Receitas

Batida de Araticum

Print Friendly, PDF & Email

O araticum é um fruto típico do cerrado brasileiro com algumas propriedades medicinais. No Mapa da Cachaça ensinamos como preparar uma deliciosa batida com o fruto.

Araticum - Cachaca

Araticum da família da Annonaceae. Foto: Maurício Mercadante

Araticum é um fruto nativo do Cerrado brasileiro. A planta tem preferência por regiões com menor déficit de umidade, como no interior de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e leste da Bahia. Mas é no norte de em Minas Gerais que o fruto é típico e muito apreciado. Segundo professor, da Universidade de Brasília-UnB, o nome araticum é derivado do tupi, podendo significar árvore de fibra rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole.

Também conhecido por marolo ou bruto, o araticum é nome dado à diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha. O maroleiro é uma árvore de 6 a 8 m de altura, com o diâmetro da copa chegando a 2–4 m, da família das anonáceas.

Resultados preliminares de pesquisa conduzida por duas universidades, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Católica de Goiás (UCG), revelam que o araticum e o pequi possuem fatores antioxidantes, sendo fortes aliados da população na prevenção de doenças degenerativas. O araticum integra a medicina das populações tradicionais da região da Chapada dos Veadeiros, Goiás, que o utilizam como regulador de menstruação, para reumatismo, feridas, úlceras, câncer de pele, fraqueza no sistema digestório, cólicas e contra diarréia.

“O quanto em toda vereda em que se baixava, a gente saudava o buritizal e se bebia estável. Assim que a matlotagem desmereceu em acabar, mesmo fome não curtimos, por um bem: se caçou boi. A mais, ainda tinha araticúm maduro no cerrado.” Guimarães Rosa em Grande sertão: veredas, pg. 372.

Nas nossas pesquisas, encontramos uma receita de batida de Araticum com cachaça. Aí vai a receita.

Referências: Biologo.com

Foto: Maurício Mercadante

Autor(a) Produzida pela Estação Ciência Mato do Açude, Jataí – GO
Ingredientes
  1. 2 xícaras de chá de cachaça artesanal de qualidade
  2. 1 lata de leite condesado de 200ml
  3. 2 xícaras de chá de água
  4. 1 xícara de chá de polpa de araticum
Instruções de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, adicionar gele e servir.

Rendimento 1 porção

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

4 comentários