Artigos

Sistema soleira de envelhecimento

Print Friendly, PDF & Email

Conheça a técnica antiga de Soleira utilizada principalmente para envelhecer vinhos, e que agora começa a ser aplicada na produção de cachaça.

O envelhecimento da cachaça modifica sua qualidade química e sensorial, agregando cores, aromas e sabores diferenciados. São muitos os fatores que influenciam o resultado final, como a espécie da madeira, origem geográfica, processo de fabricação e capacidade dos barris, tempo de envelhecimento, temperatura, umidade e atmosfera do local de armazenamento. Mas não é somente a cachaça; uísques, conhaques, licores e vinhos são algumas das bebidas que tem o envelhecimento em madeira como uma das principais etapas de sua produção, que varia não apenas no tipo da madeira, como também no sistema de envelhecimento – como é o caso do sistema de soleira.

O que é o sistema de envelhecimento soleira?

O sistema de soleira, criado por espanhóis e portugueses para o envelhecimento dos vinhos Jerez e Porto, é uma prática que, a partir de algo como um revezamento entre barris, tem como um de seus principais intuitos o de garantir uniformidade às bebidas. A grande diferença é que a bebida não fica armazenada no mesmo barril durante todo o processo. Nele, um conjunto de barris de envelhecimento são empilhados, sendo que a bebida armazenada há mais tempo fique nos barris de baixo – daí o nome solera, em espanhol. De tempos em tempos (entre um e três anos), um volume da bebida do barril mais antigo, aquele mais próximo do solo, é engarrafado. A parte esvaziada é reposta com a bebida da camada de barris logo acima, e assim sucessivamente.

Sistema de Soleira do Rum Cartavio Solera 1929

Sistema de Soleira do Rum Cartavio Solera 1929

Como se faz a medição da idade ou safra da bebida envelhecida em soleira?

No caso dos vinhos, aqueles envelhecidos pelo método soleira não podem ser safrados. Entretanto, alguns produtores utilizam o tempo que a bebida demorou para ir do primeiro ao último nível da soleira como tempo de envelhecimento. Porém, na média, o produto final pode conter partes com até 100 anos, pois, como os barris nunca são completamente drenados, sempre possuem traços de safras anteriores, ainda que em baixos níveis.

Vantagens e desvantagens do sistema

A principal vantagem é que este sistema garante a uniformidade no sabor da bebida, em função de variações entre as safras. Já a grande desvantagem é que é um processo caro, pois são necessários vários barris, bastante espaço e a manutenção constante.

Sistema soleira de envelhecimento e a cachaça

O sistema de soleira começou a ser utilizado há pouco aqui no Brasil para o envelhecimento de cachaça. São três as que utilizam a técnica em sua produção: a Santo Grau Pedro Ximenes e Santo Grau 5 Botas, que utilizam barris que passar por envelhecimento de vinho Jerez, e a Magnífica Soleira, que usa barris de carvalho comuns.

Sistema de Solera da Cachaça Santo Grau 5 Botas. São 10 barris de carvalho.

Sistema de Solera da Cachaça Santo Grau 5 Botas. São 10 barris de carvalho.

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários

  1. Pingback: O que preciso saber para dominar a técnica de envelhecimento de cachaça? | Cachaça Gestor