Cachaça Zé do Caixão reencarna e está de volta ao mercado nacional

  • Publicado 8 anos atrás

Com a sobrancelha arqueada, Zé do Caixão lança suas longas unhas, parece querer enfeitiçar quem o olha. A pose, para lá de performática, aparece no rótulo da cachaça que leva seu nome. Produzida pela destilaria Cachaça Sapucaia, a bebida será lançada, pela segunda vez na rede de bares Biroska, em Santa Cecília.

No primeiro flerte com o público, no início dos anos 70, um distribuidor resolveu criar o Marafo do Zé do Caixão. O interessante deste rótulo era sua forma de divulgação: Zé do Caixão tinha um quadro no Programa Silvio Santos e ao invés de receber cachê, ele ganhava um espaço para divulgar a cachaça.

No dia 31 de outubro de 2015, a Cachaça Zé do Caixão é relançada em parceria com o produtor Alexandre Bertin da cachaça Sapucaia. Na data, o Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) celebrava o Halloween com a abertura da mega exposição sobre o lendário personagem de José Mojica Martins. 96 exemplares foram disponibilizados.

Em dezembro, a aguardente dá um passo além dos admirados de Zé do Caixão e adentra o circuito de bares e restaurantes de São Paulo. Sobre esta nova etapa e as características da bebida, Alexandre Bertin falou ao Mapa da Cachaça. Confira abaixo alguns trechos da entrevista.

Mapa da Cachaça – Alexandre, nos conte um pouco sobre esta nova fase da Cachaça Zé do Caixão.

Alexandre Bertin – Nós continuamos querendo atender os fãs do personagem, mas agora vamos também para bares e restaurantes. Tem muitos estabelecimentos  que a gente quer colocar o produto. E tem também um público simpatizante que são os cineastas, as pessoas ligadas ás áreas de cinema e cultura.

MP – Voltando um pouco no tempo, como aconteceu o convite para produzir a cachaça?

AB – A Liz Marins, filha do Mojica, decidiu fazer uma nova cachaça com a marca Zé do Caixão. Ela conversou com algumas pessoas e eu fui indicado. O processo foi muito rápido, e entendemos o desejo dela e desenvolvemos o produto.

MP – Qual o perfil da bebida produzida e do consumidor que querem atingir?

AB – A ideia era fazer um produto acessível que pudesse ser adquiridos pelos fãs. Tinha que ser uma excelente cachaça com um custo benefício ótimo.

MP – Quando vocês fizeram o lançamento no MIS, a garrafa era diferente, era âmbar. Agora, optaram por uma transparente. Por que a mudança?

AB – O produto que mostramos no MIS no lançamento da exposição foi um lote para aquele dia, somente 96 garrafas que fizemos , uma cortesia para o Ze do Caixão, numa garrafa que achamos que é bem legal para ele. Nada impede que façamos novas pequenas edições exclusivas. A garrafa transparente foi usada porque queremos mostrar corretamente o produto de qualidade que estamos fazendo para ele, dentro de um formato que o consumidor de cachaça de qualidade gosta, para ver o liquido.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...