Onde beber

Via Cristina

Print Friendly

Belo Horizonte é um lugar onde a quantidade e a qualidade dos bares são características marcantes. Nesta imensa lista de opções, procuro sempre lugares que ofereçam cachaças diferentes e não só aquelas sempre encontradas em todos os lugares; aliás, nem todos.

Há algum tempo um colega de trabalho, Dj Chris Varella, sugeriu-me conhecer o Via Cristina,  disse se tratar de uma cachaçaria que ficava na mesma rua onde ele morava – num bairro residencial porém, com intensa vida noturna – localizado na região centro-sul de Belo Horizonte.

Cachaçaria Via Cristina

De fato, trata-se de um local bacana, ambiente agradável, especializado na preparação de carnes e tira-gostos, tendo como principal destaque uma carta de nada mais nada menos que 707 marcas diferentes de cachaças (infelizmente ainda não deu para degustar todas, mas estamos a caminho).

Cachaçaria Via Cristina

O Via Cristina iniciou suas atividades em 1989, e até 2003 funcionava como um restaurante a quilo. Mais tarde, especializava-se em novos serviços transformando-se no que é hoje – casa de carnes e cachaçaria bar – sendo consecutivamente eleito desde 2006, pela revista Veja, um dos dez melhores happy hours de BH e a melhor carta de cachaças da cidade.

Via Cristina - Belo Horizonte - MG

Em nossa última ida ao Via, pedimos o “Coração de Leão”, uma porção de coração de frango à milanesa recheado com provolone (simplesmente uma delícia). Pedimos ainda uma porção de torresminho frito, muita água e uma tábua de degustação… é isso mesmo, uma tábua de degustação. Trata-se de um diferencial interessantíssimo aos apreciadores de genuína bebida brasileira. Tudo funciona da seguinte forma: você escolhe seis das 707 marcas disponíveis; elas, então, são servidas em copos do tipo americano pequenos, até a metade (meia dose) e você só paga a metade do preço de cada dose. Esses copos são distribuídos em uma pequena tábua de mais ou menos 30 cm, que é levada até a mesa. Dessa maneira, dá para experimentar uma variedade considerável de cachaças.

Degustação de Cachaça no Via Cristina - Belo Horizonte - MG

O atendimento oferecido pelo local é relativamente bom, ou seja, “pode melhorar”, a carta de cachaças é caracterizada por preços que variam de R$ 62,00 (para a dose mais cara) até R$ 4,00 (para as marcas mais baratas). Nessa carta ainda é apresentada a madeira da cachaça e a região onde ela é produzida; porém, quando vem a tábua, a referência que se tem são códigos, isso faz com que tenhamos que recorrer várias vezes à carta para sabermos o que estamos tomando. Dá trabalho, mas é divertido!

Cachaça - Via Cristina - Belo Horizonte - Minas Gerais

Entre as cachaças escolhidas, procurei variar as madeiras – até para conhecer sabores diferentes – entre elas: Grápia, Ypê Amarelo, Amendoim, Itaúna e Jatobá. Nessa floresta de sabores e aromas tivemos – minha esposa Karen e eu – o prazer da companhia dos amigos do Mapa da Cachaça – Gabriela Barreto, Renato Figueiredo e Felipe Jannuzzi – que, em um papo descontraído e divertido, completou a noite.

Bar Via Cristina em BH

Karen, Renato, Luciano, Gabi e Felipe no Via Cristina em BH.

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]

Luciano Davini

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *