Artigos

Qual a diferença entre cachaça e aguardente?

Print Friendly

O Mapa da Cachaça explica as diferenças entre Cachaça e Aguardente.

A cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar com graduação alcoólica de 38% a 48%, a 20 graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Caso não se enquadre nessa definição, a bebida não pode ser comercializada como cachaça e receberá a denominação de aguardente de cana. Por exemplo, um destilado de cana com graduação alcoólica de 50% só pode ser chamado de aguardente de cana-de-açúcar. Ou seja, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

Não podemos também chamar de cachaça outros destilados não providos da cana. Um destilado de caju é um aguardente de caju e não uma cachaça de caju. E ao adicionarmos ervas e/ou especiarias na cachaça, não é possível comercializa-la como cachaça, mas sim como uma aguardente composta.

Vale lembrar também que a cachaça pode ser chamada popularmente por diversos apelidos carinhosos, como água-que-passarinho-não-bebe, bafo-de-tigre, danadinha, marvada, talagada, e muitos outros sinônimos.

Nesses dois vídeos, Leandro Batista – o Sommelier de Cachaça, elucida mais detalhes sobre as diferenças entre cachaça e aguardente.

Foto em Destaque: Eduardo Rodrigues

receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Rotulos de Cachaça
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

32 comentários

  1. Pingback: Cachaça oui, aguardente non ! | 

  2. Tenho em mão uma garrafa do RHUM DAMOISEAU, de Guadalupe (Antilhas – América Central), cujo rótulo especifica que se trata de “distilado alcoólico simples de cana de açúcar, com a graduação de 40%”.

    Então é cachaça?

    • Excelente pergunta Messias. A diferença é que a cachaça (na teoria) deve ser feita do destilado do mosto fermentado da garapa – dessa forma, a cachaça só pode ser feita na época da safra da cana, quando a garapa é extraída e o caldo está fresco. O rum é feito do melado que é um liquido escuro extraído da cana que pode ser conservado e, por isso, pode ser fermentando e destilado em qualquer época do ano. Essa seria a maior diferença entre rum e cachaça. Mas vou te confessar que já vi cachaça feita de melado e deve ter rum a partir da garapa…

      • Olá!
        Eu faço aguardente do caldo de cana. A cana é passada na moenda e sai o caldo que é fermentado e depois destilado no alambique. Nunca vi nenhum caldo preto saindo da cana moída. Acho que o Sr quis dizer que o caldo da cana pode ser coado, fervido e ao se retirar a espuma ele vai engrossando e formando o melado que pode ser mais fino ou mais engrossado, até formar a rapadura depois de esfriado.

  3. O Rhum Damoiseau, assim como vários outros, é feito de mosto fermentado do caldo de cana, assim como a cachaça. Como sabemos, há runs feitos de melaço, de mistura de melaço e espumas, de açúcar, de melado, de caldo de cana fermentado e mistura de dois ou mais dessses com ou sem adição de especiarias, envelhecidos ou não.

    Onde quero chegar é que, de maneira inteligente, os produtores de distilados derivados de cana de açúcar dão o nome genérico de rum a todos eles e deixa para o consumidor a opção de consumir o que mais lhe agradar. Nós, os brasileiros, ao invés de aproveitar esta brecha e comercializar mundialmente o rum brasileiro, o que na verdade a cachaça é, entramos em uma briga sem fim para impor internacionalmente o nome CACHAÇA.

  4. Muito embora essa discussão não vá levar a nada, chamar cachaça de rum brasileiro só vai nos levar à vala comum de outros destilados. Por exemplo, se produz vodka no mundo inteiro, isso acaba por desvalorizar a verdadeora, produzida em seu país de origem.
    Cachaça é cachaça. Rum é rum e vamos levando essa briga adiante.
    E parabéns ao Messias pelo livro. Muito bom, e instigante!

  5. Salada de frutas.
    CACHAÇA é uma coisa; AGUARDENTE DE CANA e outra coisa. Parto do pressuposto que o autor aqui tenta dissertar sobre a bebida alcoólica genuinamente brasileira.
    CACHAÇA é o destilado fermentado que tenha origem no AÇÚCAR DE CANA ou nos seus derivados: melaço, rapadura, etc. É a inversão química do processo da fabricação do açúcar. Grosso modo, dilui-se o açúcar, ou melaço, ou rapadura moída, mistura-se com água e fermenta-se. A partir daí, num alambique, produz-se a CACHAÇA.
    AGUARDENTE DE CANA é simplesmente o destilado que se origina a partir da fermentação da GARAPA DA CANA (ou o caldo da cana). Ponto final.
    Qualquer dúvida consultar o site do INMETRO:
    http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/cachaca.asp

    Abraço

    Frank Santos

    Obs. produzo cachaça e aguardente há 50 anos. Vendo para 30 paises.

    • Então o Sr. deve estar envelhecido há quase 100 anos..se produz a 50 anos! Menos arrogância seria bom. Ponto final!

    • Tudo é aguardente, só que a aguardente cujo teor alcoólico máximo é 48ºGL é chamada de “CACHAÇA”. Ou seja, toda cachaça é aguardente, mas nem toda aguardente cachaça.

  6. Se você é apaixonado por cachaça , Visitem-nos!!! Iremos surpreender vocês.
    Vejam o nosso site e marque uma visita em nossas instalações , lá vocês verão todo o nosso processo produtivo e com produzir uma cachaça de qualidade pensando sempre em higiene e qualidade.
    Aguardo vocês,
    Evandro A. Cirineu

  7. Adorei o site. Me ajudou muito em um trabalho da escola… Mas gostaria de fazer uma pergunta. Qual o nome e a diferença dos principais tipos de vinho tinto?

  8. Você fala que não é cachaça e no final do vídeo você chama a Rainha de “Cachaça de Cabra-Macho”?! agora não entendi nada!

  9. Onde posso encontrar, no Recife-PE, a aguardente de cana “Serra Grande”? Desde já agradeço a informação.

  10. Maravilha !! ….varias informações importantes sobre a cachaça !!..estou aprendendo com vcs !! …vou ficar “craque” na obtenção da legitima cachaça !!! Parabéns !!

    AbraÇos

    Wellington

  11. Existe alguma maneira fácil e precisa para determinar o teor alcoolico de um destilado de cana de açucar??

  12. Uma coisa que eu queria muito saber é qual a diferença entre a cachaça e a Vodka. Procurei em varios lugares e não acho!

    • ils croient que les ouvriers sont uniquement ceux qui travaillent dans les ateliers de Renault ou Lejaby. j’ai travaillé dans une usine métallurgique, énorme bureau de compta (pas d&qnauo;isformqtirue à l’époque), les filles étaient filles d’ouvriers, mais elles étaient dans un bureau pas un atelier.

  13. Comecei a compra aguardentes deste ano de 1980, optei por cachaças do nordeste,gostaria de saber quantos tipos de cachaças sao produzidas em pernambuco atualmente, aproveitando a oportunidade gostaria de me relacionar com colecionadores do estado em que resido, para eventual permuta. Resido em Gravata-Pe telefone para contato. (81) 97272221.

  14. vejo falarem muito dessa cachaça D dil e espero degustala a qualauer momento quando eu for a Paraiba agora de curiosidade infome se vende a vulça ou seja eu quero 300 litros quero pegar na bobona tem como vcs informar preço a cada litro ou eu trazer em garrafa pet de 2litros no caso 300 litro quero vender na minha venda aqui no rio

  15. Seria viável aplicar o controle Fuzzy na produção de cachaça, como é feito na obtenção do Vinho do Porto, que é uma aguardente de uva?

  16. Parabéns pelo poste :)))… mas uma dúvida: “toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça”…??? Se a cachaça é só de cana-de-açúcar não é correto citar “toda cachaça…” (apesar de ter entendido a brincadeira). Didaticamente soaria melhor: “tudo é aguardente, mas nem tudo é cachaça”.

    • As aguardentes podem ser de várias matérias-primas: cana, batata, uva, etc… por isso, a cachaça é uma aguardente de cana. Mas nem toda aguardente ou aguardente de cana é cachaça. Ex: Rum, aguardente de cana. Valeu pela visita, Neto! abraços

  17. É extranha sensação da cachaça de jambu.
    Gostaria de saber se existem drinques feitos com esta cachaça e as receitas correspondentes. Agradeço a ajuda que puderem dar.