Cachaça doMinistro de Alexânia (GO) lança sua primeira branquinha

Print Friendly

Carlos Átila, produtor da Cachaça doMinistro, fala com o Mapa da Cachaça e explica seus motivos para o lançamento da sua primeira cachaça branca.

Cachaça doMinistro se prepara para lançar sua primeira cachaça branca. Será uma cachaça que não passará por nenhum tipo de madeira, dando destaque aos aromas e sabores primários da cana-de-açúcar e secundários do processo de fermentação. O novo produto, produzido pelo alambique de mesmo nome, estreia no mercado no primeiro semestre de 2016.

Carlos Atila, cachaça do ministro

Carlos Atila, produtor da Cachaça doMinistro de Alexânia (GO)

Para saber mais detalhes do lançamento, o Mapa da Cachaça falou com produtor Carlos Átila. O ex-ministro do Tribunal de Contas (TCU), proprietário do alambique instalado em Alexânia (GO), falou sobre o que o motivou nesta nova empreitada e a importância do produto na valorização da cachaça produzida na região Centro-Oeste.

Para Átila a aguardente branca mira consumidores especializados e apreciadores de caipirinha. Veja abaixo trechos da entrevista.

Como surgiu a ideia de lançar a cachaça branca?

Carlos Átila: A ideia de lançar a Cachaça doMinistro branca nasceu no Cacharitiba, um festiva que aconteceu em Curitiba. Tinha muita gente no Mercado Central, local onde o evento foi realizado, e a maioria das pessoas perguntava da cachaça branca. A partir daí, comecei a perceber que muita gente acha que o envelhecimento mascara um pouco a bebida.

Conte-nos mais como será essa primeira Cachaça doMinistro branca

CA: A Cachaça doMinistro branca tem 39% de teor alcoólico. Nós também não diluímos para reduzir o teor alcoólico. A cachaça é resultando da formação do composto das frações de coração destiladas entre maio e junho de 2015.

Usamos uma variedade de cana chamada SP791011, reproduzida e cultivada a partir de mudas adquiridas de fornecedor do município de Inhumas, Goiás. É uma cana muito bem adaptada ao clima e solo do Planalto Central. Para fermentação usamos pé de cuba de fubá de milho formado com leveduras autóctones e levedura CA-11 como reforço.

Depois da destilação deixamos a cachaça descansando em tonéis de inox. Neste primeiro lote fizemos 6 mil litros da cachaça.

cachaca do ministro carvalho

Cachaça doMinistro já possui versão que passa por madeiras como jequitibá e carvalho. Em 2016 lançam sua primeira branquinha

Existe uma previsão para lançamento da bebida no mercado?

CA: Estava aguardando o registro do produto no Ministério da Agricultura. O registro me foi concedido em novembro. Agora, estou terminando de fazer rótulo. Acredito que devo lançar em fevereiro, a tempo do Carnaval para o pessoal fazer uma boa caipirinha. Muita gente acha que fazendo com cachaça ordinária, a caipirinha por ter limão e açúcar melhora a qualidade da bebida, mas acontece o contrário. Caipirinha tem que ser feita com uma aguardente tão boa quanto a envelhecida. E esse é o meu objetivo.

E a faixa de preço do produto?

CA: O preço esta ser na faixa de trinta reais.

O senhor pode comentar a produção de cachaça  em Goiás?

CA: Goiás tem centenas de alambiques e uma grande diversidade de marcas de aguardente. Agora, montamos uma associação e estamos fazendo um convênio com o Sebrae. Nossa produção está no mercado, é expressiva, mas está mais voltada ao consumidor local. Nosso objetivo é mostrar que no estado temos excelentes cachaças. Aos poucos vamos atingir consumidores espalhados por todo Brasil e apreciadores de boas aguardentes em todo o mundo.

 

receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Rotulos de Cachaça
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários

  1. Sensacional o lançamento da branquinha, e é bem verdade que fazer caipirinha a cachaça branca tem que ser de boa qualidade.
    Sendo colecionador, possuo todos os rótulos de vocês bem como dois barris.
    Qualquer hora vou aí para adquirir um barril de umburana que da última vez que estive aí não tinha.
    Abraços e sucesso.