"Cachaça" de Jambu

  • Publicado 12 anos atrás

Jambu, também conhecido como agrião-do-pará, é uma erva típica da região Norte do Brasil e seu destilado é uma bebida de gosto bem inusitado.

Quase indescritível de tão diferente que é a sensação que esse destilado de jambu traz! Basta um gole pra sensação de dormência tomar conta dos lábios, lingua e céu da boca. Ao mesmo tempo vem um quê de salgado e refrescância.

Jambu (Acmella oleracea), também conhecida como agrião-do-pará é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará, do Amazonas, do Acre e de Rondônia.

O jambu é muito utilizado nas culinárias paraense, amazonense, rondoniense e acriana, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mozarela. Além do uso na gastronomia, o jambu também é tido como um remédio popular, com propriedades anestésicas, afrodisíacas, de ação antioxidante e fonte rica de Vitamina C.

Um dos efeitos mais interessantes da erva é a capacidade de anestesiar os lábios e a língua, graças à substância espilantol presente, tornando a experiência gastronômica algo especial. A medida que você mastiga as folhas, dependendo do grau de cozimento da mesma (quanto mais crua, mais intenso o efeito), começa a sentir o efeito de dormência e formigamento da boca.

Fizemos todo mundo aqui do escritório provar no nosso famoso happy hour de sexta-feira e chegamos a conclusão de que não é um sabor e sim uma sensação! Quem já provou?

É legal falar também que, pela lei, o destilado de jambu não pode ser considerado uma cachaça. É mais um exemplo de cachaças que não são cachaça, tecnicamente falando. Veja só, o que a lei diz sobre nosso destilado de cana:

Cachaça é:

“a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (…)”

As diferentes cachaças com jambu:

Conheça algumas marcas de cachaça com jambu e suas diferenças:

Meu Garoto, a origem da cachaça de jambu

A aguardente composta conhecida popularmente, mas de maneira equivocada, como “cachaça de jambu”  foi popularizada por Leodoro Porto, proprietário do boteco Meu Garoto, em Belém. Inspirado pelo pai e por suas cachaças misturadas com canela, cravinho, ibiriba e plantas amazônicas, Porto há muitos anos testa infusões com cachaça, e a com jambu é sua criação de maior sucesso.

A Meu Garoto foi a aguardente que popularizou a “cachaça de jambu”e ajudou a promover a bebida que treme por todo país, tornando-se um fenômeno que inspirou o surgimento de outras marcas. Com o sucesso, Leodoro agora investe na ampliação da sua linha de aguardentes compostas, utilizando outros ingredientes misturados com cachaça.

YouTube video

Jambuzera, orgânica e carvalho

A Jambuzera é uma cachaça com jambu produzida por Cadu Torres e Fernando Silva, dois jovens empreendedores de São Paulo. A dupla fez uma parceria com a destilaria da Weber Haus para a produção da aguardente.

A Jambureza apresenta alguns diferenciais: uso de uma cachaça destilada em alambiques de cobre e depois envelhecida em carvalho como base para a aguardente. Geralmente, aguardentes compostas e outras cachaças com jambu utilizam como base alcoólica cachaças puras, sem passar por madeira.

Outro diferencial importante da Jambuzera está no selo de produto orgânico conquistado em 2019, sendo atualmente a única cachaça com jambu que leva esse reconhecimento.

Jós, de Tapajós para o mundo

No Réveillon de 2017, em Alter do Chão no Pará, amigos empreendedores provarem pela primeira vez a cachaça de jambu e ficaram surpreendidos pelo efeito de adormecimento e formigamento na boca causados pela planta.

De volta a São Paulo, os empreendedores estavam decididos em criar sua própria marca. A cachaça de jambu Jós é produzida no interior de São Paulo, na cidade de São Pedro.

A cachaça é destilada em alambique de cobre e é produzida na Fazenda Morro Azul, em Mococa, local onde é destilada a marca de cachaça Casa do Engenho. Para a formulação da receita contaram com a colaboração da Dra. Aline Bortoletto da ESALQ – USP de Piracicaba – São Paulo.

As flores de jambu são adquiridas de produtores do Pará, local que inspirou a criação da marca e de onde surgiu a ideia de se produzir a Jós.

A versão de Jambu da Weber Haus

Jambu aguardente weber haus

A destilaria Weber Haus também tem sua própria versão da aguardente de jambu. Em Ivoti, no Rio Grande do Sul, produzem uma versão a 33 graus alcoólicos que além da planta amazônica, leva também canela e pimenta dedo de moça.

Essa versão da tradicional destilaria gaucha tem a dormência do jambu casada com a picância da pimenta e da canela.

Veja algumas receitas com jambu

Alguns clássicos e receitas originais inspiradas na aguardente que leva a planta da Amazônia. Confira abaixo alguns coquetéis que levam o tremor da cachaça de jambu:

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...