Artigos

Rótulo da Cachaça Tabaroa

Print Friendly, PDF & Email

O rótulo da cachaça Tabaroa de Bichinho - MG é impresso em papel reciclado de bagaço de cana de açúcar.

Projeto: Identidade visual e rótulo para cachaça Tabaroa

Bichinho – Minas Gerais

Ano de criação: 1987

Designer: Marcos Mendonça, Belo Horizonte, MG

Técnica de ilustração: ilustração digital

Técnica de impressão: Offset sobre papel artesanal


Rótulo da Cachaça Tabaroa - papel artesanal

A palavra tabaroa significa mulher matuta, caipira, jeca, da roça, simplória ou ingênua. A cachaça Tabaroa é assim: simples, elegante e de muita qualidade. A pequena tiragem, de apenas 2000 litros por safra, foi uma escolha do produtor Alexandre Teixeira Figueiredo. Em dado momento, ele teve que optar por crescer e industrializar a produção ou continuar pequeno e gerar valor através de primorosa produção que demanda acompanhamento de perto. Para nossa sorte optou pela segunda possibilidade, produzindo uma bebida de excelente qualidade.

Para aprimorar a produção o produtor instalou-se em Bichinho, distrito de Prados, a 8 quilômetros de Tiradentes – MG. Com uma grande tradição cultural, o lugar é cheio de lojinhas de artesanato local, restaurantes e uma paisagem inspiradora.

Segundo Alexandre, a Tabaroa foi a primeira cachaça artesanal a contratar um profissional especializado para desenvolver seu rótulo e sua garrafa.  Alexandre tentou apresentar uma garrafa de personalidade própria, mas a indústria de vidro nacional não favorece quem trabalha com pequena tiragem. Acabou optando por uma garrafa standard, igual às garrafas de cerveja, muito utilizada no mercado de cachaça de alambique.

O designer responsável pelo rótulo foi Marcos Mendonça, carioca criado em Itabirito, MG. A amizade com o  grande artista plástico polonês Frans Krajberg trouxe para Marcos a oportunidade de trabalhar na França, na Alain Carré Design Etudes. Morou dois anos em Paris no apartamento de Krajberg. Lá desenhou dezenas de garrafas de bebidas, como a garrafa do conhaque Remy Martin, de 1979. Designer experiente, Marcos é criador do design original da garrafa oficial da cachaça mineira e do logo da AMPAQ (Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade), orgão controlador da qualidade do produto em Minas Gerais.

São também de sua autoria os rótulos das cachaças Vale Verde e Minha Deusa, ambos com design já alterado. Desenhou também a embalagem da Rapadurinha, de muito sucesso em todo o mercado nacional, outro produto ligado ao universo da cana-de-açúcar.

Caixa de Rapadura

O desenho principal no rótulo tem a linguagem das ilustrações em estilo litográfico dos antigos  livros de histórias. Este representa a própria tabaroa, a mulher da roça. A tipografia é manuscrita, lembrando a escrita de uma mulher. Na parte inferior, como adorno, está uma barra de renda que cria intencionalmente algo feminino e clássico com inspiração nos rótulos de vinhos franceses. A textura do papel rústico traz a composição para o Brasil, para o contexto da cachaça. E na opinião do designer, é isto que completa o conceito.

O grande diferencial do rótulo é o papel reciclado de bagaço de cana de açúcar. A Tabaroa produz, na Fazenda Mundo Novo, o próprio papel para imprimir o rótulo. Utiliza o bagaço da cana e um pouco de apara de papel – as sobras de papel que restam nas gráficas. No início o método de impressão era tipografia – antigos bureaus de impressão onde o maquinário é acionado manualmente -, pois a rusticidade do papel não permitia a impressão em gráficas. Mas, com o passar do tempo, o processo de fabricação do papel foi se aperfeiçoando, resultando em um material de muita qualidade e compatível com o moderno processo de impressão off set, mantendo as charmosas falhas que o papel ocasiona.

Foi importante insistir na ideia e aperfeiçoar a impressão no papel reciclado. A combinação do papel com a impressão lembra o estilo tradicional dos rótulos antigos e faz do design da Tabaroa um dos mais elegantes do mercado.

rótulo da cachaça Tabaroa para o Design e Cachaça

Foto da Cachaça Tabaroa por Renato Stockler

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Mariana Jorge

Mariana Jorge

Mariana Jorge é uma designer apaixonada pelo universo da cachaça. Ela é formada pela Faap e mestra em design e arquitetura pela FAU/USP. É sócia e dirige a área de branding e identidade visual da F.I.BRA.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

2 comentários

  1. Parabéns Mariana!
    Seus textos são ótimos, além de resgatar aspectos históricos da cachaça sobre a qual vocês está comentando, traz detalhes técnicos muito interessantes e faz com que eu passe a olhar para as garrafas de uma outra maneira.