Amburana.com, loja da cachaça de alambique

Artigos

Evandro Weber fala sobre a cachaça que leva seu sobrenome e perspectivas para 2016

Print Friendly

Diretor da marca de cachaça Weber Haus fala sobre a estrutura da empresa, faz saldo de 2015 e comenta situação crítica em 2016

A quase 50 km de Porto Alegre, está o município de Ivoti. A cidade de aproximadamente 20 mil habitantes abriga fábrica da Cachaça Weber Haus. A marca, especializada em cachaça e licores, é uma das mais importantes marcas de cachaça de alambique do Brasil.

Cachaça Weber Haus - Ivoti - RS

Visitamos o alambique da cachaça Weber Haus em Ivoti no Rio Grande do Sul

Evandro Weber, diretor da marca, falou com o Mapa da Cachaça e nos contou mais sobre a tradição dessa família de imigrantes alemães que produzem o mais brasileiro dos destilados. O bate-papo começou com um dos pilares da empresa: a estrutura familiar. O avó de Evandro está no começo da história. Ele começou a produzir cachaça utilizando o método para produção de Schnapps, bebida alemã feita a partir da batata inglesa.

O pai de Evandro tomou gosto pela produção. Em 1948, oficializou a bebida. Chamou-a de cachaça Primavera. Em 2001, Evandro assumiu os negócios e mudou o nome da marca. A transformou em Weber Haus. Entre uma troca de nome e outra, o que ficou foi a participação da família no negócio.

Cachaça Weber Haus - Ivoti - RS

Primavera, a primeira cachaça da família Weber

Cachaça Weber Haus - Ivoti - RS

Linha das cachaças Weber Haus

Hoje, eles estão em seis cargos, dentre eles: direção administrativa, mestre alambiqueiro e conselho consultivo. Ao todo, a empresa possui 22 funcionários, um número expressivo para um alambique artesanal.

Ainda no tema história, Evandro contou o que mudou e o que permaneceu na estrutura do alambique: “ A moagem é feita do mesmo jeito, mas mantivemos as máquinas. A lubrificação foi automatizada e alimentação de cana ainda é manual”. “Os fermentadores passaram de madeira para inox e o alambique de fornalha para vapor. No engarrafamento, a gente só usava garrafa de cerveja, agora temos garrafas exclusivas”, completou.

Saldo de 2015 e os planos para 2016

Apesar da crise econômica e política, o ano que passou não foi ruim para Weber Haus.  Evandro conta que a empresa cresceu 38%. Mais de um terço da produção foi exportada. Itália, Estados Unidos, Japão foram os maiores clientes internacionais da cachaça gaúcha.

Quando fala dos planos para este ano, usa uma metáfora para falar do aumento de impostos sobre bebidas quentes: “Estamos mortos. Sendo velados para ser enterrados daqui a pouco”. Segue: “Os pequenos vão fechar as portas se não houver uma mudança (na tributação), ou, muitos vão retornar à ilegalidade”.

“Nossa esperança é abrir uma negociação com o Senado”, conta. No Rio Grande do Sul, ele afirma a situação é delicada. A alíquota do ICMS também aumentou, foi de 17% para 20%. “Ainda bem que a gente está exportando. Continuamos a produzir, mas estamos fazendo estoque”, finaliza.

Além da cachaça Weber Haus, Evandro administra mais duas marcas a Cachaça Velho Pescador e Cachaça 30 Luas. Além de produzir um lote especial para a Cachaça Yaguara.

Rotulos de Cachaça
receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários

  1. A cachaça, bebida genuinamente nacional, deveria ser tratada e taxada de forma diferenciada. Uma vez que sua produção é realizada por pequenos alambiques em empresas familiares o tratamento deveria ser o mesmo, ou similar, ao da agricultura familiar.
    Itamar Franco, enquanto governador mineiro, fez muito pela divulgação, promoção e produção da “Bendita Marvada”. Talvez, seja este um norte a ser seguido.
    Há que se encontrar uma diretriz fiscal para suportar e incentivar a manutenção e o crescimento deste patrimônio material e cultural.

    Francisco Oswaldo Machado.