Amburana.com, loja da cachaça de alambique

O branco do limão não amarga a caipirinha!

Print Friendly

Durante o Cachaça Week, Mauricio Maia, especialista em cachaça, apresenta mitos, verdades e possibilidades com a caipirinha, o coquetel mais famoso do Brasil.

Caipirinha tradicional - mestre derivan

Aprenda mais sobre a nossa famosa Caipirinha

Marcada para as 19h30 da quinta-feira (24), no restaurante Rota do Acarajé, o workshop “A Caipirinha. Mitos, verdades e possibilidades” será apresentado por Mauricio Maia, colunista especializado em cachaças de O Estado de São Paulo. Ele irá quebrar alguns mitos sobre a caipirinha. Entre os mal-entendidos, serão combatidas questões como a de o miolo do limão amargar o drinque e a de que cachaça envelhecida não presta para preparar a receita.

Mauricio Maia - o cachacier

Batemos um papo com Maurício para dar uma palhinha sobre a aula.

Quer dizer então que o miolo do limão não amarga a caipirinha?

Claro que não. Aquela parte é só fibra. Se você coloca na boca vai perceber que ela é inclusive mais fraca, tem o sabor muito mais delicado do que a fruta inteira. O problema é que a fibra aumenta a necessidade de se empregar força na hora de macerar o limão, daí vai amargar mesmo. A casca do cítrico é que amarga. Se você tirar o miolo da fruta e amassar feito um purê de batata, vai amargar da mesma forma. Para provar isso, durante o workshop, vou servir o miolo para as pessoas provarem e acabar com esse mito de uma vez.

Tem mais algum mito que você pode revelar sem entregar demais a aula?

Caipirinha só pode ser feita com cachaça branca. Essa é uma das maiores bobeiras que eu já ouvi. Cachaça envelhecida presta, e muito, na hora da confecção do drinque. É claro que você precisa observar as características das madeiras. Por exemplo, se Amburana e Carvalho Americano adicionam características bastante adocicadas ao líquido, eu vou preparar uma caipirinha com menos açúcar. Se eu utilizo uma versão da marvada que já é ácida, eu coloco menos limão no meu drinque e por aí vai. Eu quero ensinar os participantes a observar atentamente as características individuais de cada elemento do drinque.

A Caipirinha – Mitos, verdades e possibilidades

24/11 – 19h30 – Workshop sobre caipirinha com Mauricio Maia
Rota do Acarajé, Rua Martim Francisco 529/530, São Paulo (SP) https://www.facebook.com/events/101638130321988/

Rotulos de Cachaça
receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários