou muito, e fiquei contente (os italianos são tão exigentes pra comida!).

Minha mãe fazia bife a rolê com frequência. Me lembro da gente se divertindo com o desenrolar da linha de costura fininha e comprida que ela usava pra prender a carne. É uma preparação relativamente rápida, com ingredientes que costumamos ter em casa (bacon, cenoura, tomate) e muito barata. O fato da carne mais dura ser cortada bem fina e batida com o martelo a torna mais macia. Com a ajuda do bacon e do cozimento prolongado, um corte relativamente barato – como o patinho, o coxão mole ou o coxão duro – pode se transformar num prato delicioso e bonito. Os recheios variam, mas a maioria leva cenoura e bacon (tem gente que põe pimentão, azeitona, vagem). Invente o seu!

Autor(a) Elisa D. Teixeira
Ingredientes
  1. 3 fatias de bacon
  2. 2 cenouras médias
  3. 2 ramos de cebolinha
  4. 1 colher (chá) de sal
  5. 1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
  6. 1 dente de alho picadinho
  7. 1/2 colher (chá) de vinagre
  8. 1/2 colher (chá) de óleo
  9. palitos de dente ou barbante para fechar os rolinhos
  10. 1 colher (sopa) óleo
  11. 1/4 de xícara (chá) de cebola picadinha
  12. 1 colher (sopa) de massa de tomate
  13. 1-2 tomates maduros bem picados
  14. 1 xícara (chá) de caldo de carne
  15. 1 colher (sopa) de salsinha picada, para guarnecer
Instruções de preparo
  1. Bata os bifes com cuidado para não rasgar a carne. Corte em tiras de aproximadamente 10 cm de largura. Corte a cenoura e a cebolinha em palitos de cerca de 10 cm. Corte cada fatia de bacon em 3 pedaços.
  2. Faça uma pasta esfregando o alho, o sal, a pimenta-do-reino, o vinagre e o sal na tábua com a ponta da faca. Tempere os bifes com essa pasta.
  3. Para cada bife, coloque um pedaço de bacon, um palito de cenoura e um pedaço de cebolinha em um dos lados da tira de carne. Enrole bem firme e prenda com palitos de dente ou com barbante culinário.
  4. Aqueça bem o óleo numa panela de fundo grosso. Junte os bifes e vá refogando até ficarem dourados de todos os lados. Junte a cebola e refogue até murchar.
  5. Junte a massa de tomate e refogue mais um pouco, sem deixar queimar. Junte o tomate picado e vá refogando até ele começar a desmanchar. Adicione o caldo de carne.
  6. Tampe e cozinhe, mexendo de vez em quando, até os bifes ficarem macios e o molho engrossar um pouco (de meia a uma hora, dependendo da carne escolhida).
  7. Acerte o tempero, polvilhe com salsinha picada e sirva.
Dicas Se estiver com pressa, faça na panela de pressão. Siga a receita original, mas use menos caldo. Feche a panela e, assim que pegar pressão, cozinhe por 15 minutos. Abra a panela e ferva uns 5 minutos em fogo alto, para reduzir o molho.

Faça bife a rolê com fatias de lombo suíno, peito de frango ou de peru, variando o recheio conforme a carne (por exemplo: presunto cru ou cozido, palitos de abobrinha, ameixa ou outras frutas secas, folhas verdes como espinafre ou couve, lingüiça, etc.).

Espero que gostem! E comentem aqui quando prepararem o bife a rolê de vocês!

receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Rotulos de Cachaça

Elisa D. Teixeira

Elisa D. Teixeira mora nos Estados Unidos, é pesquisadora, tradutora de livros de culinária, estudante de Gastronomia e autora do blog Authentic Brazilian Cuisine

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *