Qual a diferença entre cachaça e aguardente?

  • Publicado 10 meses atrás

Você é fã de bebidas alcoólicas brasileiras, mas está confuso sobre a diferença entre cachaça e aguardente? Você não está sozinho! Esses três nomes são frequentemente usados para se referir ao destilado brasileiro. No entanto, há distinções importantes entre cada uma dessas bebidas que todo entusiasta deve conhecer.

Aguardente

A palavra aguardente vem do grego acqua ardentes que significa água de fogo e é o nome dado às bebidas alcoólicas que foram fermentadas e em seguida destiladas. É possível encontrar no mercado aguardentes feitas de diferentes matérias-primas como uva, banana, laranja, milho, arroz, cevada, batata, beterraba, cana-de-açúcar, mandioca, entre outros.

Muitos países possuem sua aguardente própria, representando a cultura gastronômica e a história local. O francês é reconhecido pela produção do Cognac. O alemão pelo schnaps. O escocês é famoso pelo seu scotch uísque. O peruano e o chileno têm o pisco. O coreano tem o soju. E a cachaça é a aguardente tipicamente brasileira feita a partir da cana. Dessa forma, podemos afirmar que a cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar.

No Brasil, o teor alcoólico da aguardente deve estar entre 38% a 54% e se a aguardente é misturada com algum outro ingrediente, de origem animal, como mel, e vegetal, como o limão, por exemplo, ela deve ser chamado de aguardente composta.

  • A tiquira é um destilado brasileiro feito da mandioca, portanto, é uma aguardente de mandioca.
Tiquira Aguardente de Mandioca
  • Russos e poloneses ainda não chegaram no consenso de qual país inventou a vodka. Todo caso, a vodka é um destilado neutro, de aroma e sabor sutis, na maioria das vezes multidestilado em coluna de inox, e pode ser produzida em qualquer parte do mundo a partir do trigo, da batata, da uva e até mesmo da cana-de-açúcar. Portanto, a vodka, assim como a cachaça, também pode ser uma aguardente de cana-de-açúcar.
  • A cachaça não é a única aguardente de cana do Brasil. Em julho de 2016, chegou no mercado o Virga, primeiro gim artesanal premium produzido em pequena escala do Brasil. Além de usar zimbro e botânicos em sua composição, Virga tem base alcoólica de cana-de-açúcar .
Garrafa de Virga
Virga Gim Seco do Brasil, primeiro gim brasileiro é uma aguardente de cana
Aguardente de Jambu
A Jós não é uma cachaça de jambu, mas uma aguardente composta com jambu
Garrafa de st verger para exemplificar a diferença entre cachaça e aguardente
A St Verger é uma aguardente de cana composta com pera asiática

Cachaça

A cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil com graduação alcoólica de 38% a 48%, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Caso não se enquadre nessa definição, a bebida não pode ser comercializada como cachaça e receberá a denominação de aguardente de cana. Por exemplo, um destilado de cana com graduação alcoólica de 50% só pode ser chamado de aguardente de cana-de-açúcar. Ou seja, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

Não podemos também chamar de cachaça outros destilados não providos da cana. Um destilado de caju é um aguardente de caju e não uma “cachaça de caju”. E ao adicionarmos ervas e/ou especiarias na cachaça, não é possível comercializa-la como cachaça, mas sim como uma aguardente composta. Veja mais sobre isso no nosso artigo: as cachaças que não são cachaças.

CachaçaAguardente
Produzida da destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcarÉ um destilado que pode ter como base: uva, cereais, milho, arroz, batata, cana…
Tudo cachaça é uma aguardente de canaNem toda aguardente é uma cachaça
Teor alcoólico de 38 a 48%No Brasil, teor alcoólico de 38 a 54%
É a denominação exclusiva da aguardente de cana do BrasilPode ser produzida em qualquer lugar do mundo.

Entendemos a diferença entre cachaça e aguardente. Mas e a Pinga?

O primeiro registro da palavra pinga como cachaça é de 1773. A palavra faz referência ao processo de destilação em alambique de cobre, em que o vinho de cana é aquecido na panela e seu vapor é resfriado e condensado lentamente, saindo aos pingos. Em cidades como Paraty e interior de Minas Gerais, pinga é sinônimo da cachaça de qualidade. Apesar de derivar do processo artesanal de produção, em alguns lugares, como no estado de São Paulo, a palavra faz menção à aguardente de baixa qualidade ou da aguardente industrial, adotando neste caso um sentido pejorativo.

Em 1953 Inesita Barroso cantou “Moda da Pinga” pela primeira vez, e desde então, se tornou um dos maiores símbolos da cultura caipira.

Com a marvada pinga. É que eu me atrapaio. Eu entro na venda e já dou meu taio. Pego no copo e dali num saio. Ali memo eu bebo. Ali memo eu caio. Só pra carregar é que eu dô trabaio. Oi lá…

YouTube video

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...