Cachaça Leblon – De Patos de Minas para o mundo

  • Publicado 4 anos atrás

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Desde 2005, a cachaça Leblon é produzida em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Minas Gerais. Conheça mais sobre a história dessa cachaça com influências francesas, americanas e brasileiras

Uma cachaça com nome de praia carioca, criada por um norte-americano em 2005 com produção supervisionada por um mineiro e outro francês e destilada em alambiques de cobre no interior de Minas Gerais já nasceu com vocação para ser global. Para adicionar mais um ingrediente nesse blend, em 2015 foi adquirida por uma gigante multinacional do destilados. Conheça mais sobre a história da cachaça Leblon.

A história da Cachaça Leblon

Se o nome Leblon tem o apelo internacional de um bairro famoso, chique e de fácil pronunciação em inglês ou francês, a produção da cachaça está bem longe das praias cariocas. É em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, onde estão instalados os alambiques de cobre da cachaça Leblon.

Desde 2005, a cidade foi escolhida para produzir os 350 mil litros por safra da bendita sob a supervisão de Carlos Oliveira, diretor de produção, e Gilles Merlet, master blender francês famoso pelos seus Cognacs. A experiência da dupla é fundamental para unir os ingredientes brasileiros com as técnicas de blendagem europeias. As cachaças da Leblon passam por barris de carvalho francês, mas também carregam os aromas, sabores e a tradição do terroir do interior de Minas Gerais.

Cortando cana no canavial da cachaça Leblon em Patos de Minas

Corte de cana manual e sem queima

Com uma comunicação arrojada e com foco no mercado exterior, a Leblon quer vender a cultura brasileira em uma dose de cachaça. As suas ações de marketing estão sempre associadas ao estilo de vida do povo brasileiro e ao consumo de caipirinha, um drinque já reconhecido internacionalmente. Entre as campanhas de maior destaque está a “Salve a Caipirinha”, uma iniciativa da marca para exaltar a mistura de limão, gelo, açúcar e cachaça – posto que vem sendo substituído por outros destilados. Capivodca, Caipisaque ou Caipiríssima estão roubando os holofotes do único coquetel brasileiro com presença na IBA (International Bartenders Association).

A visão estratégica é responsabilidade de outro estrangeiro e principal executivo da Leblon, o norte-americano Steve Luttmann. Apaixonado pelo Brasil, Luttmann construiu uma marca de cachaça do zero priorizando a qualidade e mostrando que uma bebida de difícil pronunciação, e até pouco tempo atrás conhecida nos EUA como Brazilian Rum, tem tudo para agradar os paladares mais exigentes.

Barril de carvalho francês

Barris de carvalho francês usados para envelhecer a cachaça Leblon

Cachaça Leblon e Signature Merlet

Se a garrafa comprida e enfeitada com cores verde limão mais parece uma garrafa de vodca premium do que uma cachaça mineira, a experiência de visitar o coração da Leblon em Patos de Minas nos mostra a essência brasileira por trás da marca.

A Leblon é uma marca que já nasceu global, mas que tem o desafio de traduzir a complexidade de um produto brasileiro centenário ainda pouco conhecido – e essa comunicação deve ser feita de gole em gole, devagarinho. O melhor exemplo para mostrar essa complexidade está na Maison Leblon Signature Merlet, segundo produto lançado pela marca.

A Signature Merlet é uma cachaça extra-premium leva a assinatura de Gilles Merlet e carrega os aromas e sabores típicos do carvalho francês, mas tem na superfície da garrafa a caligrafia de uma das funcionárias mais antigas da destilaria, a mineira Helen Cristina. A Leblon é um blend de talentos europeu, norte-americano e brasileiro.

Com a estratégia de focar no mercado exterior (maior parte de sua venda é enviada para os Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania), a cachaça pode ser encontrada em 35 países – uma garrafa da bebida aqui custa uma média de R$ 80.

Cachaça Leblon - Patos de Minas - MG

Cachaça Leblon e cachaça Signature Merlet, as duas passam por carvalho francês

Com o tempo e o sucesso das cachaças no Brasil e exterior, acredito que a Leblon poderá afrouxar ainda mais o nó da gravata e se fortalecer como uma bebida cada vez mais brasileira. O primeiro passo foi a criação de um licor de Açaí – e não me espantaria se nos próximos anos lançarem produtos que traduzam ainda mais essa brasilidade, usando madeiras nativas no processo de envelhecimento da aguardente e seguindo até mesmo a linha das engarrafadas, com infusões de ervas e raízes do cerrado.

Compra pela Bacardi em 2015

Em um mercado saturado com diversos rótulos de uísque, tequila, vodca, rum, a cachaça seria uma nova bebida para atiçar a curiosidade e o paladar de consumidores que buscam um destilado diferenciado. E talvez uma das grandes sacadas da Leblon foi reconhecer o potencial do destilado brasileiro para ocupar um lugar de destaque ao lado de outros grandes spirits.

Para coroar a estratégia traçada pela marca, em 2015, a Bacardi, uma das maiores empresas de destilados do mundo, anunciou a compra da Leblon. Em 2007, a gigante multinacional já detinha uma posição minoritária na empresa de Pato de Minas.

Análise do Sommelier

Leblon Signature Merlet

A Leblon Signature Merlet é um blend envelhecido de 2 a 3 anos em barricas novas de carvalho Limosin. A cachaça leva assinatura do francês Gilles Merlet, mestre de adega da Leblon e respeitável produtor de destilados e licores em Cognac, na França. 

A cor é âmbar intenso. As lágrimas são lentas e o rosário rápido. No nariz amêndoas, mel, baunilha e leve floral. Na boca, destaque para doce, com mel e caramelo. A cachaça é aveludada, refrescante e picante. De baixa acidez e forte amadeirado. Por influência do blend, nos remete a bons Cognac (Escola Crossing). O retrogosto é acima da média. Excelente para  tomar pura ou com pedras de gelo. Harmoniza com bolos de frutas ou especiarias. Uma curiosidade, nos EUA sua versão é menos alcoólica (40%) – preferimos o equilíbrio entre madeira e álcool da versão comercializada no Brasil.  

 

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