Rótulo da Cachaça Maria Izabel

  • Publicado 9 meses atrás

Apresentando:

Projeto: Rótulo para cachaça Maria Izabel,  branca e envelhecida

Ano de criação: 2004

Designer: Jeff Fisher, EUA

Técnica de ilustração: tinta acrílica

Técnica de impressão: Offset em 4 cores com faca especial

Garrafa cachaça Maria Izabel

Posso dizer que foi com a Maria Izabel – a bebida – que aprendi a gostar de cachaça. A Maria Izabel e o jequitibá. Para mim, é a perfeição: a madeira, por ser de baixa densidade, permite uma perda menor de álcool, mantendo o sabor e coloração originais da bebida, resultando em uma cachaça pura e muito suave. Mas isso é assunto para os especialistas em cachaça e eu sou especialista em design; uma designer apreciadora de cachaça e apaixonada pela Maria Izabel: a bebida, seu rótulo e todo seu contexto.

É curioso que coincida o apreço pela cachaça e pelo design do rótulo. Fascinantes são as histórias por trás destes dois lados do mesmo objeto:  histórias de sonhos, liberdade e autenticidade.

Em uma visita do Mapa da Cachaça ao sítio Santo Antonio, onde as Cachaças Maria Izabel Jequitibá e cachaça Maria Izabel Carvalho são produzidas, foi registrado um bonito relato sobre a origem do rótulo da Cachaça Maria Izabel:

YouTube video

O rótulo da bebida foi um presente de Liz Calder, produtora da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que contratou o ilustrador  americano Jeff Fisher, autor de várias capas de livros, como os das série Harry Potter. Jeff esteve em Paraty muitas vezes a convite da amiga. Conheceu o lugar e a personagem, se inspirando neles para sua criação.

O rótulo expressa ao mesmo tempo a simplicidade e a exuberância, a autenticidade e a delicadeza em extrema harmonia. A tipografia é autoral, elemento característico e recorrente do trabalho do ilustrador; o Tipo de estilo serifado, conota tradição em contraponto com o despojamento do traço; a peça gráfica é toda adornada com uma moldura orgânica e rebuscada que lembra o estilo art nouveau, que tem como características em comum com o rótulo: a temática de plantas e animais, o rebuscado que vem do Rococó.

art noveau
Rótulo da Loção Edista e Poster de La Dame aux Camelies de 1896

Em comum com o universo da cachaça: a utilização da técnica de impressão litográfica colorida , que foi amplamente utilizada no Brasil em rótulos dos mais diversos produtos e, é claro, em rótulos de cachaça.

A temática se pauta em elementos da natureza, da feminilidade e da cidade de Paraty. Assim, a ilustração revela a figura de mulher-entidade que parece flutuar espalhando-se em um cenário onírico de palmeiras e animais. A figura feminina, de curvas generosas, tem os braços abertos e em uma das mãos segura um cálice e no outro um ramo de cana.

rótulo cachaça Maria Izabel

A cena, segundo a própria Maria Izabel conta no vídeo acima, é a ilustração de um sonho que teve e que Jeff só tomou conhecimento depois de ter entregue o projeto!

O que vemos no rótulo da cachaça Maria Izabel é o casamento perfeito entre o vintage e o contemporâneo, uma tradução quase literal do imaginário da proprietária: Maria Izabel, uma mulher que transformou-se em mito e que vive uma vida livre, descalça , em um lugar mágico e de sonhos. Materializada no rótulo através do traço autoral e da sensibilidade do ilustrador americano.

Jeff Fisher

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...