Moção de Aplausos para o Cachaça e Gastronomia

Print Friendly, PDF & Email

Cachaça e Gastronomia, trabalho desenvolvido e coordenado pelo Mapa da Cachaça receberá Moção de Aplausos da Prefeitura de Piracicaba.

Mapa da Cachaça lança o Cachaça e Gastronomia 2014

Água que passarinho não bebe, quebra-jejum, daquela que matou o guarda e esquenta corpo são algumas denominações populares do aguardente de cana-de-açúcar. Consumida inicialmente entre escravos e brancos pobres, a cachaça é hoje reconhecida como patrimônio nacional e inspirou a coletânea Cachaça e Gastronomia 2014. Como forma de enaltecer a pesquisa do grupo de produtores culturais e especialistas, o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) entregará a moção de aplausos 174/2014.

Produzida pelo Mapa da Cachaça em parceria com o grupo Destemperados, a publicação de 165 páginas possui o aval do Ministério da Cultura. O grupo de produtores culturais e especialistas selecionou 100 estabelecimentos em 12 capitais onde é possível encontrar boas cachaças artesanais. Há dicas de degustação, receitas e artigos que demonstram a complexidade da bebida e as diferentes culturas de produção em algumas regiões. O material – distribuído gratuitamente – tem tiragem de 12 mil exemplares e está disponível também no site do Mapa da Cachaça.

O vereador Paiva enviará cópias da moção aos profissionais responsáveis pela direção, edição, produção de conteúdo, revisão, projeto gráfico e ilustração do guia: Aline Marques BortolettoAndré Ricardo Alcarde, Bee Lucchesi, Diego Fabris, Diogo Carvalho, Eduardo Martins, Elisa Duarte Teixeira, Felipe Jannuzzi, Gabriela Barreto, Juliana Palma, Lela Zaniol, Luiza Peixe, Tatiana Tavares e Tobias Rodil.

Na justificativa da moção, Paiva destaca que a cachaça é uma bebida “sensorialmente complexa” e que o guia é útil também para turistas estrangeiros, pois todos os textos estão traduzidos para o inglês. “A publicação é importantíssima para a divulgação e preservação da cultura gastronômica do nosso país”, diz o vereador, ao citar ainda o reconhecimento da bebida, pelo Ministério da Cultura, como patrimônio cultural brasileiro.

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *