Artigos

Cataia – A Cachaça Caiçara

Print Friendly

Já bebeu Cataia, o uísque caiçara? É uma mistura de cachaça com folhas da cataia, uma planta com muitos atributos medicinais - inclusive impotência sexual!

Para chamarmos um destilado de cachaça ele deve ser: brasileiro, originado da cana, ter graduação alcoólica entre 38° e 48° e não ter adição de ervas ou especiarias. Para saber mais veja no post afinal, o que é cachaça? ou aprenda mais com o especialista Leandro Batista no vídeo abaixo:

Mas, no popular, acabamos chamando de cachaça outras bebidas que não se enquadram na classificação oficial. É o caso da Cataia, a Cachaça Caiçara (também chamada de uísque caiçara)

Cataia - Cachaça Caiçara

Cataia é uma bebida originada da mistura de cachaça com folhas da cataia, uma planta com atributos medicinais, usada para tratar azia e má digestão, cicatrizar feridas e curar a importência sexual. Remédio bom esse! Mas essas aplicações ainda estão em estudo, o que se sabe é que a cataia é rica em eugenol, uma substância antiséptica e anestésica muito usada na fabricação de pastas de dente.

A bebida é muito popular no norte do litoral paranaense e sul de São Paulo. Dizem que a bebida se originou em 1985, quando Rubens Muniz, dono de pousada e restaurante na Barra do Ararapira, uma pequena comunidade de pescadores próxima à Ilha do Cardoso – São Paulo, teve a ideia de misturar cataia e cachaça na mesma garrafa.

O nome cataia em tupi-guarani significa “folha que queima” e também pode ser chamada de: acataia, pimenta-d’água (Pernambuco), capiçoba (Alagoas), capetiçoba, erva-de-bicho, pimenta-do-brejo, Pimenta pseudocaryophyllus (nome científico).

A bebida depois de pronta tem teor alcoólico variando entre 20% e 40% e sua infusão na cachaça é capaz de transformar a pinga em um líquido de cor amarelada e gosto muito agradável.

foto: Roberta Carneiro

receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Rotulos de Cachaça
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

19 comentários

    • Vi, no dia 23 p.p. Na conveniência conhecida como ” cabeça da anta” na serra que liga Tapirai SP a Juquiá.Ao ´preço de R$ 20,00 a garrafa.

    • A cataia poderá ser encontrada mesmo na Cabeça da Anta, localizada na serra Juquiá/Tapirai, e também na Bica do Leão localizada no Km 198 da mesma rodovia, SP-79.

      • Tenho Cataia para vender atualmente tenho 300 L prontas se alguem interessar…..10.00 o litro..13 38544647…

  1. Caros Amigos, sou da capital São Paulo, e estou procurando feito louco a folha de cataia, para fins medicinais.
    Como sera que eu consigo, ao menos 1/2 kilo, obrigado pela ajuda, abs

    • Amigo Hugo, moro em Matinhos (litoral do Paraná), tenho um amigo que tem bar., o mesmo sempre tem Cataia, para preparo do Whiski Caiçara, em seu Bar., se vc quiser posso ver c/ele., se consegue um pouco pra vc., a mesma vem embalada direta da Ilha do mel., local que tem esta erva., aqui no litoral., meu email ([email protected])

    • Prezados, Boa tarde!

      A Cataia eu conheci em Cananéia, próxima a ilha comprida, lá tem muita desta planta e a bebiba já ponta para venda.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço,

      Vitor machado

  2. Uma delícia gosto apurado sem divisões de sabor .sabor impar muito apurado fica numa textura excelente parabéns.

  3. eu faço cachaça. com vários ingredientes q vão da fermentação ao licôr, e onde possa apreciar sem fazer careta.
    as cachaças ruins quando vc toma um gole torce o estomago, e faz aquela careta. mas vamos tomar com moderação. se beber não dirige, se dirigir não beba, e se for beber me convide.

  4. estivemos eu e minha esposa e meus cunhados na ilha comprida e la provamos a cachaça com cataia muito boa e compramos uma garrafa e a degustamos no dia seguinte muito boa