Sanhaçu

Freijó

Fabricante Cachaçaria Barreto Silva Ltda
Graduação alcoólica 40%
Média de preço R$20,00 a R$40,00
Tipo de fermento Pé-de-cuba
Produzida em Alambique
  • Não possui alimentação
  • Não possui hospedagem
  • Possui visitação
Ativa no mercado Sim
Estandardizada Não
Orgânica Sim
Passa por madeira Sim

Armazenada em freijó por 2 anos.

      • História

        cachaça Sanhaçu é produzida na propriedade da família Barreto Silva, em Chã Grande, na região da Zona da Mata de Pernambuco, a 15 km de Gravatá e 85 km de Recife. A família trabalha com agricultura orgânica desde 1993. A cachaça Sanhaçu possui o selo de produto orgânico, que garante que tudo é reaproveitado, praticamente sem desperdício. A cana cortada sem queima, o bagaço da cana serve como combustível para a caldeira, não se utiliza agrotóxicos e a água utilizada na diluição do caldo de cana vem de uma nascente. Uma grande curiosidade a respeito da produção da Sanhaçu é a de que a fermentação é realizada com produto natural e ao som de música clássica.

        O capricho continua também na embalagem, que conta com um belo rótulo que estampa um pássaro. Inclusive já escrevemos por aqui. Há também a opção de comprar uma bela caixa de madeira com xilogravuras de Silvio Borges, filho do famoso xilogravurista pernambucano J. Borges.

        A história da Sanhaçu começa lá pelos anos 90, quando o patriarca, Moacir, se aposentou da Marinha e quis fugir da cidade. Nessa época ele e sua mulher, Glória, compraram um sítio em Chã Grande, começaram a estudar agroflorestamento e se uniram a outros pequenos produtores orgânicos. O casal botou todo o conhecimento em prática e  fizeram o reflorestamento da terra do sítio com mata nativa e árvores frutíferas. Esse reflorestamento propiciou o ressurgimento de uma nascente de rio que estava praticamente seco.

        Anos mais tarde, o casal e os filhos Max, Oto e Elk tiveram vontade de investir em um produto orgânico não perecível. E foi assim que chegaram à cachaça e fizeram dela um empreendimento familiar. E como de costume, estudaram o mercado e foram a Minas Gerais para aprender mais sobre o processo de produção de cachaça, onde fizeram cursos com mestres alambiqueiros e no Centro de Tecnologia da Cachaça.

        A  Sanhaçu produz aproximadamente 20 mil litros de cachaça que ficam armazenados por 2 anos em tonéis de freijó, uma madeira da Amazônia que não transfere cor ao produto. Produz também 500 litros de Sanhaçu Carvalho, que envelhece em barris dessa madeira estrangeira.

         

      • Origem do nome

        O nome da cachaça se refere ao pássaro Sanhaçu. Sanhaçu ou sanhaço é o nome comum dado a seis espécies brasileiras de aves, de até 18 cm de tamanho. Têm em geral coloração verde ou azul-acinzentada, com manchas de cores variadas nas asas. Costumam reunir-se em bandos sobre as árvores frutíferas

        Com o reflorestamento da área onde o sítio se encontra e com o ressurgimento da flora a propriedade tornou-se um refúgio para o que ainda resta da fauna nativa.É possível ver com com freqüência animais como teju, sagüi, raposas, lebre e coelho do mato e diversas aves, dentre elas o sanhaçu.

    • Localização

      Endereço

      Cachaçaria Sanhaçu, Sítio Valdo, s/n Zona Rural, Chã Grande - PE, 55636-000

  • Nenhum estabelecimento foi encontrado

    Conhece algum estabelecimento que tem essa cachaça no cardápio? Conte pra gente!

  • Cachaçaria Barreto Silva Ltda

    Website oficial http://www.sanhacu.com.br
    Facebook https://www.facebook.com/sanhacu.organico
    Twitter http://twitter.com/sanhacu
    Telefone (81) 3537-1413
    Preencha este formulário para entrar em contato com o produtor dessa cachaça

    Caso você seja o produtor dessa cachaça, entre em contato conosco para atualizar as informações de contato

Sugestões estão sujeitas à análise

X
Envie mais informações