Caipirinha é o melhor drinque para mundializar a cachaça? Clássicos como Rabo de Galo podem ajudar

  • Publicado 7 anos atrás

Gelo, limão, cachaça e açúcar. A receita da Caipirinha parece simples, mas para entornar o caldo é preciso muito pouco. O Rabo de Galo pode ser a solução.

rabo de galo_mapadacachaca

Rabo de Galo, uma estratégia para levar a cachaça para bares de todo o mundo.

A caipirinha não é a melhor forma de internacionalizar a cachaça?

Fazer Caipirinha não é algo tão simples como as pessoas pensam. O limão taiti é bastante acessível no Brasil e em países tropicais, mas encontrar um mero limãozinho no Hemisfério Norte pode ser tarefa difícil e cara. E quando a fruta está disponível, para azedar a bebida basta macerar demais a casca. Causar uma ressaca dos infernos então, nem precisa de muito, apenas a cachaça errada e muito açúcar para disfarçar. Em compensação, o Rabo de Galo tem um potencial de replicação muito maior. Partindo de uma receita 1 para 1, quando cachaça e vermute entram na mesma proporção, as variáveis que conduzem ao erro são muito menores.

O Rabo de Galo pode ser a solução?

O Rabo de Galo além de ter uma receita relativamente simples tem seus ingredientes disponíveis em qualquer lugar do mundo – gelo, bitter, uma boa cachaça e um bom vermute são ingredientes que podem ser encontrados nas principais capitais mundiais. E quem acha que o coquetel tem menos cultura do que a Caipirinha está muito equivocado. O Rabo de Galo é típico dos botequins e pés-sujos há muito tempo. Surgiu junto à imigração italiana em São Paulo, de uma necessidade de se aproveitar a cachaça, desde sempre a bebida mais barata dos balcões, junto ao vermute que começava a chegar via Cinzano.

Dos pés-sujos a uma dita alta coquetelaria.

O Rabo de Galo sempre foi marginalizado, era coisa de pé-sujo. Então, por meio de um movimento de orgulho e valorização das nossas tradições, os bartenders começaram a conquistar mais autonomia para afinar as cartas de drinques. Eles começaram a colocar ideias mais autorais na pauta do dia. Agora, que o Rabo de Galo já está em várias cartas, o cliente já olha pro coquetel de cachaça e vermute e começa a entender o que seria uma coquetelaria brasileira. O bartender começou a reproduzir a receita utilizando mais técnica, como servir na temperatura correta com gelo cristal e outras guarnições que enaltecem a bebida.

 

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...