Cachaça Coqueiro Ouro ganha prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro 2015

Print Friendly, PDF & Email

2015 foi um ano e tanto para Destilaria Engenho d'Água, de Paraty (RJ). Um de seus produtos, a aguardente Coqueiro Ouro, ganhou o prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro, na categoria cachaça. O anúncio foi feito na última sexta-feira (4/12), no Palácio da Guanabara, sede do governo fluminense.

Família Mello, produtores de cachaça Coqueiro de Paraty - Rio de Janeiro

Família Mello, produtores de cachaça Coqueiro de Paraty – Rio de Janeiro

O prêmio, Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro, criado em 2013, valoriza a cultura carioca ao mapear e dar visibilidade a produção gastronômica do estado.  Em seu terceiro ano, teve como inspiração o livro “A Fisiologia do Gosto”, do gastrônomo francês Brillat-Savarin; e contou com 12 categorias, dentre elas: cafés, cervejas, conservas, doces, compotas e cachaça.

Antes de alcançar a vitória, a cachaça Coqueiro e os outros vencedores passaram por três etapas. Em junho, consultores divulgaram uma lista prévia de selecionados. Disponível na internet, o documento foi enriquecido por indicações do público e novas inscrições. Em julho, os finalistas foram anunciados. De agosto a outubro, ocorreu a votação popular pela internet e degustação para consultores.

Cachaca Coqueiro Ouro - Paraty-RJ

Cachaça Coqueiro Ouro, premiado no Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro de 2015

Uma cachaça com 75 anos de história

A cachaça Coqueiro Ouro é fabricada desde os anos 40. As técnicas utilizadas em sua produção remontam o século 18 e o período colonial. O negócio começou com José Mello e, hoje, é tocado por seu neto, Eduardo de Mello que uniu atualizou a sabedoria ancestral.

Com graduação alcoólica de 44%, é produzida em alambique, com fermento pé-de-cuba. O envelhecimento da bebida ocorre em barris de carvalho e dura três anos. A garrafa de 700 ml, custa, em média, de R$ 40 a R$ 60. É a primeira marca de cachaça no país com certificado de qualidade e excelência do Ministério da Agricultura.

A bebida possui site e página no Facebook. Possui postos de vendas em diversos estados, dentre eles: São Paulo, Rio de Janeiro,  Belo Horizonte e Brasília (acesse a lista completa).

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *